Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Melissa K. and the Heart of Gold Collector's Edition

Não vamos fingir que não estamos vendo, é óbvio que esse é um jogo que teve a personagem inspirada em Indiana Jones, e não é apenas quanto a profissão de caçador de aventura, mas quanto a roupa, quanto a forma que a história segue, a personalidade da personagem, e até mesmo o próprio logotipo do jogo lembra aquele estilo. Esse tipo de jogo baseado em uma obra tão conhecida acaba sendo um tanto desvalorizado a primeira vista, no entanto "Melissa K. and the Heart of Gold" é um jogo que consegue se mostrar muito polido e gostoso de ser jogado apesar de não ter uma trama nada original e faltar um pouco de personalidade própria a obra.

A história se passa no ano de 1947 e você assume o papel da arqueóloga britânica Melissa, que acaba viajando a Tailândia quando recebe um convite da própria rainha da Inglaterra. Mas o que inicialmente parece ser apenas mais uma excursão arqueológica logo mostra ser algo mais, com o desaparecimento de um jovem budista.

Quando fui jogar, eu pensei que o jogo seria algo idêntico as obras criadas pela Artifex Mundi, no entanto eu realmente acabei tendo uma bela surpresa na jogabilidade. Não é que o jogo seja exatamente genial ou completamente inovador nela, mas ele consegue mostrar uma baita de uma personalidade nesse quesito, um toque especial todo próprio, o que me surpreendeu especialmente porque no resto ele acabou usando demais elementos de Indiana Jones, mas realmente na jogabilidade a coisa é bem diferente.

Esse é um jogo point and click de aventura em primeira pessoa, e exatamente esse detalhe é que me fez prever que seria uma fórmula pronta, mas a equipe usou uma tecnologia bastante interessante chamada Immersion Tech. que me chamou demais a atenção porque me fez ficar intrigado pensando se o que eu estava vendo era um ambiente 2D ou 3D. Isso porque a primeira vista o que percebi foi um gráfico lindo em 2D, pareciam pinturas pintadas a mão, no entanto foi uma baita surpresa quando o cliquei pela primeira vez em um lugar e vi a câmera se deslocando até ali, ou quando percebi que o cenário inteiro não aparece de primeira e você tem que arrastar, fazendo a câmera se mover e deixando bem visível que os elementos presentes parecem ser 3D. Pra falar a verdade eu ainda não sei se eles realmente são ou o que fizeram, mas ficou muito bom!

O jogo já vem em português, a história acontece de uma maneira bem fluída, cheia de puzzles divertidos pra caramba. Eu não diria que as coisas são apresentadas de uma forma realista, muitos dos quebra cabeças são meio sem noção, e você tem uma lagartixa que pega coisas pra você em locais apertados, então existe um toque meio fantasioso na coisa, mas em geral a jogabilidade é muito gostosa mesmo.

Enfim, Melissa K. and the Heart of Gold Collector's Edition foi lançado no steam para quem se interessar e embora tenha a ausência de uma trama profunda, a jogabilidade realmente é capaz de prender e viciar. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.