Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Casual Vacancy - A série que adapta livro adulto da escritora de Harry Potter

Hoje vou falar sobre uma adaptação que assisti preocupado em me conter, tenho que assumir que não li "Morte Súbita", livro de 2012 escrito pela autora de Harry Potter, porém o fato de ser a mesma escritora de uma série de livros que gosto tanto, acaba naturalmente causando uma expectativa imensa, o que é péssimo, pois quanto mais se espera de algo, maior é a dificuldade em conseguir surpreender. Mesmo assim tenho noção disso e tentei limpar minha mente e assistir fingindo que nem mesmo era dela. E agora é hora de dizer o que achei da mini série de três episódios "The Casual Vacancy".

A história se passa em uma pequena cidade chamada Pagford, onde há um conselho que administra decisões muito importantes da cidade e com a morte de um homem chamado Barry Fairbrother, há um grande impacto no lugar, sobrando uma vaga que passa a ser disputada desesperadamente por várias pessoas do lugar. No entanto, diferente do que morreu, todos os concorrentes tem motivos mesquinhos por trás de suas vontades de participarem do conselho, e para piorar a coisa, alguém passa a publicar na internet mensagens expondo as coisas mais podres de cada um e usando unicamente o nome de "Fantasma de Barry Fairbrother".


Bom, antes de assistir, se você for fã de Harry Potter ou esperar algo parecido, esqueça! J.K Rowling pareceu realmente querer apresentar um foco bem diferente e embora seja visto uma certa fofura e toques engraçados vez ou outra, isso é o máximo que se pode ver semelhante, é como se você pudesse observar o dedo da escritora de vez em quando e notasse que há uma certa atmosfera dela, mas com um público foco bem diferente. Para os que insistirem em querer ver Harry Potter aqui, certamente o que vão observar é como se fosse uma história onde todos os personagens tem o caráter da a família Dursley (Os tios mesquinhos e hipócritas de Harry Potter).

Inclusive uma coisa que realmente acho que alguns pais devem ter cuidado é em querer mostrar isso pra crianças, pois constantemente são apresentados temas adultos, por mais que alguns personagens sejam colegiais. Por exemplo tem uma cena em que uma garota chega atrasada na escola durante uma palestra, com uma roupa bem safada e o professor fala "Onde está seu uniforme mocinha?" e ela diz "Tá enfiado na minha buceta!", ou mesmo outra cena em que há uma masturbação na biblioteca e palavras chulas constantes.

Especialmente no final da trama, o clima pesa bastante e é nesse momento que você percebe pra valer o quanto nada de mágico irá acontecer, mas sim uma realidade cruel e sem fim fofo pra quase ninguém. Sem dúvidas a história é muito amarga e apresenta uma quantidade gigantesca de personagens, já que são várias famílias, mas cada um com sua personalidade própria, são bem poucos os que se mostram puramente bonzinhos e vítimas, alguns dos personagens mais marcantes, acabam tendo também características nada admiradas pela sociedade.

Enfim, The Casual Vacancy é um seriado que certamente muitos vão odiar, e que pelo o que eu li em algumas críticas, teve quem nem ao menos suportou ler o livro até o final. Eu não arrisco dizer se é realmente ruim, pois me esforcei bastante pra assistir de mente aberta e ver com bons olhos, o resultado foi que achei legal sim, divertido, mas não inesquecível, agora não sei dizer se falo isso porque é da autora de Harry Potter ou se só achei mesmo legal a coisa. Acredito que exatamente por críticas pesadas comparando injustamente a Harry Potter, que um ano depois J.K Rowling assumiu uma identidade falsa e lançou um livro como Robert Galbraith. O livro Morte Súbita está a venda em português nas seguintes lojas:


A série também foi lançada no Brasil e pode ser achada a venda nessas lojas:


Postar um comentário

0 Comentários