Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O personagem da Disney criticado por ser gordo

O mundo é um lugar complicado, tem algumas coisas que desde sempre são erradas e com a vinda da era da internet as vítimas finalmente tiveram voz. Lógico que quem sempre esteve acostumado a apontar o dedo ficou irritado com isso. Por outro lado surgiram muitas polêmicas que geraram discussões fervorosas sobre se é certo ou se é frescura, como foi o caso do Poster machista de X-Men, a brutal edição de colecionador de Dead Island, ou as "fotos nuas" de Ellen Page.

E uma dessas polêmicas que fez com que pessoas discutissem bastante foi o personagem de um filme da Disney que foi criticado por ser gordo. É o semideus Maui, da animação Moana, que tem um corpo daquele estilo Gordo/Forte, algo entre os dois, mas que não agradou nem um pouco algumas pessoas.


Maui realmente existe na mitologia das Ilhas do Pacífico, e ele é o semideus da pescaria. Mas a polêmica começou quando a deputada, Jenny Salesa, da Nova Zelândia assistiu ao trailer da animação e não gostou nem um pouco do que viu, fazendo a postagem de uma imagem com os atores Roman Reigns, Dwayne Johnson e Jason Momoa e a descrição:

"Três dos homens mais gostosos de Hollywood são polinésios, mas o polinésio Maui da Disney é metade porco, metade javali"

Além disso ela também fez o seguinte comentário:

"Quando olhamos fotos de polinésios dos últimos cem ou duzentos anos, vemos que a maior parte do nosso povo não está acima do peso. Esse estereótipo negativo do Maui é simplesmente inaceitável"

Depois disso a coisa explodiu e muita gente ficou revoltada, alguns apoiando, outros não dizendo que é frescura. O negócio é que em 2014 a Organização Mundial de Saúde lançou um relatório indicando as 10 nações com mais obesos no mundo, e 9 delas eram das Ilhas do Pacífico. Isso meio que gerou um estereotipo do lugar.

A mitologia diz que o semideus pescou as Ilhas do Pacífico, que inicialmente estavam no fundo do mar. Eliota Fuimanono Sapolo, jogador da seleção de rugby de Samoa também deixou seu comentário em relação à coisa, fazendo a seguinte declaração:

"Parece que Maui, depois que pescou as ilhas, as fritou e comeu"

A animação apresenta a história de uma adolescente de 16 anos da Polinésia que parte em uma jornada pelo Oceano Pacífico, investigando os mistérios por trás de seus ancestrais e é em meio à jornada que conhece Maui, que parte junto com ela. Por um lado todos os personagens são polinésios e magros, o que pode soar como frescura acusar de ter apenas um, por outro lado ele é um semideus e protagonista e muita gente dessa ilha se irrita com os estereótipos da coisa. Mas e vocês, o que acham?

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Realmente o estereótipo do polinésio é um homem gordo, "braçudo" e cheio de tatoos maori. É compreensível a indignação da Jenny Salesa, da mesma forma que a "BRzada" se indignou com o Lucio do Overwatch.
    Porque todo personagem brasileiro precisa ser mulato com penteado rastafári, jovem e com corpo de atlético remetendo à capoeirista?
    Eu não acho que seja errado, mas é compreensível a indignação. Os estereótipos estão aí, e toda vez que vemos algum estereótipo sendo usado de forma onde o estereótipo em si não é a piada, ou seja, de forma "séria", ficamos um pouco indignado.

    Melhor personagem BR no coração dos gamers: Blanka.

    ResponderExcluir
  2. Mas, sabe, mesmo sendo um estereótipo, as características em si existem nas pessoas, assim como negros com dreads aqui no Brasil. Não dá pra negar. Não tem como representar todo o povo em apenas um personagem.

    ResponderExcluir
  3. Nao tenho nenhum problema com o Lucio, na real acho ele bem pegavel e feliz/animado o que representa muito os brs

    ResponderExcluir
  4. Acho muita babaquice, seria como se em um jogo de god of war tivesse um deus magro e os gregos reclamassem que não existem magros na Grécia, foda-se, é um deus, que já está vivo a milênios, seu tipo físico não corresponde ao povo atual. Além de que as pessoas esquecem que o Maui representa um gordo que tá com tudo em cima, e aí? E as reclamações inversas, se fosse uma gordinha as feministas cairiam em cima defendendo, mas homem não pode ser gordo e fodão pelo jeito

    ResponderExcluir