Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Detective Comics - A revista que deu nome a DC Comics

É engraçado como descobrimos certas coisas do nada, e esse foi bem o caso. Talvez eu já tenha visto o significado de DC antes, mas esqueci, e atualmente enquanto eu estava dando uma pesquisada sobre a revista Detective Comics, tive uma baita de uma surpresa ao descobrir que ela foi o que deu origem ao nome da empresa!

Bom, tudo começou em 1934 quando surgiu a empresa National Comics, muito pequena mas que estava ganhando algum destaque, e assim em 1937 ela lançou a Detective Comics, que foi um baita de um sucesso, apresentando uma coletânea de histórias em quadrinhos sempre relacionadas a investigação. As tramas variavam, as vezes eram mais séries, já outras com um toque de humor, mas sempre colocando de alguma maneira a investigação ou mistério como elemento constante.

Com esse sucesso, a empresa decidiu lançar uma nova revista no ano seguinte, chamada Action Comics, essa tinha o diferencial que apresentava histórias mais agitadas, com foco na pancadaria, explosões e etc. Vendo assim, parece não trazer todo o charme presente como em histórias de investigação, mas o sucesso foi estrondoso, pois o primeiro volume trazia nada menos do que a primeira aparição do Super Homem no formato que ficou conhecido (Anteriormente ele era um Super Vilão).

E foi então que as coisas ficaram interessantes, pois naturalmente a empresa percebeu que esse personagem chamou a atenção e queriam repetir o ocorrido. Na edição 27 de Detective Comics veio a primeira aparição de Batman, que também conseguiu sucesso rapidamente e começou a aparecer constantemente em histórias apresentadas na revista.

Depois disso a empresa queria mostrar que o Super Homem e o Batman eram farinha do mesmo saco, e como a Detective Comics era relativamente mais famosa, decidiram começar a afirmar isso nas capas das revistas Action Comics. Inicialmente o que aparecia era um logo "Uma publicação da DC", abreviando Detective Comics, a com o passar dos anos foi evoluindo até se tornar o nome da empresa:
Uma coisa interessante é que ao contrário do que é esperado para uma revista tão antiga, ela nunca foi cancelada! Imaginem a quantidade de gente desesperada para obter edições antigas? Sem contar a fortuna que alguns privilegiados não devem conseguir. Esse é o tipo de coisa que hoje em dia não há como uma pessoa normal ter colecionado desde o início, a não ser aquelas raras pessoas que tem uns 100 anos de idade. Então é o tipo de coisa que, ou você recebeu como herança, ou é muito rico pra comprar, ou simplesmente sortudo e de alguma maneira conseguiu ter todas as edições.

Em outubro 2011 a revista recebeu uma reformulação, entrando no padrão dos "Novos 52", e por isso começou a ser contada de novo. A última edição do formato original foi a #883, e a partir de novembro de 2011 ela novamente passou a ser contada a partir da edição #1 (E tem uma edição #0 especial também). Pode parecer meio inútil já que é uma antologia de histórias envolvendo investigação, mas acredito que fizeram isso porque heróis da DC apareciam na revista original, e eram os antigos, então pra não misturar, devem ter decidido recomeçar do zero e assim poderiam apresentar os heróis dos "Novos 52" sem confundir os leitores (É o que eu acho né).

Mas enfim, interessante né? E engraçado o nome no final das contas ter ficado "DC Comics", pois se você pegar por extenso, no final das contas vai ficar "Detective Comics Comics". Mas e você? Já conhecia essa HQ? Pretende ler todas um dia? =)

Postar um comentário

0 Comentários