Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dieselpunk - Uma versão futuristica dos anos 10 a 60

Bom pessoal, vendo a videoanalise do Dinofours sobre Fallout 3, ele disse que não sabia porque o futuro em vários lugares era colocado como se fosse o passado e deu a opinião dele sobre o motivo, portanto resolvi finalmente escrever uma matéria que eu estava pensando fazer após escrever sobre cyberpunk, vou falar sobre Dieselpunk!

Antes de mais nada vamos dar um resumidão em pontos importantes da cultura Dieselpunk, que são fatos históricos. Como todos sabem a segunda guerra mundial foi um período de impacto na humanidade com os nazistas fazendo a chacina e tal, realmente um período muito sombrio, porém terminou em 1945 e deixou as pessoas dos anos 50 paranóicas, as pessoas tinham medo de ocorrer a terceira guerra mundial, era como uma visão do apocalipse que poderia detonar a qualquer momento, principalmente com o surgimento da guerra fria, que foi a disputa dos Estados Unidos com a União Soviética para ver se o mundo iria se tornar Capitalista ou Socialista.

A guerra fria era uma guerra não declarada, ou seja cada lado defendia o que queria seguir mas sem pancadaria, porém isso só aumentava a tensão, parecia que a qualquer momento um dos lados poderia pirar e atacar o outro, por isso todo mundo ficava preocupado com o que poderia rolar. A guerra fria também foi um momento de pura influência no mundo tecnológico, ou seja o mundo que temos hoje só está tão avançado porque na guerra os dois lados sempre queriam estar na frente do outro, e então investiam em tecnologia, quando um lado apresentava algo novo, o outro logo respondia mostrando algo melhor ainda e assim se seguia. Pois bem a guerra terminou em 1991...

Agora imagine que a segunda guerra mundial não tivesse terminado, os Nazistas ainda existissem e essa guerra se convertesse em uma versão prolongada da guerra fria porém e isso tornasse a época extremamente tecnológica e suas futuras gerações também, porém se mantivesse no mesmo padrão estético, ou seja apesar das coisas serem futuristas, o design continuasse de todas as coisas, eletrônicos, roupas, cabelos, tudo permanecesse aquele, ou seja um mundo industrial em que o funcionamento principal de veículos é óleo diesel.

Bom, esse é um mundo Dieselpunk, o básico mesmo de obras dieselpunk é o fato de que SEMPRE o visual será no estilo entre 1920 e o final da segunda guerra mundial e SEMPRE a tecnologia será muito mais avançada do que a que tinha nos anos 40, por exemplo pode existir TV de plasma porém o design dela será aquele de uma TV antiga feita com bordas de madeira e ao invés de botões para mudar de canal, uma valvulazinha que se pode rodar e ir mudando e muito provavelmente com imagem preto e branca.

A característica de óleo diesel fazendo máquinas funcionarem também é algo que está constantemente presente, ou seja normalmente não há máquinas futurísticas que funcionam a energia solar, o negócio é na base do óleo mesmo! Também é comum ver a energia atômica sendo utilizada em máquinas, mas nada comparado ao diesel. Outra coisa que também está constantemente presente são as propagandas da época com aquele estilo de desenho característico dos anos 50 ou imagens realistas pintadas já que não haviam fotos coloridas na época.

Também em algumas dessas obras há constante presença de nazistas com todas as suas experiências usando biotecnologia, ou seja cobaias humanas para fazer coisas horríveis, porém dessa forma acabam desenvolvendo muito o conhecimento sobre genética, fazendo criaturas hibridas, modificações no corpo humano, clones entre outras coisas bizarras.

Também existe a versão Dieselpunk pós apocalíptica onde as pessoas vivem em um ambiente devastado onde a guerra acabou com tudo, ou seja o visual pós-apocalíptico de dieselpunk é aquele conhecido mundo sombrio, cheio de pessoas vivendo no limite, caçadores de recompensa, medo, criaturas mutantes vagando por aí, água está poluída e a luta pela sobrevivência é vista em toda parte. Tudo isso ainda no estilo estético de anos 40, ou seja acaba por se tornar um futuro detonado mas muito diferente do que se espera, por parecer ser como uma pessoa daquela época imaginaria o futuro. Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado da matéria. É possível achar diversas obras que usam esse estilo.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Porra, muito massa, não conhecia esse xD

    Só conhecia cyberpunk e steampunk xD

    Aliás falando em steampunk, quando você vai fazer uma matéria sobre ele? u.u''

    ResponderExcluir
  2. Dieselpunk
    dariaum otimo tema para joga
    pra fala a verdade axei q isso era um jogo

    ResponderExcluir
  3. Bioshock serie um estilo de dieselpunk??

    e Capitão sky e o dia de amanhã, tbm seria??

    é mais comum do q eu imaginava XD

    o steampunk é aquele estilo onde tudo é movido a vapor, tipo aquele filme do will smith e um cientista muito daorinha. E tem um cientista vilão doidão q constroi uma aranha robo gigante movida a vapor?
    sera q deu pra entende? XD

    ResponderExcluir
  4. bioshock e capitão sky são sim dieselpunk, e o filme do will smith se chama wild wild west

    ResponderExcluir
  5. nuss
    não sabia q o filme eu ingles era wild wild west ^^
    lembrei o nome do filme agora
    é "As loucas aventuras de James West"

    ResponderExcluir
  6. Na verdade Capitão sky e o mundo de amanhã é Steampunk, e não Dieselpunk.

    ResponderExcluir
  7. Steampunk cara? O que que tem da era vitoriana em captão sky? Além do clima de guerra, se passa em cidades modernas, com arranha céus e tal, e o visual das pessoas que é o mesmo estilo segunda guerra mundial, além de não ter o principal item steampunk, que é o vapor! Não tem fumaça saindo de tudo quanto é maquina ou um monte de "sanfonas" nelas. Então que característica você viu de Steampunk? '-'

    ResponderExcluir
  8. tem
    gasolinepunk ou alcoolpunk?
    dieselpunk
    si tem diselo resto deve te?

    ResponderExcluir
  9. Diesel é só um nome simbolico pra combustivel '-'

    ResponderExcluir
  10. blz
    se viu a foto q te mandei?

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post! Parabéns! Estava fazendo uma pesquisa sobre o estilo Dieselpunk e cheguei aqui!

    É impressionante como esses estilos literários são desconhecidos (inclusive lá fora).
    Particularmente eu adoro tambem Steampunk como Dieselpunk! =)

    Abs.

    ResponderExcluir
  12. Desculpa ai por reviver mais um tópico '-', mas é que cheguei atrasado na bagaça huehuehuehu...
    FullMetal Alchemist/o Brotherhood possuem portanto características Dieselpunk? .-. Me lembrei disso porcausa daquele filme da primeira versão do anime xD

    ResponderExcluir
  13. Olha eu não lembro se tem computadores em fullmetal alchemist, mas pelo o que eu lembre ele só é uma realidade alternativa onde a alquimia existe, mas não dieselpunk.
    E não tem problema comentar em postagens antigas, por isso que eu coloquei a opção de ter que aceitar comentarios em postagens com mais de um dia, porque assim eu recebo um email avisando e posso responder '-'

    ResponderExcluir
  14. eu tenho uma curiosidade ^^
    o resident evil eh dieselpunk? O_o?
    ^^

    ResponderExcluir
  15. Não, precisa ter visual dos anos 30 mais ou menos pra ser dieselpunk

    ResponderExcluir

  16. Como sempre, outra matéria boa e bem explicativa, não conhecia de fato esse estilo, acho que meus únicos contatos com essa cultura foram Fallout e o Wolfenstein, me corrija se estiver errado, mas tenho certeza que Wolfenstein é Diselpunk.

    Tenho que admitir que os únicos "algumacoisapunk" que eu estou me interessando é o CyberPunk, que eu já tinha contato, até me esclarecer de fato por uma matéria sua, e esse Diselpunk, que me esclareci agora. O Steampunk eu acho chato de mais, não sei porque, acho que é o estilo ou coisa assim, mas talvez seja meu preconceito falando.

    Até :D

    ResponderExcluir