Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

As impressionantes novidades de Crisis Core: Final Fantasy VII 15 anos depois do original!

 Tem alguns jogos que ficam adormecidos por tanto tempo, que pareceram simplesmente ter sido esquecidos de vez. No entanto o passar dos anos provou que até as obras impregnadas a uma plataforma, de repente poderiam retornar, é só ver Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy, lançado pra PC, mas que parecia ser grudada ao Game Boy Advance pra sempre. E no caso de FF7: Crisis Core,  a coisa foi além, não apenas sendo portada, mas melhorada após 15 anos!

Temos inúmeros casos de jogos que foram sofridos para ganhar uma versão para PC, e boa parte deles, o  virou só o bagaço com o suposto "remaster", que na maioria das vezes ficava pior do que o trabalho feito pelos próprios fãs. E o motivo disso é variado, indo desde os arquivos originais que foram perdidos, até engines tão velhas e limitadas que não dava pra atualizar porque já tinham usado o limite.
É só ver as versões de Final Fantasy VII e Final Fantasy VIII pra PC, que embora tenham sim mudanças, elas não são nada gritantes e ao serem colocadas lado a lado com obras de modders, são humilhadas. Provavelmente isso acontece porque as empresas não querem gastar muito recursos, apenas querem fazer jogos antigos rodarem em PCs e consoles modernos, afinal se quisessem gastar, fariam um remake logo.

Já o maravilhoso mundo dos mods é composto por uma quantidade enorme de pessoas que faz isso casualmente como hobby, o que naturalmente é um trabalho feito com carinho. E muitas vezes dedicam uma quantidade absurda de horas para focar em apenas um elemento, criando novas texturas do zero e quando combinados, formando obras grandiosas.

Felizmente para algumas engines a coisa é muito mais simples, e a presença dos arquivos originais facilita muito. E isso aconteceu com FFVII: Crisis Core. O jogo original saiu em 2007 exclusivamente para PSP e, embora no geral o jogo tenha sido muito bem recebido, com altas notas, se manteve por lá, ao menos até 2022, quando veio "CRISIS CORE – FINAL FANTASY VII – REUNION", que não apenas é um port, mas uma atualização incrível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One, e Xbox Series X e S. Sendo que trouxe o seguinte:

Gráficos Melhores! O trabalho é tão notável, que confundiu as pessoas. Isso porque normalmente um remaster não é pra ter novos gráficos como os dos tempos modernos, pois quem faz isso é remake. Remaster normalmente tem um trabalho nas texturas, uma atualização nas resoluções e algo que fique suave. 
 
Porém o que temos aqui é uma reconstrução dos modelos 3D originais, tenso sido revitalizados, e isso não foi limitado apenas aos modelos de personagens, mas ao cenário em geral, fazendo com que fique bem mais robusto e vivo. A própria equipe disse que colocou o nome de "Reunion", porque não achava que era um remake, já que é realmente o jogo original retrabalhado, mas também era tão mais grandioso, que "remaster" era uma definição que não fazia jus.
Sistema de Combate! Foi retrabalhada a forma que o combate acontece no jogo, e provavelmente foi a maior diferença, visto que tiveram que colocar a mão na massa de verdade e mexer mesmo nos códigos, não sendo meramente modelar e substituir, como foi o que aconteceu com os gráficos. Isso garante também algo de realmente novo para quem já jogou.

Diálogos Dublados! Apesar do jogo original ter a dublagem presente, a diferença é que essa versão fez o mundo ficar mais vivo, adicionando mais diálogos que antes não tinham dublagem, e tornando assim a experiência mais atmosférica. Infelizmente a dublagem é apenas em inglês e japonês.

Trilha Sonora Aumentada! Algo perfeito para os que amam música e se sentem emergidos em trilhas sonoras intensas, ou que tem um carinho especial pelas músicas desse jogo. Isso porque a Square Enix recontratou Takeharu Ishimoto, o compositor original do jogo e encomendou um novo arranjo original para a coisa.
E vocês, o que acharam do trabalho que foi feito em cima? Gostaram? Tem algum jogo antigo que gostariam de ver um "remaster" recebendo esse tipo de dedicação? Caso queira comprar jogos baratinhos, recomendo sempre dar uma olhadinha no preços das keys da Steam (e outras lojas) à venda na GMG, muitas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e comprando keys lá, você acumula XP, que gera várias vantagens como descontos extras nas próximas compras e até jogos grátis! Dê uma conferida aqui.

 
(DICA: Fica de olho nos CUPONS DE DESCONTO que costumam aparecer na página inicial da GMG frequentemente! O preço cai muito!)  

Postar um comentário

0 Comentários