Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Em Busca do Cálice Sagrado - Um filme que teve uma enorme influência na cultura pop

É engraçado como esse filme tomou proporções colossais, não que filmes influentes não surjam de tempos em tempos, porém trata-se de uma comédia e isso é o que consegue surpreender, visto que normalmente as influências surgem em filmes com nenhum humor. Mas essa é uma obra nada séria e que pode ser vista por toda parte na cultura pop. No entanto, apesar de ter uma enorme influência "Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado " é um filme que nem todos conhecem de imediato, não é uma coisa do tipo "Matrix" que é familiar para todos, é uma daquelas obras que estão com um pézinho na cultura underground, mas ao mesmo tempo consegue ter uma influência gigante e quando se segue as pistas, acaba se chegando nele, e finalmente chegou o momento de eu escrever sobre essa bagaça

A história apresenta o rei Arthur em uma jornada para Camelot, recrutando membros e formando os cavaleiros da tábula redonda, no entanto Deus aparece no céu e fala pra ele que tem uma missão que deve ser seguida. A missão é seguir as pistas e encontrar o Cálice Sagrado, e assim o rei imediatamente dá a ordem a seus cavaleiros para que se separem e busquem pelo tal objeto santo, enfrentando os mais variados desafios passando pelas mais bizarras situações.

O meu primeiro contato com esse filme, que eu tenho lembrança clara, foi no começo do ensino médio, quando um garoto que eu tinha conhecido há muito pouco tempo (e que hoje é um grande amigo meu) me falou sobre um filme muito engraçado que ele tinha assistido, e refez uma fala do filme. Apesar disso eu duvido muito que eu não tenha tido um contato com esse filme antes disso, visto que ele é de 1975 e é improvável que eu não tenha assistido ao menos uma cena antes, até mesmo porque o nome "Em Busca do Cálice Sagrado" já me soou familiar mesmo naquela época. E acredito que o mesmo seja com todos aqueles que "nunca ouviram falar". Esse é um filme considerado por muitos como o "topo do topo dos filmes mais nerds que existem".

Acho que a melhor forma de fazer as pessoas identificarem o estilo que ele apresenta é pedir para imaginarem um "Todo mundo em pânico" nos anos 70, claro que os nerds mais chatos vão surtar ao ouvirem tal comparação, mas indo direto ao ponto é basicamente isso, um filme de comédia, porém usando muitas coisas sem sentido ou surreais, e graças a isso criando muitas gargalhadas. Acontecem situações muito bizarras como por exemplo o mago de cara fechada que não para de se exibir lançando suas bolas de fogo pra todo lado, ou o cavaleiro negro que perde um braço e quando o rei fala sobre sua vitória:

-Pronto, agora que você foi derrotado, eu...
-Que? Eu não perdi!
-Você perdeu um braço!
-Ah, isso? Não... Só foi um arranhão...
-Mas aquilo parece o seu braço!
-Não, não é não...
E assim vai sendo fatiado aos poucos, e há uma série enorme de personagens bizarros que surgem e que com certeza conseguiram marcar bastante. Mas infelizmente graças a toda essa empolgação gerada, pode ser um clássico filme onde a expectativa pode matar a diversão, sendo assim não se empolgue tanto, pois apesar de ter piadas bem elaboradas e certas coisas bem surpreendentes, é preciso se lembrar de três coisas, primeiramente é um filme britânico, portanto o humor pode ser esquisito para alguns, por mais que seja exagerado, segundo trata-se de um filme dos anos 70, ou seja o impacto que causa acaba sendo bem mais fraco porque sendo algo velho demais, o humor de muita gente pode acabar sendo mais exigente, já que nessas décadas que se passaram os filmes do gênero evoluíram e inventaram coisas novas, além de algumas piadas poderem acabar sendo meio manjadas, e por fim a terceira coisa que é exatamente o hype gerado pelo filme, realmente tem ideias que funcionam demais e que podem te fazer rir muito, por outro lado a vontade enorme de assistir o filme pode fazer com que você espere mais do que ele tenha a oferecer.
A influência que esse filme tem na cultura pop é gigantesca, sendo que a coisa mais conhecida e usada dele, são os Cavaleiros de Ni, que é um grupo de cavaleiros que vive na floresta e não deixam as pessoas passarem, e se apresentam para os viajantes que querem chegar a uma ponte com um "Nós somos os cavaleiros que falam NI!" e ai repetem seguidamente um "NI" bem agudo e que faz todos tremerem, como se fossem palavras amaldiçoadas capazes de torturar, além de substituírem algumas palavras de seu vocabulário por NI. Os mesmos usam todo esse poder das palavras para fazer com que os viajantes façam o que eles querem, e no caso o que querem é um arbusto bonito e barato. Daí por exemplo no jogo Warlock: The Exiled há uma ponte para uma outra dimensão que você precisa atravessar, e quando você está prestes a conseguir, aparece um grupo de magos e fala "Você não vai NI! Er... Quer dizer... PASSAR!", fazendo referência clara aos cavaleiros de Ni, e ao mesmo tempo ao Senhor dos Anéis. Mas essa é apenas uma das referências, mas existem muitas obras que usam mesmo, por exemplo em Worms, uma das armas mais notáveis do jogo é a granada santa, só que ela não foi inventada pelo jogo, mas sim por esse filme, onde usam uma granada exatamente idêntica à de Worms e com o mesmo nome.

Mas bom, ta aí um filme que é considerado o grande filme da nerdice, mas que acho que não funciona mais assim hoje em dia, já que dos anos 70 até o começo dos anos 2000 existia um conceito um pouco diferente do que é ser nerd, e no caso todo nerd jogava RPG, sendo assim esse climinha medieval e humor seco acabava por lembrar demais rodadas, com brincadeiras absurdas surgindo em ambientes medievais, o que podia fazer muitos acharem apenas a maior baboseira, porém levava os nerdzinhos à loucura, hoje em dia a cultura pop é diferente e ser nerd é outra coisa, portanto muitos podem acabar achando meio esquisito isso ser considerado um símbolo nerd. Mas de qualquer forma pra quem gosta do gênero humor com coisas bem insanas, ou adora estar por dentro de referências da cultura pop, certamente deveria ver.

Postar um comentário

0 Comentários