Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Glue Engine - Crie seu jogo sem saber programar!

Quando eu apresentei o GameGuru aqui, muita gente ficou encantada em perceber que poderia construir seu próprio jogo sem precisar programar absolutamente nada, já que o programa te permite simplesmente montar a coisa. Algo perfeito para realizar aquele antigo sonho que todos já tivemos e muitos ainda tem. Apesar disso aqueles que queriam um jogo mais avançados, tiveram aquela sensação de que tava limitado demais e poderia ter opções mais complexas. E hoje vou falar sobre uma engine que pode ser exatamente o que essas pessoas estão esperando!



A Glue Engine é ótima para iniciantes criarem jogos, mas ao mesmo tempo não segura as asas daqueles que querem voar alto. Sendo assim ao mesmo tempo em que se é possível criar um jogo sem precisar saber absolutamente nada de programação, também oferece a opção de programar. Ou seja, você pode muito bem começar como um usuário completamente casual e fazer coisas legais, mas então evoluir e decidir fazer algo mais ousado, passando a programar, até porque aprender programação hoje em dia é algo mais acessível do que nunca.

O visual é limpo e claro, com um menu apresentando as categorias e ao clicar neles, é possível acessar as opções. Por exemplo, se você quiser colocar um objeto, basta ir na área destinada a isso, importar e colocar. O mesmo existe para todos os elementos do jogo, texturas, áudio, etc, é bem simples e direto ao ponto.

Mas o grande detalhe especial, é que a programação é visual, ou seja, você "Pega" nos elementos usados. Para simplificar e deixar de melhor compreensão, em uma linguagem de programação você tem que digitar os códigos e ligá-los entre si para que trabalhem juntos, certo? Como se fossem uma máquina e você estivesse colocando as peças, aqui ao invés de você digitar os códigos, eles são representados por janelinhas que você conecta uma as outras.

Então aqui tem uma ferramenta chamada "Visual Glue Graph", você clica nele, e aparecerá uma área, você clica com o botão direito, escolhe o tipo de evento que você quer, por exemplo interação com o mouse, evento ao ser tocado, componente da câmera do jogador, entre outras coisas. Quando você seleciona o tipo, aparecerá a janelinha dele com algumas opções de configuração. Daí você cria outros eventos, os conecta, e pronto, um dos elementos do jogo está criado.
Por exemplo, você cria um evento de música, seleciona a música que deseja que toque, depois cria um evento de inicio de nível e o conecta ao evento de música, o resultado é que assim que o nível se iniciar, aquela música vai ficar tocando. Simples assim! E todos os elementos do jogo são feitos desse jeito, criar e conectar.

E para quem ficar preocupado com outros elementos do jogo, além da programação, uma coisa muito legal é que além da engine já vir alguns elementos padrões, a equipe também colocou um sistema para baixar coisas do site. Então você primeiro baixa o launcher e ele serve como um menu para várias outras coisas, inicialmente para baixar a própria engine, mas ele vem com vários botões, como o de dicas, de baixar modelos 3D novos, de baixar música, de tutoriais da engine e o botão de pegar efeitos sonoros.

Mas claro, caso a pessoa ainda queira algo mais específico, não precisa se preocupar tanto assim, pois existe também aquela lista de ferramentas gratuitas para criar seu jogo, e que te dão acesso desde efeitos sonoros até editores de pixel art e modelos de humanos gratuitos prontos para serem usados!

Enfim, se você estava procurando por uma forma de fazer o seu jogo pouco complexa, mas que ao mesmo tempo te dá liberdade de criar o que bem entender, então essa pode ser uma baita de uma forma interessante e ainda com suporte as linguagens C e C++. Você pode baixar no site oficial.

Postar um comentário

0 Comentários