Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Por que os gráficos de mod's são tão superiores?

Muitas pessoas não sabem o motivo de saírem atualizações feitas por usuários que fazem com que os gráficos de um jogo fiquem melhorado. Tem gente que acha muito estranho e pensa "Oé se o jogo era capaz de fazer isso por que a empresa mesmo já não fez?". Algumas vezes eu acho até mesmo injusto a forma como gamers se referem a desenvolvedores de jogos como se fossem incompetentes porque a versão deles não é tão bonita quanto a de alguns mod's, mas bom decidi falar um pouco sobre o assnto para esclarecer para alguns que não entendem como é possível o gráfico de um mod ultrapassar o gráfico original do jogo.

O negócio é que quase qualquer coisa pode ser melhorada quando trabalhada com calma. Imagine que um cara vai fazer uma textura para uma pedra e trabalha horas nela, criando uma textura incrível e muito realista, essa textura é aceita e colocada na versão final do jogo. Mas isso não quer dizer que ela não possa ficar melhor ainda.

Quando se faz um jogo, a pessoa responsável pelas texturas costuma fazer não apenas uma, mas sim várias de vários objetos, e graças a isso obviamente ela tem seu tempo limitado, ela não ficará aperfeiçoando mais e mais pra sempre algo, mas sim irá fazer até ficar muito lindo e passará para o próximo trabalho, onde fará o mesmo.

Já os jogadores podem ter muito mais tempo disponível para pegar as texturas que já foram feitas e tratá-las para as aperfeiçoar mais ainda, e graças a isso vemos esses maravilhosos mod's em que os gráficos ficaram espetaculares. Obviamente tem alguns modders que também vão além e tratam efeitos do jogo, que faz com que fiquem mais lindos ainda, mas no caso pode-se usar o mesmo exemplo, há alguém para fazer efeitos e não significa que eles não possam ser aperfeiçoados nunca.

Mas bom, é isso aí pessoal, ao povo que achava que os criadores de jogos eram todos uns preguiçosos vagabundos que não souberam usar o motor gráfico ao máximo, saibam que as coisas não são bem assim e que tem muitos caras que fazem trabalhos incríveis e poderiam ter feito melhor sim, mas não significa que o trabalho tenha que ser desvalorizado. Fiquem com um mod de crysis 2 que melhora um bocado a vegetação.
Massa né? E essa musiquinha ficou muito estilosa também, apesar de tudo não consigo achar tão bonito quanto os mods para o primeiro Crysis, mas mesmo assim muito agradável. =)

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Skyrim tambem tem mods que ficaram mutio melhores que o da versao final do jogo.

    ResponderExcluir
  2. O jogo com "gráficos" bons obedecem a duas condições

    1- os computadores e programas usados para fazer o jogo tem de ser potentes para dar mais liberdade ao programador.

    2- Direção de arte do designer, ele deve ter noções de desenho e censo de beleza para fazer o jogo embora a maioria das pessoas pensem que os melhores jogos são os mais verosimeis eu acho que são aqueles que tem uma boa dinâmica, afinal Angry Birds foi feito em flash e é tem ecelentes gráficos.

    ResponderExcluir
  3. A questão principal, na minha opinião,é que, além da agenda de produção, os desenvolvedores devem respeitar um certo "limite de desempenho". O jogo final tem que rodar no máximo possível de PCs, sendo assim os caras não podem fazer o negócio com um gráfico absurdo mas que vai rodar em 10% dos PCs que rodaria se assim não fosse.

    ResponderExcluir