Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um sucessor espiritual de um jogo?

Na segunda década dos anos 2000 se popularizou um termo que antigamente não era tão utilizado, mas que no entanto nem todo mundo sabe exatamente o que significa ou o que classifica. São as tais das sequencias espirituais ou sucessores espirituais de um jogo, por isso a matéria de hoje será sobre esse tema. Bom, antes de tudo quero dizer que esse termo pode ser aplicado a diversas coisas, não está limitado a jogos, mas também a filmes e outras coisas, incluindo até mesmo produtos. No entanto a matéria será sobre jogos.


Como vocês bem devem saber, estúdios de video games abrem, fecham, demitem e contratam equipe, trocam de empregados e várias outras coisas o tempo todo. Então os direitos autorais de uma franquia podem pertencer a uma empresa e ela contratar uma equipe pra fazer um novo título daquela franquia, depois dispensar a equipe e chamar outra. Cada uma tem seu estilo próprio, suas "manias" e tendências. Porém algumas vezes uma franquia nova surge junto a uma equipe, depois o estúdio é vendido, mas o título não e essa equipe não terá mais o direito de fazer novos jogos daquela franquia pois não tem direitos sobre ela, e aí o que fazer? Uma sequencia espiritual!




O exemplo que eu dei foi o mais comum, porém não se limita a isso, uma sequencia espiritual é quando um jogo feito por uma equipe é lançado e de certa forma tem uma ligação com o anterior, pode ser o estilo, como já citado, mas pode ser outras coisas como por exemplo se a empresa lança um jogo em uma época, ela acha muito foda a ideia, o estilo, as técnicas aplicadas, mas simplesmente não faz sucesso algum, ela pode muito bem pegar todas aquelas ideias e futuramente aplicar de novo. Ou o jogo pode até ter feito sucesso mas a empresa quer reaproveitar aquela ideia e lançar algo com o mesmo estilo só que com um universo modificado. Ou até mesmo o universo pode ser igual, porém sem citar o jogo anterior. E em alguns casos mais raros é exatamente o mesmo universo só que com um jogo bem diferente quanto ao resto.

Nem sempre um sucessor espiritual é lançado com um título diferente do outro, estranhamente a Rockstar considera Red Dead Redemption a continuação espiritual de Red Dead Revolver, e não uma sequencia. Acredito eu que isso é devido ao fato de que a empresa provavelmente decidiu "Vamos criar um jogo de velho oeste em um mundo aberto e tudo mais? Mas ei, nós já temos um jogo de velho oeste e não tem nada a ver com essa ideia... Então ao invés de colocarmos um título novo, vamos por o mesmo só que não será uma sequencia, mas sim um sucessor espiritual!". É o que acho né, já que os jogos não tem mesmo a ver.

Um outro tipo de sucessor espiritual é quando um jogo foi lançado mas não saiu como a empresa queria. Às vezes porque a tecnologia era limitada na época e a ideia era avançada demais, dessa forma é lançado um sucessor espiritual da coisa quando ela pode, ao invés de lançar uma sequencia do primeiro.

Existem algumas pessoas que usam a palavra sucessor espiritual para jogos muito parecidos, no entanto acredito que seja errado falar dessa forma, acho prático usar o termo "Sucessor espiritual" pra ser direto no que se quer falar, no entanto não creio que signifique que realmente seja um se não foi criado pela mesma equipe, mas sim um jogo parecido. No entanto acho que o termo pode ser usado como praticidade só pra passar exatamente o que se quer dizer, afinal quando você fala "Jogo Parecido" é diferente de falar "Sequencia espiritual" que quer dizer que não é só parecido, mas tem a mesma essência do outro jogo.

Alguns exemplos de sucessores espirituais são Paper Mario que veio de Super Mario RPG e Fallout que é a sequencia espiritual de Wasteland. Alguns também são inusitados como o próprio Bloodborne, que embora agora tenha uma personalidade própria, em seu desenvolvimento era considerado uma sequencia espiritual de Dark Souls devido a ser da mesma desenvolvedora e ela adicionar a dificuldade tão peculiar do outro jogo. E você? Conhece alguma sequencia espiritual? Cita aí nos comentários. =)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Estou louco pra ver Shadow of The Eternals, sucessor espiritual de Eternal Darkness do GameCube. Tomara que consigam o financiamento para o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Alguns que eu lembro:
    Shenmue => Yakuza
    King's Field/Shadow Tower, ST Abyss => Demon Souls => Dark Souls
    System Shock 2 => Bioshock

    ResponderExcluir
  3. Acho que ICO Shadow of the Colossus e The Last Guardian se encaixam nessa categoria.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de Shadow of the Colossus ter sido lançado depois de ICO , eu acho que Shadow of the Colossus é um antecessor ...

    ResponderExcluir