Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Esse foi o primeiro desenho de Mickey Mouse

Hoje em dia todo mundo conhece o Mickey, mas assim como qualquer coisa da cultura pop, sempre existiu um momento em que as pessoas o conheceram. E esse momento foi no ano de 1928 e para um público fechado! Naquele ano um pequeno grupo teve a oportunidade de presenciar a primeira aparição de Mickey Mouse.

Esse é um daqueles personagens que cresceu tanto, que passou a ter fãs de nichos diferentes, eu por exemplo nunca gostei dos quadrinhos da Disney, sempre achei bem inferiores aos da Turma da Mônica, fora algumas obras especiais é claro, tipo o Manual do Tio Patinhas, mas no geral sempre achei um saco. Porém existe uma enorme quantidade de fãs.

Por outro lado os desenhos animados sempre achei fantásticos, bem luxuosos mesmo, ainda mais os filmes animados com o personagem. Acho que é aquele tipo de coisa que consegue divertir demais, existe tudo na dose certa. E vemos esse tipo de coisa em tudo quanto é entretenimento, é só ver a popularidade que alcançou nos video games com Disney's Magical Quest 3.

E com o passar das décadas foram surgindo mais e mais coisas dos personagens, incluindo algumas histórias tenebrosas pra caramba, como Suicide Mouse. Mas a saga desse camundongo tão popular começou em 15 de maio de 1928, quando apresentaram para uma pequena audiência de um cinema como teste.

O negócio era apenas um curta metragem experimental criado por Walt Disney e Ub Iwerks. Algo curioso é que Iwerks desenhou sozinho todos os quadros do curta inteiro em apenas duas semanas. E é um curta de seis minutos. Pra conseguir isso ele fez uma média de 700 quadros por dia, ou seja, o cara trabalhou loucamente.

O nome do curta é Plane Crazy (Avião Louco), e tem uma série de curiosidades que podemos ver já de início, por exemplo a Minnie aparece! Isso mostra que já é uma personagem que veio desde a primeira aparição de Mickey. Outra coisa bem bacana é que esse é o primeiro desenho da história a mostrar uma câmera em movimento em primeira pessoa. Confira:


Atualmente é esse curta metragem é visto de forma polêmica, pois é uma daquelas obras que envelheceram com o tempo. Sendo assim há repugnância de muitos grupos feministas, já que Mickey ameaça Minnie para poder beijá-la à força. É curioso como a visão das coisas muda com o passar dos anos, não?

Quero dizer, se você parar pra ver, isso reflete muito o modo de pensar da sociedade em épocas diferentes, naquela época certamente os criadores nem pensaram nisso, no entanto se um desenho moderno é lançado assim, a coisa é completamente óbvia, por isso acho que ninguém nem cria mais obras em que beijos forçados rolam (Ou será que cria?).

Quando a cena em primeira pessoa, algo curioso sobre ela é o fato de que para fazerem, eles realmente gravaram algo para usar como base. Colocaram vários livros enfileirados e passaram uma câmera por ali, apontando para um lado e para o outro. Depois disso pegaram o resultado e fizeram os desenhos.

Mas bom, apesar desse ser o primeiro, a dupla não conseguiu um distribuidor para lançar o curta. E assim veio Steamboat Willie, que  é considerado como o desenho de lançamento de Mickey (apesar de ser o terceiro curta do camundongo), o negócio é que ele conseguiu uma distribuidora e assim saiu em 18 de novembro de 1928, confira:


Notaram algo de curioso? O negócio desse curta é que ele é completamente sincronizado! Isso aconteceu porque Walt Disney tinha assistido o filme de 1927 "O Cantor de Jazz" e se apaixonou pela ideia de sincronia, deduzindo que aquele seria o futuro da animação. E assim decidiu que iria fazer o primeiro desenho sincronizado da história.

Naturalmente é o tipo de obra que acaba gerando uma certa paixão instantânea pela novidade e charme. Então não é de se impressionar o sucesso imediato de Mickey quando o público viu um desenho com sincronia total do começo ao fim. E imagina a dificuldade de fazer uma coisa dessas naquela época?

Outra coisa curiosa é o fato de que esse também é um desenho polêmico e que pode ser visto de formas diferentes dependendo da época em que se assiste, mas dessa vez não com o feminismo e sim em relação aos animais. Aliás, nesse Mickey inclusive faz algumas expressões de crueldade quando decide usar animais como instrumentos, daí já viu o falatório que gera atualmente né?

E claro, não posso deixar de falar sobre a aparição de Bafo de Onça (ou "Pete" ou "Black Pete"). Mas ao contrário do que se pode imaginar, essa não foi a primeira aparição dele. Pra falar a verdade ele é o mais antigo personagem da Disney que teve continuidade até hoje. Sua primeira aparição foi em 1925 na animação Alice Solves the Puzzle. Bom, é isso, acharam algo curioso?

Postar um comentário

0 Comentários