Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

The Shivah - Um carismático jogo com climinha noir!

Sabem, de vez em quando eu vejo jogos que envolvem de alguma forma evangélicos e católicos, no entanto eu acredito que nunca vi um jogo com uma forte temática judia, e The Shivah me surpreendeu pois é completamente baseado nisso, o que por acaso se tornou de imediato algo muito agradável. Não que eu tenha algum tipo de ligação com a religião em si, mas jogos bons costumam vir de boas ideias, que por sua vez costumam ser diferentes do que costumamos ver, o que é o caso desse jogo.

A história é focada no rabino Russell Stone, um homem que recebe diversas críticas dos fieis que o seguem e aos poucos está sendo abandonado por usar palavras pesadas e falar sobre sua religião de uma forma um tanto sombria, que acaba afastando as pessoas, principalmente crianças. Certa noite ele decide dar um sermão sobre a injustiça da vida, com o tema "Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?", mas acaba desistindo e se retira, para logo depois receber a visita de um detetive, que o avisa sobre o assassinato de Jack Lauder, um homem que no passado teve um forte desentendimento com o rabino, passando a odiá-lo, porém o estranho é o fato de que o mesmo deixou como herança a quantidade de dez mil dólares a Russell Stone e assim o tornou o principal suspeito do assassinato, levando o homem a começar a investigar o que aconteceu.

O jogo é bastante carismático e tem um clima noir, portanto há toda uma investigação e você deve ir a vários lugares da cidade para aos poucos ir coletando as pistas sobre o que aconteceu, em geral ele tem uma mecânica clássica de jogos de aventura point and click, sendo assim a atmosfera é realmente o que mais me atraiu.

O jogo é cheio de termos do judaísmo, portanto os personagens podem ter conversas que certamente vão ser estranhas à primeira vista, por outro lado há um livro com termos e você pode consultar para não se sentir perdido. Isso acaba sendo ótimo pois além de manter um bom clima para o jogo, ele ainda te deixa cada vez mais envolvido com aquilo, afinal você não vai ficar consultando o tempo todo o significado de algumas coisas, e outras você consegue imaginar só pelo contexto.

A coisa que mais me agradou dentro desse jogo foram os diálogos, você sempre pode escolher a forma que o seu personagem irá responder as coisas, e isso te coloca a sensação de estar persuadindo os outros personagens, e uma coisa interessante é que as opções em geral são para a mesma resposta, sendo que o que muda é o tom que você as responde, podendo ser uma pessoa calma, impaciente, sarcástico, entre outras opções. Eu achei interessante como uma mesma resposta pode conduzir uma conversas para certos rumos.

Enfim, ta aí um ótimo jogo, carismático, com uma atmosfera intensa e o melhor, com uma ideia que não se vê todos os dias. Para quem se interessou pode dar uma conferida na página oficial do jogo.

Postar um comentário

0 Comentários