Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Amizade Desfeita - Terror com uma pegada bem diferente

Eu sempre falo aqui no blog que me encanto com filmes de terror que conseguem dar uma variada na coisa, portanto obras como Southbound, VHS e O Segredo da Cabana me atraem muito. No entanto exatamente esse tipo de filme costuma dividir públicos. Ou seja, não é como se variar na fórmula fizesse todo mundo amar, tem pessoas que simplesmente abominam o jeito diferente que certas coisas são mostradas.



Muitas vezes é porque a pessoa ficou acostumada a fórmula padrão de sempre o mesmo monstro caçando jovens pela floresta e quando vê que a coisa não aconteceu exatamente "como deveria" e não conseguiu prever a sequencia de eventos, gera uma decepção, fazendo com que a pessoa odeie muito. E claro, as vezes inovar não é o suficiente para uma obra ser boa.

O leitor "Super Suporte" me indicou o filme "Unfriended" (Amizade Desfeita no Brasil) e pediu pra eu não assistir trailer, sinopses, nem nada. Na hora fiquei meio assim... Porque a quantidade de filme ruim que me indicam é impressionante, o povo gosta muito de tranqueira e eu tenho tanta coisa pra experimentar que simplesmente dar um tiro no escuro não me agradou. Mas, como sempre, fui procurar sobre.

Foi uma surpresa ao ver que eu já conhecia o filme, não sabia o título em inglês, mas tinha visto o trailer há uns tempos atrás e ficou meio que na lista de "Filmes pra ver depois...". Sempre me pareceu um filminho horroroso de terror, que costumo assistir naqueles momentos que estou com um tédio imenso, mas realmente tenho que assumir que a experiência é bem única.

Uma característica minha que acaba trazendo "benefícios" é que eu sou super desatento em trailers, acho que tenho um bloqueio. Eu lembrava que o filme tinha algo a ver com usar a internet e o vilão da história atacar jovens por lá, e só... Não lembrava mais de absolutamente nada. Isso acontece quase sempre, depois que escrevo matérias e que vou adicionar o trailer no final é que penso "Caramba, esse trailer contou a história toda e eu não lembrava de nada!".

Sendo assim, aproveitei desse detalhe e simplesmente fui assistir, afinal já pretendia ver um dia mesmo, portanto já que um leitor indicou, por que não? E não demorou muito pra eu notar que é um filme que me lembrou demais Hardcore Henry, não pelo estilo de filmagem, mas pelo seu diferencial, pela experiência única causada.

Aqui temos um filme que é apresentado completamente pela tela de um computador! Ou seja, do começo ao fim você não vê aquele estilo padrão de câmera, mas sim redes e programas conhecidos. Skype, Facebook, Google, Instagram, etc... Os personagens são vistos através de webcams e muito da história é passada via texto.

A trama é sobre um grupo de amigos que entra em uma conversa no skype e notam que há uma pessoa desconhecida presente. Eles não conseguem excluir ela, não tem ideia de quem seja e passam a receber mensagens estranhas, fotos que ninguém deveria ter e outras coisas. Não demora muito para perceberem que trata-se de alguém perigoso.

Esse é um filme de menos de uma hora e meia, que eu levei umas três horas pra terminar de assistir. Isso porque sou do tipo de pessoa que gosta de explorar cada área de um jogo, e com filme não é diferente, se tem coisas escondidas eu quero dar uma conferida. Como se passa na tela de um computador, a quantidade de informações presentes é gigantescas.

Se você não sabe inglês, infelizmente vai acabar perdendo muito do filme, pois mesmo que seja legendado, tem partes que simplesmente não tiveram como legendar, por exemplo quando a personagem pesquisa sobre o que está acontecendo e acha um artigo. Eu pausei e li o negócio, tem várias informações interessantes.

Cheguei a achar um easter egg de Teen Wolf, uma obra que também acabou me lembrando, especialmente no começo do filme foi Serial Experiments Lain, quem assistir vai entender que detalhe lembra esse anime. E, curiosamente assisti esse filme poucos dias após jogar Replica, que se passa inteiro na tela de um smartphone, então foi inevitável não lembrar também.

Enfim, se estiver procurando um filme com um estilo diferente, talvez esse te agrade muito, pode ser uma experiência meio cansativa se você quiser todos os detalhes e há o pré-requisito de saber inglês, no entanto você pode também assistir sem compromisso, aí pode ficar deitado longe da tela mesmo que vai conseguir pegar a história base tranquilamente. Tem seus defeitos com muita cena trash, mas acho que o seu diferencial compensa. Você pode conferir o filme aqui. Trailer tem spoilers, não recomendo ver.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu vi esse filme e gostei muito, depois disso conheci outro filme no mesmo estilo porém mais antigo do que esse dai, o nome é "the den", em vários sentidos melhor do que amizade desfeita, nao sei porque também nao ficou conhecido, o medo dele era mais real pra mim, entao, fica a dica.

    ResponderExcluir