Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Qual foi o primeiro Funko Pop?

Os Funkos são uma sensação no mercado da cultura pop, mas você sabe qual foi o primeiro boneco criado pela marca? Venha descobrir!

Qual foi o primeiro Funko Pop?

Quem curte o mundo nerd com certeza já se percebeu desejando um Funko Pop. Com uma variedade incrível de personagens, os bonecos são feitos em vinil e contam também com representações de personalidades, como cientistas e músicos.

Atualmente, existem mais de 8 mil bonecos de diferentes coleções. Além das versões tradicionais dos personagens, existem unidades comemorativas que são ainda mais cobiçadas pelos fãs!

Mas você conhece a origem dos Funkos e sabe como eles se tornaram populares? Vamos nos aprofundar mais sobre essa história que mudou completamente o mercado da cultura pop.

O início de tudo

Uma das primeiras curiosidades sobre a história dos Funkos é que eles não surgiram com esse nome e, embora tenham se popularizado a partir de 2010, sua criação tem mais de 20 anos.

Tudo começou em 1998, quando o americano Mike Becker cria a Funko Inc. A empresa tinha como objetivo criar brinquedos que se diferenciassem do mercado, cada vez mais tecnológico, com uma proposta simples e com temas nostálgicos.

O nome da marca vem da junção das palavras em inglês para diversão (fun) e companhia (company, apenas adaptada com a troca da letra “c” por “k”).

O primeiro produto feito pela Funko foram os bobbleheads, mais especificamente o Big Boy, ícone da rede de restaurantes homônima, caracterizado pelo seu topete, olhos azuis e macacão quadriculado.

Embora o boneco não seja da linha Pop, foi ele que deu o pontapé para o desenvolvimento da empresa que, em 2005, foi vendida para Brian Mariotti, que viria a transformá-la completamente.

O escopo da marca foi bastante ampliado por volta de 2009, com a assinatura de acordos de licenciamento com grandes grupos de mídia, como DC Comics, Marvel, Disney, Lucas Film e outras detentoras de personagens extremamente populares e amados.

A princípio, a ideia era criar bonecos de pelúcia fofos e, a partir disso, a marca decidiu fazer também bonecos de vinil, que viriam a se tornar os Funkos que conhecemos hoje em dia e que ganharam cada vez mais espaço no mundo geek.


A linha Pop e sua expansão

Em 2010, acontece o lançamento da linha Funko Pop!, que se tornou o produto de maior expressão da marca.

As primeiras figuras neste formato foram alguns dos personagens mais famosos da DC Comics: Batman, Lanterna Verde e Coringa.

O lançamento aconteceu na Comic Con, maior evento de cultura geek do mundo que acontece anualmente na cidade de San Diego, na Califórnia.

Ao contrário do que se esperava, o projeto não foi imediatamente bem sucedido. Os fãs da marca não se encantaram pela fofura dos bonecos e ainda preferiam o formato tradicional bobblehead.

Mas, conforme a Funko Inc. foi adquirindo novas licenças para produção de personagens, cada vez mais pessoas passaram a conhecer a marca e consumir a linha Pop!, o que a tornou o sucesso que conhecemos.

Algumas das mais populares são pertencentes a grandes franquias, como Vingadores, Harry Potter e Star Wars. Inclusive, o Funko Pop mais vendido de todos os tempos é o Baby Yoda, da série The Mandalorian, que esgotou antes mesmo do lançamento oficial.
Séries icônicas como Friends, Game of Thrones, desenhos animados, personagens e princesas da Disney também são amplamente procurados pelos fãs que desejam ampliar suas coleções e decorar espaços com personagens do coração.

Essa variedade de opções para todos os gostos faz com que os Funkos sejam best sellers mundiais.

Identificar um boneco Funko Pop é muito simples. Eles são caracterizados pela cabeça maior do que o corpo e olhos grandes, o que os dá uma característica fofa e inconfundível.

Quem deseja adquirir uma dessas figuras para colecionar ou remontar famosas cenas dos cinemas, precisa ter cuidado para não correr o risco de comprar cópias não autênticas.

Apesar de serem muito parecidas, as imitações não são certificadas pelas companhias que detém os direitos dos personagens, não têm qualidade garantida, e podem não ser duráveis.

É melhor não arriscar! Por isso, pesquise por lojas confiáveis e que garantam a autenticidade e a originalidade dos Funkos Pop. Afinal, nada melhor do que ter a certeza de adquirir um produto de qualidade e poder ter seus personagens preferidos onde você quiser!

Postar um comentário

0 Comentários