Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aprenda como ganhar XP (experiência) na steam!

Muito bem, inicialmente essa postagem seria uma resposta ao leitor Matt Kist, mas enquanto escrevia vi que tava ficando grande demais e notei que muita gente pode de repente se deparar com aquela pergunta básica "Como ganho XP na steam?". Então acho que vale apena fazer uma postagem para ensinar muita gente a ganhar XP na steam! Então confira várias maneiras:

Aumentando a biblioteca

O primeiro e mais básico método é adicionando jogos à sua biblioteca, então as vezes você pode até não gostar do jogo, mas um XP extra é sempre vem vindo né? Mas apesar de ser algo básico, também é o menor XP possível. Sendo assim você ganha apenas 1 ponto por jogo. Porém de grão em grão a galinha enche o papo né? kkkkk.

E esse papo pode ficar bem cheio se você usar aquela lista de jogos grátis, apesar de atualmente ter algumas dezenas de jogos apenas, o total de jogos postados lá (contando com os que já saíram) já chegou às centenas. Então fique sempre atento, toda vez que atualizo ela eu anuncio na página do facebook do blog, portanto vale a pena seguir ela pra receber na sua linha de avisos.

Lembrando que jogos que já são grátis na própria steam não contam XP, então não basta instalar um jogo grátis aleatório, é preciso que o jogo esteja ligado permanentemente à sua conta. Sendo assim se você tá pensando em caçar um monte de free-to-play pra aumentar o XP, esqueça. Apenas alguns poucos jogos grátis dão XP e esses eu coloquei na listinha que citei ali em cima.

Uma outra maneira de conseguir sem ter que pagar caro é usando aquele modo fantástico de e ncher sua biblioteca da steam, pois com ele você vai conseguir uma quantidade enorme de jogos de uma só vez, fazendo com que receba também bastante XP junto com eles.

Outro detalhe interessante é que alcançando certas metas você ganha uma quantidade extra de XP, por exemplo se você adicionar seu primeiro jogo não dá 1 de XP, mas sim 100. Se você tiver 5 jogos, fica com 125XP e assim vai.
Só fique atento que esses números não são acumulativos assim que você alcançar certa meta. Ou seja, parte do XP é contado dá insígnia que você conseguiu na meta anterior. Agora vamos continuar para outras maneiras de ganhar experiência!


Fazendo aniversário

Quanto mais velha for a sua conta do steam, mais experiência ela terá, é claro que é um evento anual e isso é chato, porém gera 50 de XP. Ou seja, naturalmente a cada dois anos a sua conta evolui um nível sem você precisar fazer nada, isso até chegar ao nível 10. Depois disso é a cada quatro anos hahaha.

Então se você é do tipo que está esperando a hora certa para fazer uma conta na steam e preparando tudo pra ser perfeito, é melhor ao menos criar a conta logo e deixar o tempo passar enquanto você pensa.

Criando Insígnias!

Antes de tudo, entenda como funcionam as cartas steam, depois disso comece a fazer insígnias, cada uma delas gera 100 de XP, lembrando que a cada 10 níveis o XP necessário aumenta. Entre o nível 10 e 20 você precisa de 200XP pra cada nível. Entre o nível 20 e 30 você precisa de 300XP pra cada nível, depois 400, 500, 600... E assim vai.

Mas faça isso de forma mais inteligente, veja o tutorial de como lucrar a longo prazo na steam sales que você vai não apenas ganhar muito XP, como com o passar do tempo vai lucrar uma grana com boosters. Isso porque a cada 10 níveis você ganha 20% de chances a mais de ganhar boosters. Mas lembre-se que para ficar apto a receber ele é preciso se conectar à steam pelo menos uma vez por semana.


Participando de funcionalidades em teste

Vez ou outra a steam inicia uma funcionalidade nova, então quando você ouvir falar disso fique atento! Isso porque normalmente essas funcionalidades geram uma insígnia própria que vale normalmente 100xp. Algumas dessas funcionalidades que tiveram isso foram o Steam Cards e o Steam Hardware. 

Além de várias outras como aquele sistema de ouvir música quando tava em beta ou até uns ainda existentes como o sistema de tradução da steam, quem se oferecer e for aceito ganha uma insígnia! Sendo assim sempre que você ouvir de algo novo que vai entrar, corra pra procurar a comunidade dessa funcionalidade na steam, que normalmente é entrando lá que você recebe o convite pra participar da coisa.

Participando de eventos durante a sales

No meio e no final do ano tem a Steam Sales, e as vezes há algum evento especial que vem junto, normalmente são coisas ridiculamente simples e que basta participar uma vez para ganhar XP. Por exemplo em dezembro de 2014 teve o leilão steam, onde introduziram sorteios de jogos que você precisava apostar gemas. Basicamente bastava você apostar uma vez com as gemas que ganhou e ganhava a insígnia que dava 150xp!

Sendo assim, mesmo que você não tenha saco para steam sales, toda vez que começar uma, ao menos vá lá dar uma conferida pra ver se não tem alguma atividade especial. Além de que essas coisas são únicas e ficam registradas pra sempre na sua conta, então para os que gostam de se sentir bem com exclusividades, fica a dica.

Desvendando mensagens secretas

A valve tem a mania de colocar coisas escondidas especialmente durante a Steam Sales, e obviamente tem um monte de nerd que passa o dia todo fuçando mensagens secretas nessa época. Então fique de olho em sites de jogos porque vez ou outra aparece uma notícia de coisa descoberta na steam. Normalmente essas informações correm rápido, então é só ficar atento que você provavelmente vai ficar sabendo onde tem que clicar pra achar a insígnia secreta.

Um exemplo é a insígnia "Pista Falsa" que foi colocada na steam sales de dezembro de 2015, em que você tinha que entrar em um jogo específico, escrever SEARCH, apertar ENTER e então colar o código 1v7531, que fazia ela ser destravada.


Completando sua insígnia da comunidade

Você pode deixar o seu perfil mais completo na steam, para isso terá que fazer coisas como adicionar uma imagem, adicionar um vídeo do youtube, linkar um número de celular, etc. Quanto mais você preencher, mais XP ganha nessa insígnia especial da comunidade.

Para chegar a ela é simples, abra o programa do steam (ou entre pelo navegador), coloque o mouse em cima do seu nome no perfil, vai aparecer um menuzinho, clique em "Insígnias" ou "Medalhas" se estiver em português de Portugal. Depois aperte CTRL+C e escrava "Comunidade" pra encontrar entre suas insígnias ela, daí clique em cima e você vai ver as várias tarefas que precisa fazer, quanto mais completar, mais XP ganha.
Enfim, basicamente é isso! Espero ter ajudado, lembrando que o motivo de ganhar XP é aumentar as chances de ganhar pacotes de cartas gratuitamente. E que é preciso se conectar ao menos uma vez por semana pra continuar tendo a chance de receber. Outro detalhe é que se você nunca tiver gastado um centavo com a steam se não me engano não dá pra passar do nível 5. É possível conseguir pacotes de keys bem baratas no site da G2A e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Confira também  controles de Xbox 360 baratos e perfeitinhos para se jogar no Steam Big Picture! =)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Sky, mestre dos esquemas.

    Mas desanimei depois que conheci um cara no High Levels Br: lvl 250 o_o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lvl 250? Só? Procura lá na Steam: Striker
      O cara com a maior pontuação da Steam no mundo

      Excluir