Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Xbox se acha melhor que Nintendo? Ybarra ridicularizou presidente do Xbox

O ex-presidente da Blizzard e ex-executivo da Xbox, Mike Ybarra, criticou publicamente a declaração de Sarah Bond, presidente da divisão Xbox, de que jogos exclusivos de console são um conceito "antiquado" e que virou uma enorme "Xbox News". Afinal de contas, se por um lado, games como GTA 5 (Grand Theft Auto V) são multiplataformas fábricas de dinheiro, por outro, é quase impossível chegar a esse patamar, então, até que ponto um exclusivo é realmente importante?

Ybarra usou sua conta no X (anteriormente Twitter) para responder à declaração de Bond, que refletia a estratégia da Microsoft de levar seus jogos para plataformas concorrentes como PlayStation e Nintendo. Após a coisa estourar no Reddit, sites e redes sociais, a crítica de Ybarra foi direta e irônica:

"Alguém vá dizer à Nintendo que exclusivos são antiquados."

Ybarra argumentou que a Nintendo, que lançou o console de venda mais rápida da história, provou o contrário. A Big N teve muitos jogos multiplataforma desde o início, alguns inclusive associados à plataforma. Tem muita gente que só lembra de dar um fatality em Mortal Kombat 3 Ultimate na versão de Super Nintendo, enquanto alguns jogos fofos são facilmente associados à plataforma, como It Takes Two. Mas ainda assim, conseguiu brilhar muito com jogos que não tiveram em outros videogames.
 
Ele destacou que a Nintendo sempre dominou o mercado com jogos de alta qualidade e exclusivos, e que a estratégia deles, longe de ser antiquada, é baseada em "risco e retorno". Desde o início com o Nintendinho (Nintendo Entertainment System/NES), até Nintendo Network do Switch Online, jogos únicos da empresa dominaram. Isso inclusive dá pra ver bem pela própria popularidade de um Snes ou Nintendo 64 Emulator da vida, ou mesmo de consoles menos populares como o Wii U, que tiveram seus próprios exclusivos, como o jogo de corrida Mario Party 10.

A declaração de Sarah Bond, que descreveu os exclusivos como "antiquados" porque "os maiores jogos do mundo estão disponíveis em todos os lugares", foi vista por críticos como Ybarra como uma justificativa para a mudança de foco da Xbox, que enfrentou dificuldades em manter exclusividades de peso. Na 7ª geração de consoles, a Microsoft se destacou muito, indo desde o controle do Xbox 360 original que se popularizou no PC e chamou a atenção desse videogame, até seus próprios exclusivos, onde não apenas Halo estouro. Mas muita coisa mudou com o Xbox Series S e X, que ela desapegou tanto, que muita gente passou a recorrer até mesmo a consoles usados porque a fabricação diminuiu e o preço estourou.
 
Games exclusivos são antiquados, segundo presidente do Xbox
 
Sarah Bond, a presidente do Xbox, declarou que a ideia de jogos exclusivos para consoles é "antiquada" em tempos modernos. Em uma entrevista ao Mashable, Bond enfatizou que os jogadores buscam a liberdade de acessar seus títulos favoritos em qualquer plataforma. Apesar de tudo, há muitos defensores de exclusivos, o que deixou algumas pessoas ofendidas com a afirmação.
 
A executiva destacou a importância de permitir que amigos joguem juntos, independentemente do dispositivo que utilizam. Ela citou o Rog Ally X, a nuvem, o PC e os consoles como exemplos dos esforços da Microsoft para expandir as opções de acesso aos jogos. Bond afirmou:

"Os maiores jogos do mundo estão disponíveis em todos os lugares. Olhe para Call of Duty, Minecraft, Fortnite, Roblox… é isso que realmente movimenta a comunidade nos games. É onde as pessoas se reúnem. E a ideia de restringir a um único dispositivo ou loja é antiquada para a maioria das pessoas."

Ela adicionou:

"Você quer poder jogar com seus amigos em qualquer lugar, independentemente do que eles estão usando. E estamos realmente investindo nisso com essa experiência [Rog Ally X]. Isso abre uma nova forma de jogar, assim como a nuvem, o PC e os consoles que todos temos na sala de estar."

A Microsoft, que historicamente investiu em exclusividades, passou a priorizar lançamentos de jogos em múltiplas plataformas, incluindo as de concorrentes. Embora a Sony tenha adotado uma estratégia similar para alguns títulos, dando exclusividade temporária ao PlayStation, a Nintendo continuou mantendo suas franquias restritas aos próprios consoles, um modelo que se mostrou lucrativo para a empresa.
 Esses são links de afiliado, se não tiverem aparecendo é porque o adblock bloqueia:
Veja mais coisas interessantes aqui. E tem conteúdo exclusivo nas redes sociais: