Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

TIS-100 | Um jogo extremamente nerd sobre programação

Esse é um jogo que tem um público bem específico e também é muito bem direcionado, sendo assim, é uma daquelas obras que naturalmente agrada bastante o seu público alvo, o que fez com que ele tivesse uma quantidade imensa de análises positivas no steam. É como Higurashi When They Cry, um jogo que certamente se o público em geral fosse jogar, não iria gostar, mas que de cara mostra quem é que vai se interessar e a pessoa se interessa mesmo, não é aquele tipo de obra "Talvez você goste", pois assim que você bater os olhos, saberá se é algo que faz seu tipo.

E aqui o que temos é um jogo extremamente estranho e voltado para o público nerd mesmo, em especial o público que se interessa por programação, certamente algumas pessoas podem até mesmo nem considerar isso como um jogo, mas sim como um software de treinamento de uma forma divertida, isso porque ele é bem estranho.

Então pra começo de conversa, você precisa ler um manual antes de começar a jogar, inclusive no início do jogo, aparece a mensagem sugerindo que você deveria imprimir o manual de 14 páginas para deixar do ladinho enquanto você joga e assim possa consultar de vez em quando caso se esqueça de alguns dos comandos.

Aqui nós temos um computador chamado TIS-100 que tem programas corrompidos, eles estão parcialmente prontos, no entanto com defeitos, e assim você precisa usar as suas habilidades de programação para consertar essas falhas, tendo liberdade de fazer da maneira que você achar mais adequada.

A jogabilidade apresenta várias caixinhas e você pode escrever códigos dentro delas, fazendo com que uma se conecte a outra, ou seja, você pode usar essas caixas como caminhos e as informações vão passando pelo caminho que você fizer, sendo que são submetidas ao código que você tiver colocado na caixa naquele momento.

Por exemplo, o primeiro puzzle é bem fácil, aparece escrito a informação do lado superior esquerdo dizendo que você tem que pegar a informação que surgir em uma das capas do topo e fazer com que ela saia por uma caixa em baixo. Então basicamente você tem que ir colocando os códigos como por exemplo "Mover", "Cima", "Esquerda", que você está dizendo que a informação vai vir da caixa de cima e é para mover para a esquerda, mas isso você vai ter que escrever em códigos, ou seja MOV UP LEFT.

Então você usa o manual que imprimiu para consultar todos os comandos disponíveis, mas se você sabe programar em Assembly, a coisa fica bem mais fácil, porque os comandos usados são os dessa linguagem de programação. Sendo assim, especialmente para programadores, esse jogo pode ser divertido pra caramba, e ainda uma forma de exercício real. E ainda existe a possibilidade de você criar o seu próprio programa e ver rodando.

Uma coisa muito curiosa sobre esse jogo, é que ele foi feito pela  Zachtronics , mesma criadora de SpaceChem e Infinifactory, dois jogos que no final das contas usam esse mesmo estilo, carregar informação e levar a um determinado lugar, o que acaba por dar uma baita de uma personalidade própria a da empresas, apresentando elementos semelhantes com caras diferentes. Mas apesar de tudo, eles também são responsáveis por jogos bem diferentes como o viciante IronClad Tactics.

Enfim, se você gosta de programação e está procurando por uma forma de treinar lógica, aqui está um jogo que realmente vai exercitar muito a sua mente. Quem se interessar pode dar uma conferida em mais informações no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários