Antes de tudo quero dizer que se você acha que você não é uma pessoa capaz de diferenciar a realidade da ficção e é facilmente influenciado pelo o que vê então nem leia o que vou escrever aqui porque essa matéria não é para você, obedeça seus pais e pare de jogar video games, principalmente os violentos, também não assista filmes, novelas e séries.
Uma coisa que sem duvidas a mídia adora abusar é o sensacionalismo de que tudo é culpa dos video games e que sempre que esses loucos aparecem e matam geral é porque jogou GTA. No entanto é comum que a briga simplesmente role solta em casa sem ninguém se esforçar nem ao menos um pouco para entender o lado do outro, ou seja os pais acusam os filhos de cometer um "ato obsceno" como jogar video game e os filhos acusam os pais de serem "burros demais" para conseguer entender que não são assassinos só por jogar. Na maioria das vezes isso só termina em irritação para os dois lados e com o tempo tudo volta ao normal, ao menos até surgir uma nova reportagem. Mas por que não tentar dar um fim em tudo isso de uma vez?
É normal que nós gamers crucifiquemos a mídia por falar mal de video games, lógico afinal ela está falando mal do nosso divertimento, por que não iríamos nos incomodar? No entanto temos que também que entender o motivo disso. Nós vivemos em um mundo capitalista onde o importante é lucrar mais e mais e as emissoras transmitem o que sabem que vai gerar dinheiro para ela. Então temos que parar nos enganar achando que quando aparece uma matéria falando bem de video games significa que a emissora seja boazinha, ela segue as tendências então se a emissora percebe que há um publico interessado que gosta daquilo, vale a pena falar bem, já se o publico que prefere falar mal é mais interessante para ela, então é ele que ela vai atingir. As matérias em geral são feitas para "o povão" pois essa é a parte da população que realmente vai gerar lucro. Para o publico alvo, tudo que passa na televisão é verdade, afinal é a televisão então por que falariam uma mentira? Afinal é algo sério demais. Mas claro, isso não é verdade, como falei, a TV ta aí para lucrar e as emissoras sabem que tudo que ela falar, a maioria do publico vai engolir e tomar como verdade absoluta, principalmente por saber que a maioria será ignorante quanto ao assunto então por isso irá simplesmente acreditar, não vai fazer nenhuma pesquisa nem nada, o que passar na TV é lei. Isso não serve apenas quanto a video game, existem milhares de assuntos que não dominamos e que passam na TV. Então no caso quando se tem um video game em jogo fica mais legal para dar mais drama a matéria pois uma quantidade gigantesca de jovens jogam video games. Então falar para os pais "Vejam, o assassino matou as crianças" vai fazer os pais dizerem "Nossa, que horror" e pronto, agora se você fala "Vejam, o assassino matou as crianças SÓ PORQUE JOGOU VIDEO GAME!" já vai fazer os pais pensarem "Caramba! O video game faz isso com quem joga? E meu filho joga video game, eu não quero que isso aconteça com ele!". A matéria já toma outro rumo, já vira algo pessoal, mexe com a pessoa e faz ela querer saber mais do assunto e assistir mais daquilo, não é algo passageiro, é um verdadeiro drama familiar. É disso que as emissoras precisam, de algo que mexa com as pessoas e as faça querer mais daquilo. Não estou falando que não devamos reclamar, lógico que sim mas estou dizendo o motivo delas agirem assim para entendermos de vez que não existe realmente a emissora boazinha e a malvada, só existe uma coisa, DINHEIRO! Ò_Ò! Claro que há aquelas que às vezes surpreendem e que também existem matérias realmente imparciais, mas no mundo capistalista o negócio é lucrar mais.
Grande parte dos pais quando vêem a notícia na televisão, absorvem aquilo de forma pura, não questionam de maneira alguma, isso porque sabem que jornal é coisa séria e acreditam que todo o conteúdo que é exibido foi feito por verdadeiros especialistas na área, nem imaginam que muitas matérias só saem catando uma coisinha ou outra e no final montam algo que seja atraente. Muitas vezes até mesmo os jornalistas nem se tocam que estão sendo incompetentes e passando notícias falsas e nem ao menos ligam. Por exemplo o jornalista que escreveu que o objetivo de GTA é matar mulheres, crianças e velhos. Muito conveniente ele não citar matar homens adultos não é? Ele citou exatamente matar crianças que é algo chocante, matar mulheres que são "indefesas" e matar velhos que teoricamente são dóceis e frágeis. Mesmo em GTA não tendo crianças e nem o objetivo ser esse. O cara deve ter simplesmente assistido algum video e visto o jogador matando alguns personagens dai ele ja deduziu que entendeu todo o jogo e que o objetivo era aquele e foi correndo escrever sobre. O que poderia acontecer afinal? Só crianças jogam video game, elas iriam fazer o que? Jogar pirulito nele? Não, as crianças nem iriam ler a matéria dele, só os pais, por isso nada a temer. Ao menos deve ter sido o que o jornalista pensou e acredito que se arrependeu feio em cometer esse erro eachar que um publico gamer não existia porque foi massacarado com twittadas indignadas e com certeza o jornal deve ter recebido muitos emails reclamando da incompetência, então o "frágil publico de crianças" acabou não se mostrando ser tão infantil assim. Mas e os pais que leram aquilo? E as pessoas que não tem ligação alguma com publico gamer? Simplesmente engoliram, pegaram aquilo como verdade absoluta e pronto, acabou, ficarão com esse pensamento mesmo, às vezes por uma vida inteira. Isso é uma pena mas é a verdade e muitos pais ao verem vão direto em seus filhos e começam a reclamar que não querem que eles joguem mais, pois se tornarão lunaticos já que a TV disse isso e os filhos sem paciência já começam a xingar e falar que os pais não entendem nada, o ambiente fica pesado e os dois lados ficam irritados afinal os dois lados estão certos, os filhos sabem que aquilo não tem nada a ver, e os pais sabem que aquilo tem tudo a ver porque passou na TV.
Mas então o que fazer quanto a isso? Afinal é inevitável que a televisão passe notícias do tipo pois eles querem lucrar, é realmente difícil sair uma notícia totalmente imparcial quanto ao assunto. Bom, o negócio é não perder a paciência, muitas vezes estamos tão acostumados com uma pessoa que já conhecemos muito do jeito dela e por isso às vezes nem pensamos que podemos só conversar sobre aquilo e tentar resolver, por isso é tão comum irmãos caírem na porrada direto. No caso com os pais é a mesma coisa. O certo é não alterar a voz, que é uma coisa que coopera demais para o clima ficar pesado e começar a citar o óbvio. Fale que video game é uma forma de entretenimento tanto quanto filmes, musicas e novelas e que você está jogando simplesmente para passar o tempo. Depois explique que algumas pessoas são lunaticas mesmo e que são capazes de matar, mas que se essa pessoa é louca assim ela faria isso de qualquer forma independente se ela jogou ou não algo. Faça alguns questionamentos também, mas sempre de forma calma. Por exemplo, pergunte a seus pais se eles acham que se essa pessoa vivesse em uma época que não tivesse video game ela não seria capaz de matar só por isso. Explique que sabe que há violência em jogos mas que não é apenas isso, jogos tem histórias não é apenas um tiroteio louco. A violência está presentes também em filmes e novelas mas nem por isso significa que quem assista vá ficar louco, para ser influenciado a esse nível a pessoa já tem que ter problemas. Cite que existem milhares de jogadores e que se realmente o que causasse problema nas pessoas fosse um video game, como seria o mundo? Daí é provavel que digam "Mas aparece o tempo todo casos de gente que matou porque jogava video game". Daí você terá que explicar sobre a mídia sensacionalista, mostrar que não aparece o tempo todo, peça para ele citar os casos, você então explica que é uma quantidade pequena na verdade e não que TODO DIA APARECE UM CASO NOVO, também mostre o quanto os casos foram falados. Mostre então acidentes de trânsito e que nem por isso todos os motoristas dirigem feito loucos, loucos existem em toda parte, seja jogando um video game ou seja dirigindo um carro. A mídia vai transmitir o que mexer mais com as pessoas, se algo como acidentes passa a ser normal então não tem sensacionalismo porque acontece o tempo todo, agora quando ocorre algo diferente e que pode mexer com as donas de casa, a mídia aproveita.
Lembre-se de sempre falar calmo, não converse com seus pais enquanto estiver jogando, vá lá e sente com eles, explique, seja sensato, não fique olhando pro video game e falando sem nem olhar para eles, se você quer que eles confiem em você então você também tem que saber conversar. Pode ser que seus pais não mudem de ideia, mas com certeza ajudará a diminuir as brigas, mas você tem que ter paciencia também e maturidade, se coloque no lugar deles também, entenda que seus pais são de outra geração então pode ser chocante pra eles ver seus filhos matando em um mundo virtual, eles tem medo de seus filhos virarem lunáticos e quererem fazer igual nos video games, por isso mostre que entende a posição deles mas também saiba explicar bem que isso não é real e que você sabe muito bem disso e tem os pés no chão, isso sim vai ajudar muito a confiarem em você.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D Tweet