Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

MoonBase Commander - Um jogo de estratégia inovador

É sempre muito bom ver um jogo inovador, porém não é algo tão comum de se ver por aí, e mesmo assim alguns deles começam a ser tão copiados, que essas ideias inevitavelmente se tornam padrões. No entanto algo realmente raro é ver um jogo que se torna inovador e mantém essa "exclusividade" por muito tempo. E MoonBase Commander é um jogo que definitivamente pode ser classificado dessa forma, já que fui jogar o jogo apenas em 2014 e foi uma baita de uma surpresa quando fui dar uma conferida na data de lançamento e descobri que é um jogo de 2002 e mesmo assim ainda conseguiu se manter bem diferente de outros jogos do gênero que já vi antes.

A história se passa em um futuro caótico onde a humanidade foi devastada devido a falta de recursos naturais, já que o planeta foi explorado exageradamente. Graças a isso os humanos passam a fazer o que podem, inclusive tentarem explorar o espaço, e o primeiro alvo naturalmente é a lua, sendo assim você é escolhido para estabelecer uma base lunar e extrair recursos, no entanto nada é tão fácil e vários outros tentam o mesmo, gerando assim guerra, e te fazendo ter que elaborar uma maneira adequada para dominar o território e eliminar o rival.

Esse é um jogo de estratégia que lembra bastante um jogo de tabuleiro, colocando cada jogador em turnos para fazerem seus movimentos, construindo unidades novas com uma certa quantidade de pontos. Ele tem também muitos elementos que irão fazer lembrar jogos comuns de estratégia, porém esse se diferencia bastante por acabar tendo um estilo único de construção de unidades, e que mantém realmente um ritmo que parece estar perfeitamente entre os dois gêneros, tabuleiro e estratégia.

Aqui você começa em um lugar aleatório do mapa, com um centro onde pode construir novas unidades, porém ao invés de você selecionar o lugar onde quer construir, você aponta na direção em que quer e pressiona o botão de lançar, onde uma barrinha vai começar a carregar, quanto mais ela carregar, mais distante você irá lançar aquela estrutura e assim ela é arremessada e fica conectada à estrutura anterior. Também é necessário ter cuidado, pois se a unidade cair em um lugar inadequado, ela explodirá e você terá gastado recursos atoa.

A partir dai você vai espalhando suas unidades, elas são variadas, pode ter por exemplo uma simples torre que aumenta seu campo de visão, um novo centro de comando pra poder criar novas unidades, etc. O mesmo sistema vale para ataques, algumas estruturas são automáticas, como a de defesa aérea, sendo assim se um inimigo arremessar uma unidade que vai ser instalada ali perto, mas você tiver defesa aérea, ela toma uns mísseis antes mesmo de cair no chão, porém existem outros sistemas que você tem que mirar igual mira com as unidades e arremessar certinho no inimigo. Quando uma estrutura é destruída, se ela for um centro de comando, todas aquelas que estiverem conectadas a ela serão destruídas também.

O modo multiplayer do jogo é basicamente o mesmo do singleplayer, onde você enfrenta outras facções e tenta dominar o território, porém você enfrenta amigos mesmo, e isso torna as coisas realmente mais divertidas, pois você se sentirá como se estivesse jogando um verdadeiro jogo de tabuleiro online. O único problema é que ele tem apenas modo lan e não servidores, sendo assim você terá que usar um programa para simular uma rede e assim jogar online, o que pode ser um pouco complicado para alguns jogadores.

Enfim, esse é um jogo que irá consumir várias horas de sua vida e irá garantir muita diversão, você vai sentir como se estivesse jogando um daqueles joguinhos viciantes para celular, porém bem mais complexo e com muita estratégia. Quem se interessar pode dar uma conferida no site oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários