Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Grindhouses - Uma diversão perdida no tempo...

Hoje eu irei falar sobre um tipo de diversão americana da década de 60 e 70, que acabaram se perdendo no tempo, mas que provavelmente muita gente de outras gerações iria adorar! As grindhouses! Filmes toscos que são mais ou menos equivalentes a esses longas caseiros feitos em câmeras digitais baratas hoje em dia. Mas que tinham um charme próprio por ser algo realmente underground.

Grindhouses eram cinemas americanos que exibiam de baixo orçamento e sua característica mais marcante era ser exibida uma sessão dupla de cinema com trailers entre eles. Apesar de serem dois filmes, o preço continuava o mesmo e os filmes exibidos eram conhecidos como "exploitation movies" (filmes de exploração em uma tradução bruta) que eram os filmes com intenso apelo sexual e violência, sendo que alguns eram puro sexo. As salas desses lugares não eram nem um pouco modernas, mas sim lugares sujos e baratos. 

A localização das grindhouses também não costumava ser em pontos ricos das cidades, mas sim bairros pobres onde a movimentação não era muito grande. Os filmes trash predominavam nesse tipo de lugar, porém também podiam aparecer filmes bons, então as pessoas que iam podiam muito bem ver um filme que era um lixo, ou ver obras fantásticas embora baratas, além é claro de ter filmes B que apesar de trash, tinham um enredo muito bom.

As primeiras versões desse tipo de cinema surgiram nos anos 60, mas ainda não era um estouro, já nos anos 70 aí sim já ficaram conhecidas por muita gente, nos anos 80 esse tipo de lugar começou a sofrer ameaça de processo por seu tipo de conteúdo e começaram a se extinguir, sendo que no final da década era raríssimo se achar alguma, e nos anos 90 as grindhouse sumiram por completo.

Em 2007 os diretores Quentim Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer uma homenagem e criaram dois filmes, Planeta Terror e À prova de morte, e colocaram dois trailers falsos antes de cada filme e um aspecto antigo com riscos e tudo mais, os dois filmes foram lançados nos EUA em sessão dupla, mas no resto do mundo esses filmes foram cortados e lançados separados, o que é uma pena já que tirou a essência que o formato original deveria passar.

Eu acho a ideia simplesmente fantástica e fico pensando por que não surgiu ainda algo semelhante atualmente, afinal há tantos eventos de animes, fãs de filmes, eventos de RPG e outras coisas, então por que não fazer algo do tipo? Lembro que lá por 2003, aqui em Brasília, quando não tinha muitos eventos de anime, eu frequentava um evento bem desconhecido chamado BAKA, não sei quantas pessoas iam exatamente naquilo, mas devia ser entre 30 e 50.

Nesse lugar o povo se reunia em uma escola que os caras conseguiram autorização pra usar o auditório, e lá eram exibidos animes, em 2003 pouca gente tinha internet e conseguir animes não era tão fácil, então era muito legal ir e assistir coisas desconhecidas, também tinha um cara que vendia cópias lá ainda em fita de vídeo, e o povo comprava feliz da vida pra assistirem em casa, realmente era um evento gostoso de se frequentar, era o submundo kkkkk.

Hoje em dia existem tantas pessoas com ideias legais e que dariam bons filmes, a coisa não precisaria se fodona nem cheias de efeitos especiais, e também não estou falando que deveria ter a putaria toda e nem ser pura zueira, mas sim pessoas tentarem se virar com o que podem, lógico que ia ficar meio trash o bagulho, mas existem estudantes de cinema que fazem curtas incríveis.

Seria uma boa algo assim hahahaha, daí colocava um preço simbólico tipo 1 ou 2 reais e com tantos eventos toscos que tem por aí, duvido que um assim não ia atrair muita gente pra ver as tosqueiras que rolariam, ou quem sabe até mesmo filmes geniais!

Acho que do jeito que eventos surgem aos montes hoje em dia, seria capaz até de dar certo um bagulho desses, especialmente com o fato de que as coisas são bem mais acessíveis hehehe. Mas enfim, eu acho que deve ter sido uma atração muito legal da época e que o povo devia realmente curtir bastante.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Filmes trash, bem á lá Tarantino, varios são bons!
    Só Death Proof q é uma bosta!!

    ResponderExcluir
  2. Cara eu queria morar aí só pra nóis começar o projeto *---*

    ResponderExcluir