Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Abalone - Um jogo para pessoas estratégicas!

Eu lembro que quando eu era criança, me deram uma cópia do jogo de tabuleiro Abalone, porém eu não tinha ideia de como se jogar, e virou apenas um daqueles brinquedos que você acaba não usando, sabem? Um daqueles jogos de tabuleiro clássicos que fizeram sucesso no Brasil e você tinha ou via na casa de alguém mas não sabia jogar. Porém mesmo assim sempre me pareceu muito interessante, infelizmente acabou por se perder no tempo. E foi uma baita surpresa ao ver uma versão virtual do jogo sendo lançada na steam, o que claro me deu uma baita de uma empolgação para experimentar e dessa vez entender as regras.

A primeira vista eu não identifiquei que era Abalone, pois pensava que se tratava de um outro jogo oriental, o GO, isso porque as peças eram todas pretas e brancas, mas foi algo que passou logo assim que notei o inesquecível tabuleiro hexagonal que tanto marcava aquele joguinho. Mas como falei, isso não me deixou menos empolgado apenas por não ser GO, mas até deixou um pouco mais curioso em experimentar.

A jogabilidade te coloca em um dos dois lados, preto ou branco e você determina a forma de se ganhar, fazendo com que entre uma e seis peças sejam excluídas do jogo. Ou seja, se você configurar as regras para que três peças sejam excluídas, o primeiro a conseguir tirar três peças do adversário irá ganhar a partida.

O movimento das peças pode ser feito entre uma e três peças de uma vez, ou seja você pode sair mexendo apenas uma peça, mas se a mesma estiver enfileirada com até três, pode mexer duas ou as três de uma vez. As peças não são capturadas, mas sim empurradas, sendo que é preciso estar com ao menos uma peça a mais, por isso uma fileira com três peças pode empurrar uma fileira inimiga com duas peças, e uma fileira com duas peças pode empurrar uma peça inimiga. Mas se tiver uma quantidade equivalente, não é possível.

O objetivo do jogo é empurrar as peças até caírem fora do cenário, sendo assim é preciso ter estratégia, pois como o adversário pode mudar a posição, pode ser que você empurre uma peça até o final e quando faltar só um movimento para derrubá-la, o adversário mude de posição, e assim normalmente fazer isso acontece em três casos, ou o adversário foi desleixado e não percebeu que uma peça estava prestes a cair, ou ele deixou aquela peça cair para fazer outra coisa mais importante, como sacrificar pra salvar algo, ou a peça ficou cercada e sem saída, só restando cair.
O multiplayer do jogo pode ser simples ou pode acabar por dar certos problemas, infelizmente com o primeiro amigo que tentei jogar aconteceu um problema de tela preta, e ao pesquisar um pouco, vi que algumas pessoas também tiveram o mesmo problema. Felizmente não acontece com todos e também existe uma certa configuração a se fazer na steam que pode tirar o problema, sendo assim pode gerar uma boa diversão. Esse é daqueles jogos para se passar o tempo com os amigos, em que você conversa e joga ao mesmo tempo, também se apresenta como bastante desafiador especialmente se são pessoas do mesmo nível.

Enfim, o jogo é bastante divertido para quem gosta de jogos clássicos de tabuleiro, certamente irá gerar um bom tempo de entretenimento. Vale a pena dar uma conferida no site daG2A, pois lá eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida aqui.

Postar um comentário

0 Comentários