Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Spriter Pro - Um fantástico programa pra animação 2D

Caso você não saiba, uma animação depende de quadros, antigamente os desenhos eram feitos a mão, quadro a quadro, e era um verdadeiro inferninho. Depois a tecnologia foi evoluindo e as coisas melhorando bastante, com a vinda dos computadores simplificaram de verdade. Mesmo assim, muita gente ainda usa certas formas clássicas de se animar. E hoje vou falar de um programa que ajuda demais aqueles que tem um baita trabalhão em fazer personagens tanto para animação de vídeos, quanto sprites para jogos.



O Spriter Pro é realmente uma baita de uma maravilha, pois com ele você pode fazer animações de personagens serem geradas automaticamente. Em um programa de sprites padrão, você desenha um personagem, e depois faz uma variação para cada movimento dele, por exemplo se o personagem dá um soco, você vai lá, pega o modelo padrão e o modifica um pouco em algumas partes, com ele dando um soco, se ele anda, você altera as pernas e um pouco do resto do corpo. O problema, é que para a animação ficar mais suave, você terá que fazer várias modificações pouco a pouco até aquele movimento ter sido completado, por exemplo para andar, você muda as pernas um pouquinho pra frente, depois um pouco mais, e assim vai, no fim gerando vários sprites, e esse programa elimina essa necessidade.

A grande mágica por trás de Spriter Pro, é que você tem apenas que fazer o personagens com membros divididos (braços, pernas, tronco, cabeça) e depois você monta ele no programa na pose padrão, daí se você quiser fazer ele dar um soco, basta posicionar o braço em forma de soco e na linha de tempo escolher a velocidade, pra dizer quanto tempo ele leva para fazer essa movimentação, daí é só apertar "play" e você verá os membros do personagem se movendo sozinho da posição inicial até a nova posição, e serão gerados automaticamente os sprites dele fazendo isso!

O programa ainda oferece a opção de esqueleto, para que assim você coloque as peças do seu personagem na tela e use essa função para ligá-las e não ter que arrumar toda vez de um jeito certinho, mas apenas precisar puxar e ver o resto do corpo acompanhando o movimento daquilo, e essa é apenas uma das funções, pois o pacote é bem completo mesmo.

Enfim, quer fazer animações maravilhosas e muito naturais? Então esse definitivamente é o programa que você estava procurando, vale demais a pena! Quem se interessar é só dar uma conferida no site oficial da desenvolvedora.

Postar um comentário

0 Comentários