Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O que é preciso para ser um gamer?

Olha, claro que isso é uma questão de opinião e ponto de vista, mas eu às vezes fico abismado em como algumas pessoas se consideram gamers e tem uma atitude que não condiz muito com a coisa, pode ser que a pessoa esteja falando só da boca pra fora ou simplesmente não tenha pensado sobre o assunto.

Vamos tomar como exemplo um cinéfilo, que é uma coisa bem diferente de uma pessoa que gosta de filmes. Um cinéfilo não apenas gosta, ele é um admirador da arte, ele gosta e analisa, compara e também experimenta novas obras, não simplesmente assiste filmes porque acha legal, é algo muito mais intenso que simplesmente assistir.

Eu vejo a palavra gamer exatamente como a palavra cinéfilo, só que ao invés de alguém que tem filmes na veia, tem jogos na veia. Então uma pessoa que joga apenas FIFA ou Call of Duty, eu realmente não considero como um gamer, mas sim um fã de uma franquia em especial, o que não o torna um gamer.

Não me entendam mal, eu não estou menosprezando nem nada, gosto é gosto então se a pessoa só gosta de meia dúzia de jogos não é problema dos outros e ninguém é melhor que ela só porque curte mais jogos, mas o que estou falando é que acho que o termo acaba ficando um tanto superficial para se usar com qualquer pessoa, é meio exagerado falar que a pessoa é GAMER porque joga uns joguinhos no celular enquanto está no metrô para passar o tempo.

Outra coisa que acho que caracteriza um gamer é conhecer outras franquias mesmo sem gostar. Obviamente um cinéfilo também não ama todos os filmes que vê, mas a lista de títulos que ele conhece é gigantesca. Então não ter medo de experimentar ou ter mente aberta para receber informações é algo que eu acho que só um gamer faria.

Enfim, como falei anteriormente, isso é questão de opinião, não existe nenhum registro de o que é, mas acho que como é um nome que caracteriza um grupo, acredito que existem certas regras para estar nesse grupo, e acho que só gostar de jogar alguns jogos acaba tornando um exagero a pessoa ser chamada de gamer, afinal observe quantas menininhas que se interessam muito mais por roupas e sapatos que qualquer outra coisa não acham uns joguinhos no celular e vão jogar, acho que elas não são gamers só por isso, e considero o mesmo para jogos hardcore.

Alguns devem estar se perguntando "Mas e daí? Qual o problema em ser chamado ou não desse jeito? É importante estar nesse grupo?", e resposta não, não é nada importante estar nesse grupo, no entanto essa é uma ótima maneira de identificar pessoas indo direto ao ponto e saber o que você vai falar com ela, por exemplo para discutir certos assuntos, você acha outro gamer e pronto, já sabe que a pessoa está por dentro e que ela vai amar da mesma forma jogos. Não é questão de ser um jogador melhor, é questão de saber quem admira tanto quanto você, o que nada tem a ver com superioridade, e sim com gosto pessoal e reconhecimento de outros que compartilham desse gosto. Mas e vocês? Concordam? Se não, como caracterizam um gamer?

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Interessante sua lista eu me considero um gamer pois jogos vários jogos conheço as franquias e pretendo ainda trabalhar na indústria de jogos. Eu acho que game está na veia igual quando minha mãe comprou meu Mega Drive eu fiquei alucinado e muito feliz também acho que uma pessoa que curte só uma franquia e não está apta para as outras não pode realmente ser considerada gamer. ótimo texto parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu me considero um gamer, jogo tudo de tudo, aproveito cada jogo, RTS,FSP,RPG,CORRIDA, TODOS \O/, mas como todo gamer (pelo menos eu acho) tenho carinho por uma série em especial: Half-Life. *-*

    ResponderExcluir
  3. Olha sky, eu estava pensando nisso nesses dias. Afinal, eu me considero um games, conheço praticamente todos os titulos até a decada de 90 (e caramba, eu nasci na decada de 90!). Mas se for considerar minhas habilidades, eu sou pessimo, principalmente nos multiplayers, e acabo preferindo um bom rpg singleplayer. Sera que isso me torna menos gamer?

    ResponderExcluir
  4. Discordo.
    Primeiro que ser gamer, true gamer, real gamer, jogador de video game, sao apenas rotulos que nao fazem alguem ser mais importante ou melhor do que outra pessoa.
    Segundo Gamer pra mim sao todos os que gostam de jogar video games ou games eletronicos e estao inseridos nesse mercado de alguma forma mesmo que atraves de uma ou franquias, nao eh o meu caso, mas confesso que sao os jogos que mais jogo ate pelo sucesso dessas 2 franquias que provavelmente sao os jogos mais jogados no Mundo, junto com WOW.
    Se voce olhar no dicionario, cinefilo significa Aquele que gosta de filmes cinematograficos. ( nao especifica qual tipo) Entao se eu vou ao cinema uma vez por semana ou gasto a sobra do meu dinheiro com cinema, se este eh o meu grande lazer, entao eu sou cinefilo, mesmo que eu nunca veja filmes de terror por exemplo.
    Eh igual a qualquer rotulo, LUTADOR, lutador eh lutador seja de boxa, MMA etc....
    MOTORISTA de taxi, onibus, carro.
    PILOTO de aviao, de corrida e por ai vai.
    Acho q existe uma diferenca entre ser gamer e ser especialista em games.
    Entao se um cara compra todo ano o COD e joga com uma certa frequencia, utiliza isso como parte de seu lazer...ele eh gamer sim, mas eh apenas um rotulo...oq importa eh jogar...ver filmes...lutar....ou seja se divertir do jeito que achar melhor.
    Rafa
    P.S o texto ta sem acento pq o teclado ficou doido e nao tive paciencia de reconfigura-lo.

    ResponderExcluir
  5. realmente sky eu vejo muito as pessoas se chamarem de gamer mais quando vejo ela tem apenas o habito de jogar-video game e não ser alguem que conheçe realmente os games e franquias, tipo eu admito que tem milhares de jogos que não joguei como também tem aqueles que nem quero jogar (em especial o de terror, não é por nada mais eu tenho medo mesmo '-') mais ainda assim tento saber sobre o jogo. eu me considero um gamer por esses motivos e mesmo tendo aqueles games que vc admira muito ou então odeia, mais mesmo assim analisa o jogo, isso também considero uma atitude de gamer. Agora eu não acho que alguem que seja fanboy possa se considerar gamer porque mesmo que a pessoa tenha um bom conhecimento sobre os games em geral tem aquele que ela vai defender e achando que é o melhor jogo de todos e isso eu acho muito errado para alguem que se considera um gamer.

    ResponderExcluir
  6. @ArthurSharigan!,

    Embora eu ache fanboy's uma coisa muito escrota, não concordo com a afimarção de que um não pode ser considerado gamer. Isso não me fez sentido, pois não o impede de ter jogado uma caralhada de jogos diferentes e saber discutir sobre as franquias, contanto que não toquem no joguinho precioso dele ¬¬
    kkkkk

    ----------

    Não me considero gamer, embora tenha reconhecido 60 jogos dessas imagens ai (sem contar com os personagens que repetem a mesma franquia), e lembro o nome de uns 40 'xDD (e desses que recordo o nome, joguei por pouquissímo tempo quase todos, e só zerei alguns.

    Não consumo uma variedade de jogos o suficiente pra que eu me considere um, embora Animes e Jogos sejam meus maiores Hobbies '-'

    ResponderExcluir
  7. Esquizo isso não te faz menos gamer! Na verdade também sou ruim com multiplayers e sempre preferi os single players desde pequeno. Só porque temos uma coordenação motora ruim não quer dizer que não sejamos gamers. Agora um problema muito grande que eu não encontrava na minha infância é o preço dos jogos. Antigamente ser gamer era muito mais fácil, os jogos eram bem mais acessíveis, mesmo que piratas. Hoje em dia não tenho mais dinheiro e muito menos tempo pra gastar com um jogo que eu não goste, então ser gamer ficou bem mais difícil, eu tenho que recorrer a resenhas e críticas idiotas,que nem sempre descrevem a realidade de um jogo, antes de comprar ao invés de simplesmente comprar e experimentar como era antigamente. Ser gamer hoje em dia está realmente difícil.

    ResponderExcluir
  8. discordo sky, porq dai eu n seria um gamer pq tipo se n fosse o gears 2 (q é um tipo diferente de jogo de tiro) vir junto com o xbox eu continuaria nos fps de sempre, mas n é por eu n ser um gamer, pq como tu disse medo de arriscar eu so pobre sabe, e dai eu ganho um jogo por mes, dai eu compraria em base os jogos pirata q eu jogava no ps2, gta, pes, NFS, CoD (so pobre mas tenho um xbox360 e um ps3 kkkk (na real o ps3 deram pra mim,longa história))

    ResponderExcluir
  9. Bem interessante o post, mas pena que nunca vou conseguir ser gamer. Pois eu não tenho paciência, sou bastante nervosa e insegura, não controlo muito bem os movimentos; inclusive já joguei com o meu primo e nunca consegui :/
    Triste realidade...

    ResponderExcluir
  10. Gaymer é coisa de viadinho. Calem a boca e joguem seus jogos.

    ResponderExcluir
  11. Gaymer é coisa de viadinho. Calem a boca e joguem seus jogos.

    ResponderExcluir