Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Fall Weiss - Pra quem sempre quis modificar a história!

Esse é um daqueles jogos que acaba sendo limitado a um certo público exatamente pelo fato de ser complexo demais, o que naturalmente assusta algumas pessoas, mas para aqueles que estão dispostos a aprenderem e dominarem de verdade a mecânica pode ser uma experiência realmente muito atraente e capaz de gerar belas horas de diversão. Mas uma coisa que desde já deixo claro que é preciso para se jogar esse jogo é a paciência, realmente é essencial para se tirar realmente o que o jogo pode oferecer.

A história do jogo já foi bastante usada em inúmeras outras obras, porém acaba sendo diferente exatamente por apresentar tudo de um outro ponto de vista, aqui é mostrado novamente a segunda guerra mundial, mas diferente de outros, você não assume o controle dos americanos, como quase sempre é apresentado em jogos em geral. Dessa vez as três facções são um tanto inusitadas, você pode assumir o controle de nazistas, comunistas e poloneses.

A jogabilidade é de um jogo de estratégia, porém não o típico estratégia em tempo real, é algo muito mais simbólico, e assim você se vê em um mapa e se sente como se fosse um general organizando os planos de guerra, movendo peças pelo lugar e escolhendo para onde as suas tropas deverão ser mandadas. Para quem gosta desse tipo de jogo certamente irá se apaixonar, especialmente os fãs de história e guerras, naturalmente é algo bem parado, sendo assim aqueles que não tem paciência podem desistir facilmente.

Há uma série de decisões que devem ser tomadas, e que precisam considerar o terreno do lugar e necessidades das tropas, você tem que observar rios, tem que enviar suprimentos e precisa elaborar estratégias prevendo certos eventos que ainda irão acontecer. Não é possível simplesmente bolar o que quer que aconteça e esperar, é necessário calcular o momento que certas forças precisarão de suprimentos, e coisas que encontrarão pelo caminho.

Há muitas unidades em jogo com habilidades próprias, são mais de 700, fazendo assim com que estratégias possam ser ainda mais aprimoradas, elas são baseadas em unidades reais que participaram da guerra, portanto é mais um ponto para fãs de história que podem gostar bastante.

Os gráficos são relativamente simples, tudo é apresentado no formato "Papel", então não apenas o mapa onde se passa o jogo é em 2D, mas tudo, até as unidades, dependendo da pessoa isso pode ser ou não um ponto positivo. O mapa e as peças são divididos em formatos de hexágonos, por isso você vai movendo elas nesses formatinhos.

Para quem ama eventos históricos, certamente irá gostar bastante da possibilidade de se colocar certas condições durante a partida e assim poder fazer com que as coisas ocorram diferentes, mudando assim o curso da história e permitindo que outras coisas passem a acontecer, é aquele tipo de jogo onde se pode brincar de fazer diferente.

Mas bom, agora uma opinião pessoal sobre o jogo, realmente não me atraiu muito, infelizmente achei ele meio complicado, assim que iniciei e escolhi uma das três facções disponíveis, o jogo começou a se jogar sozinho, o visual não é muito fácil de se compreender, e eu não consegui sair da partida mesmo após procurar um botão em cada canto, simplesmente fiquei vendo o jogo acontecer sozinho e tive que sair no alt+f4, então com uma interface nada amigável, me fez sentir bem desconfortável e desanimado. Depois eu consegui entrar e jogar, mas não entendi direito o motivo de algumas vezes o jogo agir sozinho como se apenas inteligências artificiais estivessem na partida.

Enfim, esse é o jogo que eu sei muito bem que alguns jogadores podem amar, e eu pensei que ia gostar mais, porém infelizmente acabei não me divertindo tanto quanto gostaria, porém para pessoas que tem muita paciência podem realmente usufruir bastante. Para quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários