Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A lista que vai melhorar sua vida em inúmeros aspectos

Sempre compartilho dicas que acho bacanas aqui no blog, como aquele jeito mais perfeito de dormir em noites firas ou coisas realmente muito úteis como aquela massagem chinesa desentupidora de narizes. E hoje decidi escrever uma dica sobre algo que tenho feito há uns três meses e tem dado resultados maravilhosos em muitos aspectos da minha vida, e o melhor é que funciona pra absolutamente qualquer tipo de pessoa.


Bom, como vocês sabem hoje em dia o mundo é extremamente corrido, a coisa chegou a um ponto tão grande que até mesmo o entretenimento nos sufoca, então imagina obrigações ou coisas que nós realmente gostaríamos de fazer por serem úteis, mas simplesmente não dá? No fim das contas vemos o tempo passar e parece que não fazemos absolutamente nada.

Eu sempre fui uma pessoa de listas, ou seja, de vez em quando eu vejo que preciso manter um ritmo de alguma coisa e anoto uma lista de tarefinhas pra fazer diariamente. Mas o tempo vai passando e eu começo a perder o interesse, fico de saco cheio de fazer aquilo e quando menos imagino, abandono a lista. Até que tempos depois preciso de algo e novamente estou eu adotando.

Mas dessa vez eu decidi fazer uma lista diferente, nela há tarefas que envolvem os mais variados aspectos da minha vida, então há entretenimento, obrigações, coisas que podem me trazer benefícios na saúde, financeiros, etc. Porém tudo de forma simplificada pra não cansar. Decidi também colocar um tempo mínimo pra parar, sendo todo dia 1. 

Ou seja, se eu me dispor a fazer a lista, não posso desistir no dia 16 ou 27, mas ir até o fim do mês. É uma boa forma de dar ordem à coisa e ao invés de só largar, pensar "Só faltam mais tantos dias". Mas a verdade é que realmente não cansei de fazer, tem sido tão simples que logo cedinho eu já olho a lista e trato de apressar algumas das tarefas.

Um exemplo do que tá na minha lista é jogar 5 coisas do meu quarto fora todo dia. Isso porque eu sou do tipo de pessoa acumulador de tralha. O resultado é que esses dias joguei fora uns brindes de salgadinhos do fim dos anos 90, que guardei lá e deixei, mas no fim das contas PRA QUE? Tem coisas que são simplesmente bonitinhas, mas não me são úteis. CD's que gravei e jamais vou usar de novo, papéis que fiz anotações e esqueci na gaveta, e muito mais. 

Esse tipo de coisa só acumula pó e dificulta a limpeza. Se você for tralheiro como eu, no começo você nem sente a diferença, afinal de contas o que são 5 papéis do seu quarto?  No entanto em um mês serão 150 coisinhas (Ou coisões, se você tiver umas embalagens). O resultado tem sido maravilhoso, vários lugares ficaram mais organizados.

Outra coisa que está na minha lista é tomar um belo de um gole de água todo dia, é um exemplo de como é uma lista de coisas simples. Eu sou o tipo de pessoa que esquece de tomar água e todo mundo sabe que 2 litros é o mínimo que uma pessoa deve beber. Não é nada demais beber água, mas imagina o quanto levar essa mania pra vida não vai fazer a diferença se você lembrar? E como não lembro de dois litros, um grande gole ao menos já é algo a mais.

Vez ou outra vou adicionando coisas novas, hoje mesmo coloquei pra comer uma fruta, já que não sou do tipo de pessoa que costuma comer fruta. Não é um grande sacrifício também e nem odeio, e sei que pra uma dieta saudável e balanceada é preciso de um nutricionista, mas sem muita frescura é melhor comer uma fruta por dia do que uma a cada três meses uahahaha.

Tem também algumas regras para meu PC, como por exemplo jogar coisas fora todo dia. Eu sou do tipo que salva arquivos temporariamente na área de trabalho, e não coloca as coisas organizadas por pastas, o resultado é um verdadeiro caos. Mas agora todo dia quando checo a lista tá lá "Jogar algo fora".

Uma outra coisa interessante que eu tenho é o item "Deixar algo mais organizado no PC", que eu tenho que todo dia olhar algo que poderia ficar melhor, por exemplo o menu INICIAR tinha um monte de item que eu não uso e nunca iria usar, igual sempre teve em todos meus windows, mas estava lá então eu aprendia ignorar, agora eu deleto essas coisas, desinstalo programas que não preciso, crio pastinhas pra organizar melhor.

É algo que faço passo a passo, crio várias pastas e faço uma imensa organização, essa é uma lista preguiçosa, feita pra não me sentir muito pressionado, então as vezes só crio uma pastinha e taco coisas lá, depois no outro dia uma subpasta e assim vai. Claro que as vezes já faço algo completo quando estou no pique, mas nem sempre. E quando realmente não tem algo no PC pra organizar eu compenso organizando algo no meu quarto, deixando canetas organizadas, arrumando uma baguncinha ali, etc.

Um outro item que tem me ajudado demaaaisss é o "Aprender algo em inglês todo dia", seja uma palavra, seja uma expressão, todo dia eu preciso aprender algo novo. Então as vezes estou preguiçoso ou sem tempo, então apenas penso em uma palavra e vou ao google tradutor, mas na maioria das vezes eu costumo ler uma matéria, jogar um jogo de texto, aprender uma música ou mesmo ler uma página de um livro, por isso fiz aquela matéria sobre como aprender inglês de forma lovecraftiana. Recomendo demais essa viu?

E claro, tem coisas relacionadas a entretenimento, como ler um mangá ou HQ, ler 10 páginas de um livro, assistir um episódio de algo, jogar uma fase ou uma determinada quantidade de minutos de algo e assim vai. Essa parte é boa pra avançar em coisas que eu me vejo parado. Tipo, sabe quando você começar jogar um jogo e de repente vê que faz um mês que tá sem jogar e no fim acaba é desistindo? isso me ajuda a seguir em frente em entretenimentos parados.

Também tem algumas coisas constrangedoras que eu nem vou citar aqui, uahahaha, mas são coisinhas do dia a dia e da vida. Você pode adicionar os mais variados tipos de itens pequenos que aos poucos verá fazer a diferença. Não precisa adicionar tudo de uma vez, pode ser com o tempo. De repente você pensa "Nossa, eu queria aprender a mexer nesse programa... JÁ SEI! Vou assistir todo dia um vídeo sobre ele!" ou "Nossa, meu cabelo tem caspa pra cacete... JÁ SEI! VOU BALANÇAR ESSA BAGAÇA TODO DIA PRA TIRAR UM POUCO DESSE PÓ! IMAGINA NO FIM DO MÊS O TANTO DE BAGULHO QUE VAI TER SAÍDO???" uahahhaha.

De pouco em pouco você chega lá! Mas já aviso pra não colocar coisas pesadas, ou sempre ter uma opção que facilite. Por exemplo, caso ler livros seja um item da sua lista, você pode não tá afim de ler 10 páginas por dia, mas ao menos leia 1, não deixe parar, continue andando, mesmo que mais lentamente.

Também saiba tirar itens de vez em quando, por exemplo se você tiver assistindo um episódio de algo todo santo dia e acabar, não se obrigue a adicionar um substituto imediatamente, apenas tire da lista e quando você estiver afim de terminar de assistir outra coisa que você deixou parado, é só adicionar, mas não corra.

Se estiver pesado, simplifique mais a lista, uma página de um livro por dia é algo demais pra você? Então diminua pra um parágrafo, apenas não pare. Retire itens que não sejam realmente úteis, mas deixe coisas simples e se for parar, lembre de parar na data limite da coisa, assim você mantém ordem. Não acumule pro dia seguinte "Hoje não vou fazer isso, mas amanhã faço em dobro", ao invés disso no dia que não der pra fazer só faça uma versão mínima da coisa, aí no outro dia se você quiser, faz o dobro pra compensar. Isso de ficar acumulando atrapalha porque pode ser um dia, mas pode virar, dois, três, até que tem tanta coisa acumulada que você pensa "Ah, esquece...". Quanto mais coisa, mais preguiça.

Bom, apenas queria compartilhar com vocês, não precisam fazer uma grande lista. Se são preguiçosos demais comecem com uma bem básica de três itens e de coisas realmente simples como a de beber um belo gole de água todo dia por exemplo, com o tempo vá adicionando novas coisas, você se acostuma. Faça o teste de um mês e veja a diferença incrível vai fazer na sua vida! E é isso, agora compre um desses livros de como ficar rico e fique rico pra ser do tipo de leitor que faz doações pro blog. Ò__Ò!

Postar um comentário

0 Comentários