Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Uma Noite de Crime - Imagine um país sem lei nenhuma

Você já parou para pensar em como o mundo seria se não houvessem as leis? Se as pessoas pudessem fazer simplesmente o que bem desejassem? Já viram o quanto leis reprimem instintos e mantém a sociedade na linha? Afinal de contas quando se tem raiva de alguém, sabemos bem as consequências se matássemos essa pessoa, mas e se fosse certeza de que não haveria punição, o que acham que aconteceria?


Na revista em quadrinhos Wanted é mostrado bem o quanto pessoas poderiam fazer as maiores loucuras se não tivessem limites alguns, com um personagem saindo por aí, estuprando todo mundo, matando todo mundo que ele não gostava e simplesmente não se importando com nada. E acredito que muita gente iria fazer o mesmo.

Esse filme é interessante exatamente por abordar o tema, e a história mostra um futuro onde as prisões estão cheias demais e o crime está fora de controle, isso faz com que o governo dos Estados Unidos decida tomar uma medida extrema e cria uma lei onde ocorre um evento uma vez ao ano chamado "Expurgo Anual", e nesse evento, durante doze horas seguidas, praticamente todas as leis são inválidas. Ou seja, todas as pessoas podem fazer o que quiser, e usar quase todo tipo de armamento, inclusive assassinar quem quiser. Nessa noite as próprias famílias tem que se defender e o caos se forma lá fora.

O filme mostra que as pessoas apoiam bem o expurgo, pois graças a isso a criminalidade diminui drasticamente, assim como a pobreza, já que pessoas que não tem como se proteger, como os mendigos, são simplesmente torturadas e massacradas. A economia dispara e todos ficam felizes, no caso o filme apresenta uma das famílias e como de repente passam a ser alvos de outras pessoas que notavelmente são de classe média pra cima também.

Acredito eu que o filme tenha se baseado em muitas coisas envolvendo a nossa realidade, como por exemplo aquele vídeo brutal dos caras que matam um mendigo com um martelo. E acaba se fazendo pensar, a ideia dele é muito interessante. Mas apesar de tudo é notável a limitação do filme, esse poderia ser uma daquelas tramas chocantes com violência ao extremo e proibição em vários países, e fazer sua fama assim. Mas acaba sendo um filme onde tudo é mostrado de forma um tanto previsível e a violência não é tanta assim.

Enfim, esse é um filme que acaba fazendo pensar um pouco, mas que acaba não sendo marcante como poderia ser. É divertido, mas é um daqueles filmes que você vai ver, vai ficar entretido no momento, e assim que terminar vai ser só mais um filme que você viu. Recomendo assistirem porque é interessante a ideia, mas não esperem uma obra inesquecível. Caso tenha se interessado, você pode conferir aqui. E não deixe também de conferir a matéria sobre Uma Noite de Crime: Anarquia.
)

Postar um comentário

0 Comentários