Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Shangri-La - A misteriosa terra oculta no Himalaia

Quando eu vi a palavra Shangri-La sendo usada em Far Cry 4, a primeira coisa que me veio a mente, foi a familiaridade daquilo e a sensação de que já tinha ouvido em algum lugar, mas também cheguei a pensar que tinha sido invenção do jogo, já que o próprio país Kyrat não existe, porém mais tarde descobri que era verdade, pois passei a notar constantemente esse nome em toda parte, ou seja, é uma daquelas coisas que você vê direto como elemento da Cultura Pop, mas só começa a notar quando para para prestar a atenção pela primeira vez, e hoje é exatamente sobre isso que vou falar.

Bom, mas antes de tudo nós temos que falar sobre Shambhala, que é um lugar místico que é citado em um monte de textos variados de tradições variadas no Oriente, algo que intriga muita gente, afinal de contas ver a mesma coisa ser falada em um monte de textos que as vezes não tem nada a ver uns com os outros fez com que surgisse o pensamento sobre a possibilidade da existência, levando muitos a saírem em busca de Shambhala.

Em especial o Tibete é o lugar que mais se fala onde está localizado Shambhala, escondido em meio às montanhas do Himalaia, um lugar perfeito para se ter uma área oculta e difícil de se achar, e as pesquisas levam a aqueles temas intrigantes com muitos dizendo que é um lugar real e outros afirmando com certeza que é pura mitologia.

Shambhala é descrito como um lugar espetacular e que todos aqueles que lá chegam, é porque são iluminados, assim como todos os habitantes são pessoas especiais. A beleza é impressionante e o próprio significado da palavra Shambhala é "Um lugar de paz, felicidade e tranquilidade" na língua sânscrita.

Mas a coisa não para por aí, quando falei sobre alguns acreditarem, não foi modo de dizer, realmente tem pessoas que estão em busca, e diversas teorias sobre o assunto. Por exemplo o povo da Teoria da Terra Oca coloca Shambhala como uma das principais cidades Agharta, e o fato de estar no centro da terra explica o fato dela não ter sido achada até hoje.

Por outro lado há muita gente também das teorias conspiratórias que dizem que o lugar é realmente apenas para escolhidos e há uma influência mundial, isso porque há toda uma mitologia sobre um grande mal ao redor do mundo e que Shambhala irá restaurar tudo em uma era de paz, que todo o conhecimento humano está lá, e etc. Sendo assim há quem creia que esse é um daqueles lugar onde há os mais poderosos do mundo e que tentam guiar a terra no rumo que bem entenderem. A partir daí há aqueles que dizem que é para algo muito ruim e outros que dizem que é para um futuro maravilhoso.

E claro, obviamente há aquele toque mais espiritual na coisa, com uma visão mais intensa sobre o que é e onde está. Sendo assim pode ser visto como um ponto em outra dimensão, onde seres que não necessariamente são humanos, podem estar. Seriam eles deuses em um outro plano? Alienígenas observando a terra e que tiveram contato com povos antigos? Vai saber... Mas essa é a essência, um outro lugar, onde talvez humanos possam ir, mas que não ocupa um lugar necessariamente no nosso planeta, apenas há um portal que leva a esse ambiente incrível.

Mas bem, essa informação começou a ser divulgada no ocidente  no século XVII e começou a chamar muito a atenção, afinal de contas o mundo oriental sempre pareceu fantástico demais e cheio de mistérios escondidos. E em 1933 surgiu uma "visão moderna" da Shambhala, que foi apresentada no livro Horizonte Perdido, do autor britânico James Hilton e basicamente é a mesma coisa com um nome diferente. O livro ganhou duas adaptações para o cinema, ambas com o nome "Lost Horizon", sendo a primeira em 1937 e a segunda um musical de 1973.

Shangri-La pode ser encontrada em diversos elementos da cultura pop, incluindo filmes, séries, jogos e outras coisas, e até mesmo nomes de lugares reais, que foram colocados para homenagear o tal ambiente incrível, tornando-se assim um daqueles nomes muito familiares para muita gente, mas muitas vezes sem saber de onde realmente se lembra disso.

Enfim, mas e você? Já tinha visto esse nome em algum outro lugar? Acredita nas teorias da conspiração? Será que há um ambiente onde somente os escolhidos podem ter acesso e que dominam o mundo de alguma maneira? Compartilhem aí! =)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Se dominam o mundo tenho de dizer que estão fazendo um péssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Xangri-lá! Uma praia simpática aqui do sul.

    ResponderExcluir
  3. Ponte Aérea - KGB
    "Ponte aérea pra Shangri-la", linda bala romântica nacional fazendo referência á esta terra sagrada. Outro ponto interessante é que sempre achei que Zion [citada em Rivers of Babylon - Boney M e cidade de último refúgio humano em Matrix] na verdade se referia á Shangri-la pela forma que era referenciada pelos personagens.
    Por fim comecei á me lembrar de Olivia Newton-John em Xanadu...

    ResponderExcluir
  4. pesquisei sobre as cidades qdo joguei uncharted 2.

    ResponderExcluir