Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Star Wars Império vs Rebelião | Um simpático card game

Sem dúvidas o jogo Star Wars Trading Card Game é uma maravilha viciante e que pode gerar horas de diversão, mas às vezes pode ser que você apenas queira algo rápido e direto ao ponto, mais simples porém divertido e também no mesmo universo. Para esses momentos Star Wars Império vs Rebelião pode ser um cardgame fantástico!


Esse jogo segue a mesma linha de simplicidade e diversão rápida que alguns jogos temáticos oferecem, como por exemplo o divertidíssimo Adoradores de Cthulhu, por outro lado vai também um pouco além e adiciona diversas possibilidades, com dois baralhos já prontos e iguais, elementos o suficiente para as coisas seguirem rumos bem inesperados.

A caixinha vem com 48 cartas de recurso (Que são suas unidades usadas para derrotar o adversário), 24 cartas de evento (Que são os acontecimentos durante a partida), 10 cartas de estratégia (Que são usadas para surpreender o adversário), 16 fichas de influência (Usadas para você intervir nas habilidades de uma unidade), uma ficha de equilíbrio (Uma moeda pra deixar o jogo equilibrado) e um livro de regras. Divida todas as cartas por 2 e você tem o número de cartas que o Império e os Rebeldes recebem.

No jogo está acontecendo uma guerra entre o Império Galático, que domina toda a galáxia de forma cruel, e a Aliança Rebelde, que luta contra isso constantemente, atacando obras do Império e interferindo em seus planos, tentando levar a liberdade a todos e conseguindo membros novos em toda a galáxia.

A jogabilidade acontece em turnos, onde sai um evento, como se fosse um acontecimento de guerra e os dois grupos ficam de olho. Cada evento tem sua limitação, com uma quantidade própria de pontos de recurso a serem gastos nele e uma quantidade limite de recursos. Por exemplo se um evento tem 13 pontos de recurso e limite 5, significa que você pode enviar até 5 cartas de recursos para aquele evento NO MÁXIMO, cada carta de recurso tem um preço sendo que no caso desse evento citado, a soma deles tem que ser 13 ou menos.

O vencedor de um evento é aquele que atingir o número de pontos de recurso indicado ou chegar perto, quem ultrapassar perde automaticamente. Isso faz com que a estratégia role solta, você fica com medo de mandar mais cartas e elas ultrapassarem o limite. Além disso também observa a arena do adversário e fica tentando prever como ele vai lidar com as situações.

As cartas de recurso ainda podem ser viradas para usar determinadas habilidades, uma carta não é desvirada no final do turno, ela simplesmente fica inválida para o resto daquele evento, servindo apenas par simbolizar a quantidade de pontos de recursos que representa naquele momento. Por outro lado existem as fichas de influência, que você pode gastar para desvirá-la e novamente usar aquela habilidade.

Ainda existem as cartas de estratégia, que você escolhe secretamente assim que um evento é revelado e a deixa em um canto. Quando o evento termina os dois jogadores revelam suas estratégias e elas podem virar o jogo, isso porque as condições apresentadas são capazes de fazer coisas bem inusitadas, além de dar benefícios para o perdedor, ou seja... Se você viu que em um evento a coisa pode ser complicada, talvez você decida escolher uma estratégia em que tenha uma vantagem se perder.

A parte ruim é que a coisa só é temática mesmo, tanto faz as imagens ou os nomes das cartas, o que importa são os valores e texto delas. Não é aquele tipo de coisa que importa que personagem esteja ali e você entenda que aquela habilidade é graças a quem ele é, claro que tem referências mas são bem leves mesmo. Sendo assim é um jogo para quem quer uma experiência mais casual mesmo, que fique claro, e nisso o jogo faz muito bem.

Uma coisa interessante sobre esse jogo é que ele foi feito por franceses, em 2007 lançaram Cia vs KGB, daí em 2014 um cara da Fantasy Flight Games (Poderosa desenvolvedora de jogos de tabuleiro)  pegou as regras e deu uma adaptada para o universo de Star Wars. Sendo assim isso dá uma baita de uma esperança para desenvolvedores de jogos como o maravilhoso Pokemon Ultimate Battle, pois se as regras forem encantadoras, talvez uma empresa grande se interesse.

Enfim, Império vs Rebelião é um jogo divertido que faz parte do fantástico mundo dos Card Games, mas não se é preciso montar decks, eles já vem preparadinhos na caixa. Sendo assim é só abrir e jogar. A Galápagos jogos foi bem rápida com ele e já no primeiro semestre de 2015 trouxe para o Brasil traduzidinho para o português por R$44,99! Então fica essa dica pra vocês. Agora confiram a gameplay que fiz com o Cthulhu:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Chega de card games Ò__Ó

    já se foi muito dinheiro em magic e hearthstone.

    Agora vou comprar um baralho de tarot :3

    ResponderExcluir