Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Você sabe o que é um jogo hack and slash? Descubra!

É muito comum se ver por aí pessoas usarem o termo hack and slash, porém nem todo mundo sabe exatamente que tipo de jogo é esse tipo de jogo ou confundem exatamente do que se trata, portanto resolvi criar uma matéria para falar sobre o tema. =)

Uma coisa engraçada sobre esse termo é que ele não surgiu nos video games, mas sim no RPG de mesa Dungeons and Dragons. No longínquo ano de 1976 surgia a revista Dragon, que era especializada em RPG, e nos anos 80 foi publicada uma matéria nela que falava sobre o quanto alguns jogadores não eram capazes de desenvolver uma boa trama em uma campanha e simplesmente saíam batendo e cortando sem objetivo algum. E assim surgia o termo hack and slash!




Com a chegada dos jogos, naturalmente não demorou muito para surgirem jogos em que era normal sair andando e matando sem parar, e assim um termo que antes era exclusivo para RPG de mesa, se tornou mais conhecido no mundo virtual.

Lembrando que a principal característica de um Hack and Slash é se ter uma arma de curto alcance para se matar os inimigos, como espadas, porretes, martelos, e outras coisas. Esse é o elemento principal do estilo. Portanto não é qualquer jogo que pode ser considerado um hack and slash. Isso também faz com que a maioria dos jogos com essa temática sejam medievais ou em algum cenário de fantasia, já que é mais comum colocar inimigos com armas de curto alcance.

Um outro detalhe é que o termo funciona como gênero e como elemento, sendo assim um jogo pode ser completamente hack and slash colocando como objetivo saindo passando a faca em geral, ou pode ter meramente um elemento de um jogo, ou seja não é o elemento principal, mas sim um dos elementos de uma obra.

Bom, é isso aí, espero que esse texto possa ser útil para alguém e também deixe de forma mais claro para outros sobre o que é hack and slash. A apelativa franquia em quadrinhos Hack/Slash tem seu nome como referência a esse gênero. Vocês conhecem algum jogo do gênero? Digam aí!

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Kratos deveria ser o aluno.

    ResponderExcluir
  2. Cade meu outro comentário?

    ResponderExcluir
  3. Mais um ótimo texto mas quem deveria estar no lugar de professor era o Dante por que foi o jogo Devil May Cry que popularizou e quase inventou praticamente o gênero Hack and slash de jogos.

    ResponderExcluir
  4. Tive que postar de novo outro comentário por que esse mesmo sumiu não sei por que kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. O legal é que o Sky explica os termos para galera sobre os significados das palavras da cultura pop.

    ResponderExcluir
  6. Tá faltando Bayonetta ai nessa imagem outra grande representante do gênero Hack and slash actual.

    ResponderExcluir
  7. Na real o primeiro jogo a se popularizar no gênero Hack and slash foi o Golden Axe de Arcade. Já nas novas gerações podemos considerar o Castlevania 64 como precursor do gênero nos ambientes 3d.

    ResponderExcluir
  8. Lembro de ter jogado um jogo em 2d que se chamava "Castle Crashers".
    Eu chamava aquilo de hack and slash, mas não tinha certeza se era o certo. Agora, tenho -q

    É bem legal ele sky, não sei se tu já falou aqui. É bastante cômico e tem elementos de rpg também, um multiplayer bacana que libera arenas de pvp entre os presentes... Vale a olhada :D

    ResponderExcluir
  9. Pensava q tinha algo a ver com hack de jogos u.u vlw ai kkkk

    ResponderExcluir