Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é Newfag e Oldfag será que você é um?

Essa é uma daquelas expressões que vez ou outra se vê alguém usando em algum lugar da internet, mas que também deixa muitos confusos, ou usando erroneamente por terem visto alguém falar e achado que era apropriado para momentos que nada tem a ver, como por exemplo ter visto um usuário de um grupo chamando outro de Oldfag em meio a uma briga e achado que era um "palavrão" para todos os momentos.

Antes de tudo, vamos a uma tradução literal da coisa, "Fag" é da palavra "Faggot" que é "Bicha" em inglês, isso no sentido de palavrão mesmo, enquanto "Old" é "Velho" e "New" é "Novo", sendo assim as traduções literais das expressões são "Bicha Velha" e "Bicha Nova", e como vocês já devem imaginar, não é o tipo de expressão descolada usada para coisa boa.

O termo Oldfag foi usado inicialmente para membros elitista de fóruns, mas depois se tornou algo mais aberto e hoje em dia é relacionado a qualquer um que fica com aquele papo de "Antigamente era tudo melhor!". Pessoas que tentam diminuir coisas atuais, especialmente os que dizem "Na minha época...", pra coisas que hoje em dia são tão equivalente quanto, ou aqueles que não suportam gente nova, se consideram superiores, sempre que participam de um grupo e veem novatos conversando com aquilo, ficam com raivinha. A pessoa não precisa ser um Oldfag permanentemente, mas existem certas atitudes que ela toma, envolvendo o "passado glorioso", que podem fazer com que a chamem de Oldfag.

Já um Newfag não é exatamente o contrário, embora tenha a ver com o oposto de Oldfag. Um Newfag é considerado assim por ser um novato que costuma cometer erros geralmente relacionados a coisas forçadas. Por exemplo ficar falando como o Atari é incrível e que era muita diversão, mas ser um garoto de 12 anos falando, ou esculachar coisas clássicas dizendo que é um lixo, e falar que só as atuais prestam. Não se pode confundir Newfag com Newbie, já que Newfags tem um certo caráter agressivo, eles querem muito se enturmar ou aparecer, querem "ser da galera" ou simplesmente são idiotas mesmo, enquanto um Newbie é meramente alguém novato em algo e pode fazer perguntas sobre coisas básicas, mas não quer dizer que ele seja mente fechada ou esteja forçando, apenas que não sabe.

Alguns grupos mais descontraídos usam o termo propositalmente para todos os membros (Ou talvez os Oldfags do lugar apenas não suportaram serem chamados assim e fizeram parecer legal pra não se darem mal) e esses grupos também adicionam um novo termo, são os "Random". Sendo que um Oldfag são os membros velhos, um Newfag são os membros novos, e os Random são membros antigos, mas que ninguém nunca vê e que comenta aleatoriamente em algum lugar e depois some de novo. Nesse tipo de caso, os Newfags costumam ser alvo de bullying, por não entenderem direito piadas internas ou coisas que "Oldfags" entendem, ou seja... Só quem se dá mal mesmo em fóruns assim são os Newfags, já que Oldfag não é um insulto, já Newfags, mesmo não sendo hostis, são os "burros" da história.

Também é preciso deixar claro que um Newfag e Oldfag não tem a ver com a idade, até porque é algo que é especialmente usado em grupos, sendo assim o cara pode ter 50 anos e ser um novato em um lugar, ou pode ter 15 e estar ali a meia década. Então resumindo, Oldfag é um elitista que se acha melhor, costuma fazer discurso para sair de grupos e falar que é tudo culpa dos novatos que estragaram tudo, enquanto Newfags são novatos com tendência a chamar atenção em seus comentários por costumar dizer besteiras que merecem destaque. Confira também a origem do termo Attwhore.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Já vi muito isso, os ''veteranos'' chamando os outros de novatos, mas eu quero ser o veterano algum dia. E já vi pessoas que levam isso pra vida, tipo aquelas que se gabam porque assistiram algum desenho ou programa antigo e fica postando ''Crianças nunca saberão...'' Mas elas superestimam a TV e não sabem que ela ainda passa coisas de 50 anos atrás, tipo SBT.

    ResponderExcluir
  2. ^ Sim, um bom exemplo disso é Chaves :p

    ResponderExcluir
  3. Fóruns... hahahaha.
    O último que participei foi o "MinecraftBR" (era esse mesmo o nome?) porque fiquei sabendo de Minecraft por indicação sua Sky, neste blog. Comprei e fui direto para lá conversar com a galera e entrar nos servers (que naquela época nem tinham mobs funcionais (falo isso só pra contextualizar a época, não para ficar de mimimi feito um "fag", hehehe)). Enfim, esse foi o último "fórum" que participei na vida... Inlcusive lembro de conversar pessoalmente com o "Monark" (seu amiguinho/antigo amiguinho) dentro do server do MinecraftBR, ele estava me ajudando a encontrar diamante (eu era completamente newbie no jogo). Ele não era "famoso" na época (não que seja famoso agora), mas depois que ele fez fama no youtube, mesmo ainda na época em que ele continuava participando do MinecraftBR, não deu mais pra conversar com ele.
    Mas bem, fórum... Cê tá muito retrô, hein Sky, huauhhua.

    ResponderExcluir
  4. Você tá por fora meu querido, a internet funciona a base do Reddit e do 4chan, que são fóruns. O negócio é que é como se tivessem "níveis", é como falei sobre cultura underground e cultura pop, a internet em seu rumo natural que todo mundo vê é cultura pop, mas tudo que acontece de incrível vem da cultura underground, que sai de fóruns. O negócio é que hoje em dia essa não é mais uma prática do "povão" como era antes, mas até no Brasil eles são bem fortes. Fóruns costumam ter pessoas mais educadas, mais "concentradas" em um assunto, normalmente o assunto é mais fluído porque aquele grupo é apaixonado. Já em um grupo do facebook por exemplo é só gente se xingando e que fica nervosa com qualquer besteira. Tem pessoas que não trocam fórum por rede social alguma.

    ResponderExcluir
  5. Hehehe, eu não falei "retrô" como um termo pejorativo, era pra ser algo bom. Você chamou de "underground", era nesse sentido que quis me expressar. Você tem razão sobre Reddit, 4chan e facebook. Eu particularmente não uso facebook (inclusive, não sei se você lembra, mas eu pedi sua ajuda para lhe enviar o conto de terror pelo facebook, porque eu simplesmente não o uso faz muitos anos).
    Só comentei que o último fórum onde participei ativamente foi o MinecraftBR, onde fiz tutoriais de redstone pois na época ainda cursava Ciência da Computação e já entendia as portas lógicas, então ajudei algumas pessoas a fazer alguns circuitos simples.
    Demais fóruns eu apenas consumo informação, como mais recentemente um fórum sobre jogos incrementais (feitos em html e javascript apenas) e o fórum do Toribash.

    ResponderExcluir