SSD e HD, a combinação perfeita!

Quando se cresceu usando HD's e de repente você pula para o mundo das SSD's, é quase impossível querer voltar. Aquele tipo de tecnologia que vicia rapidamente e que quando você volta atrás, logo percebe que é um incômodo lidar novamente com o que usava antes. Porém a combinação desses dois itens é perfeita para aproveitar o melhor de dois mundos.

Para quem olha por fora, sem se informar, um SSD pode parecer uma bela de uma frescura cara e desnecessária. Afinal armazenamento é só armazenamento né? Pra que ficar pagando caro por algo que a única coisa que vai fazer é manter os arquivos? Bom... Se você for do tipo que não se importa em perder tempo e esperar, pode ser. Mas se você é um apreciador da magia de ver as coisas acontecendo em super velocidade, é outra coisa.


Lembro que meu último computador sem SSD estava sem ser formatado já há anos, e muito lotado, a fragmentação era imensa. Graças a isso, a espera para ligar era de minutos, eu apertava o botão e ia me deitar na cama ou fazer outra coisa, afinal de contas não tinha paciência pra ficar sentado olhando pra tela de carregamento.

SSD's não fragmentam e usam a mesma tecnologia de pendrives para leitura de arquivos, não tem partes mecânicas como HD's, e por isso você não ouve aquele som dos discos sendo lidos, e também é mais resistente, já que não tem o perigo dessas peças darem algum problema com batidas. Não esquentam como HD também, que tem peças se movimentando.

Mas a grande magia da coisa é a velocidade de inicialização do sistema operacional, abrir programas e telas de carregamento em jogos. Tudo é muito mais rápido! É lindo de ver! Você aperta o botão pro PC ligar e em poucos segundos está tudo pronto para mexer. Aquele trauma de reiniciar o computador fica bem menos presente (não acaba, mas é um alívio hehe).

Em relação a programas e jogos, também há uma velocidade que deixa tudo muito suave, ainda mais para aqueles que acham um saco abrir um programa e ouvir aquela barulheira do HD lendo, até que finalmente abre. No SSD além de silencioso é bem mais rápido, o mesmo serve para os jogos que a coisa abre de forma bem mais rápida.


Mas existem dois problemas chatíssimos em SSD's, o primeiro é o espaço presente, que assusta mesmo, afinal de contas somos acostumados a HD's enormes e aí quando vamos ver um SSD, tem um espaço muito menor e bate aquela aversão rápida, afinal de contas como é que você vai ter o sistema operacional instalado, instalar programas, jogos e ainda ter arquivos de música, vídeos e um monte de coisas? É muito sufoco!

O segundo problema é que os preços dos SSD's são caros pra cacete! Você paga muito por algo com um espaço extremamente inferior e assim se torna tentador ficar bem longe de um desses. No entanto é aí que vem a combinação perfeita de usar um SSD para o sistema operacional, programas mais importantes e jogos, e o HD para todo o resto.

Esse é um jeito de pegar o melhor de dois mundos, iniciando o computador rápido e tendo acesso com alta velocidade em programas. Inicialmente pode parecer meio assustador, mas não demora nada pra você perceber que simplesmente não importa de verdade. Na real pode trazer até uma vantagem muito interessante.

Formatar o computador se tornar algo super confortável, afinal de contas se você usa o SSD apenas para programas que costuma usar e jogos, não tem que sair catando arquivos e salvando. Ao formatar o computador, você apenas tem que instalar o que precisa e todos os arquivos vão estar lá, organizados nas pastas certas.


Para aqueles que já eram acostumados com partições em HD's ou mesmo usar mais de um, pode ser algo mais tranquilo. A diferença é que boa parte das pessoas que faz isso, geralmente tem partições com espaços maiores do que o de SSD's, por isso pode ser um pouco assustador de repente ter apenas 256gb onde está o sistema operacional.

Mas enfim, fica aí a dica. Atualmente eu tenho usado apenas SSD's no meu computador. No começo fiquei com um pouco de medo de fazer isso, mas eu tava traumatizado com o fato do meu PC antigo ter esquentado a ponto de começar a feder. Agora o que tenho é um HD externo, o Seagate Expansion, e a combinação tem sido maravilhosa.


Postar um comentário

0 Comentários