Quando apresentaram o primeiro vídeo com a potência do Wii U, todo mundo ficou louco, aquilo era simplesmente muito bonito pra época. Ainda é bonito né? Só que de lá pra cá vimos muitas coisas boas e aí aconteceu aquele negócio de vermos detalhes "fracos" que antes não notávamos por não ter coisa melhor. Mas a proposta toda em geral parecia inovadora demais, tudo muito incrível e que parecia que iria dar certo.
Outra coisa que indicava o sucesso certo da coisa era o controle inovador, como todo mundo sabe, o Wiimote fez o sucesso do Nintendo Wii, ele abriu portas para pessoas que antes nem ao menos imaginavam jogar video games, vovós, pais e mães. Se tornou um video game familiar, simplesmente agradável e atraente, diferente dos outros que tinham foco em gamers mesmo e por isso cheio de títulos hardcore. Isso somado ao preço inferior aos outros fez o Wii vender feito água.
Para quem não sabe, a Microsoft e a SONY quase foram donas do Wiimote, no entanto especialmente a microsoft, ridicularizou o controle quando lhes foi apresentado. Depois as duas empresas viram que perderam uma oportunidade de ouro e correram atrás, o que causou uma baita de uma pressão na Nintendo que teve que correr pro Wii U. Com a apresentação do controle tátil, a coisa era inovadora na época e dessa vez a Microsoft foi mais humilde e logo depois apresentou algo semelhante, a possibilidade do Xbox se conectar ao smartphone e fazer o mesmo.
Infelizmente pra Nintendo, ela apostou novamente em algo inovador, mas com o Wii U se deu muito mal, pois a era dos tablets e smartphones estava se iniciando, sendo assim com todo mundo tendo aquilo nas mãos, o que sobrava para o Wii U? O "ambiente familiar" em especial, que antes era a grande fonte de dinheiro, poderia ter aquilo em um smartphone com pessoas criando aplicativos de tudo e até grátis (Vai dizer que você não ficou até arrepiado ao ver um Smartphone sendo transformado em dreamcast?).
O que restou? Bom, além do público infantil, com jogos tranquilos e divertidos a disposição no Wii U, a outra fatia é dos gamer hardcore tradicional. Isso complica as coisas, pois embora muito divertidos os jogos da Nintendo, o povo queria jogar outros jogos também, e a ausência de empresas hardcore no meio era um problema. Isso sem contar com o preço alto e as limitações do sistema.
Em uma entrevista, Shigeru Miyamoto, responsável por uma penca de personagens da nintendo, explicou que o negócio não era apenas o preço que espantou a clientela, ele declarou o seguinte:
"Penso que infelizmente o que acabou por acontecer foi que os tablets apareceram e começaram a crescer muito rapidamente. Infelizmente o Wii U foi lançado num período em que as peculiaridades das suas funcionalidades não eram tão fortes como quando começamos a desenvolve-las,"
Sobre o objetivo do Wii U ele disse que era:
"Ter uma funcionalidade do tipo tablet ligada ao sistema em que você poderia ter aquele iniciar rápido como nos tablets. Seria possível ter a conveniência dos controles táteis em que você ficava no sofá jogando em um dispositivo ligado à televisão, e seria um sistema único que poderia introduzir novas formas de jogar."
Deve ser chatão falar sobre o fracasso de algo que você fez né? Ainda mais algo grande desse jeito. E você, já teve interesse em um Wii U? Não? O que não te atraiu no console? Confiram também o jogo cancelado da Nintendo devido ao nível de violência.


