Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Aprenda a criar um blog de sucesso - Parte 10 (final)

Bom pessoal e vamos dar continuidade ao passo a passo para se criar um blog de sucesso, caso não tenham visto, leiam antes a Parte 09 do tutorial.
Aumentando as visitas

O motivo da maioria dos blogs serem abandonados ou um fracasso é pelo fato da pessoa não ter visitas e se sentir desestimulada a continuar, por isso hoje vou explicar como lidar com esse problema.

Primeiro vamos raciocinar um pouco, qual o motivo de visitantes irem a um blog e se tornarem leitores fieis? Qual o motivo de você se tornar um leitor fiel do seu blog favorito? Muito simples, o conteúdo dele! Então já pegamos o óbvio e agora é só desenvolver essa ideia para que o seu blog tenha um conteúdo atrativo.

Grande parte das pessoas comete o erro de querer exigir ter visitantes já no começo do blog, esse é um erro fatal pois é pedir demais e por incrível que pareça as pessoas não param para raciocionar que elas não são especiais e não vão ter privilégios, a não ser que você conheça alguém famoso que vá te ajudar a crescer facilmente é claro, mas sozinhos todos nós temos que dar os primeiros passos. Praticamente todo blog já foi pequeno um dia e teve que engatinhar antes de começar a correr.

Se nem você ama o seu blog, como é que pode se achar no direito de exigir que os outros amem? A primeira pessoa que tem que amar o seu blog é você mesmo e não os outros, eles não estão nem aí e se nem o próprio dono gosta, por que eles gostariam? Você iria achar bom ser obrigado a entrar em um blog que começou hoje e o dono não ta nem aí para as postagens mas sim para as visitas? Isso é totalmente fora de noção! Ninguém visita um blog para ver que ele é bem visitado, mas sim para ver o conteúdo dele.

Então o negócio é, antes de você entrar em desespero por causa de visitas, comece fazendo seu blog por amor. Escreva coisas que gosta, faça um conteúdo que você iria gostar de ler em algum lugar. Tente criar algo diferente, imagine algo que você não viu em lugar algum mas que seria legal, como uma lista organizada sobre algo que você goste por exemplo.

Não divulgue seu blog para desconhecidos antes de acumular um pouco de conteúdo, digo isso porque quando um desconhecido entrar no seu blog e gostar, ele vai querer olhar outras matérias e pode acabar virando seguidor, agora se ele entra e só tem uma matéria, ele pode achar que é mais um dos milhares de blogs que foi criado hoje e vai ser deixado abandonado por aí.

As parcerias são a grande chave para crescer, realmente isso vai impulsionar demais o seu blog para cima, portanto lembre de fazer isso sempre. Mas não cometa o erro de fazer parcerias com qualquer pessoa, tem gente que sai fazendo parceria com todos do universo e pensa "Quanto mais, melhor!" e no começo do blog isso pode até dar certo, mas o problema é o que vai vir depois.

O primeiro problema é a poluição que isso vai causar no seu blog, lembre-se que quanto mais limpo o visual do seu blog, melhor! As pessoas gostam de ir direto ao ponto e não ficar vendo um monte de coisas piscando na tela.

Outro problema é a qualidade dos blogs, em geral quando se é iniciante, você consegue milhares de parcerias com outros blogs iniciantes, no entanto a maioria dos blogueiros é preguiçoso, alguns vão abandonar seus blogs, outros não vão postar quase nunca, e outros simplesmente não vão fazer questão do blog crescer e consequentemente não vai gerar visitas pra você.

Ao escolher um blog para pedir visitas, faça isso com cuidado, em primeiro lugar não escolha um blog que o nível é muito mais alto que o seu. Isso porque é quase certeza que ele não vá aceitar e você tem que economizar munição, quando pedir uma parceria tem que ser um tiro certeiro ou quase certeiro. Primeiro comece com blogs do tamanho do seu ou um pouco maiores, a probabilidade de aceitarem vai ser muito maior que você chegar em um veterano e pedir parceria.

Seja legal, não existe coisa mais chata que um blogueiro folgado. Então mostre boa fé ao pedir uma parceria, nunca diga algo do tipo "Coloca ai o meu banner que depois que eu vê, eu coloco o seu" principalmente se o blogueiro for maior que você. Lembre-se que isso é algo do seu interesse e não do dele. Quando for pedir uma parceria seja o mais prestativo e atencioso possível, mostre que realmente está disposto a aquela parceria, seja educado. Jamais fale algo do tipo "Oi eu sou o fulano, coloquei o seu banner la no meu blog, agora coloca o meu aí também" vocês não imaginam como é irritante quando aparece alguém assim, as pessoas são extremamente folgadas e querem impor que você faça parceria com elas, não cometa esse erro.

Ao pedir parceria com um blog um pouco maior que o seu, saiba como fazer isso, não só peça a parceria, crie um texto realista falando sobre a quantidade de visitas do seu blog, a qualidade dele e o motivo pelo qual a pessoa deve aceitar uma parceria com você. Não fique inventando coisas como número falso de visitas ou outros dados falsos. Por exemplo certa vez um carinha veio me pedir parceria e ele colocou bem em destaque que o blog dele "SÓ TEM POSTAGENS FEITAS PELO AUTOR E SEM COPIAS!" o cara na certa se achou esperto demais apenas dizendo isso e pensou que eu não ia pesquisar, quando fui ver, era o contrário, e eu não gosto de humilhar as pessoas ou algo assim então não toquei no assunto dele ter citado que era sem copias, mas mandei uma resposta do tipo "Não dá cara, é que o seu blog só tem postagens copiadas dai isso dificulta um pouco no crescimento e acabaria não gerando visitas na parceria..." daí eu coloquei o link das postagens dele e o link de onde ele tinha roubado e não colocado créditos. Daí ele disse que tudo bem, mas nem tocou no assunto dele ter mentido descaradamente. Por isso seja realista com um blogueiro com mais visitas se você quiser arriscar uma parceria pois mentir pode fazer só com que você fique queimado. E é sempre bom fazer uma proposta, por exemplo você pode já explicar para o cara que entende que o blog dele é maior que o seu então para compensar ele pode por só o link simples do seu blog enquanto você pode por o banner dele. Isso ajuda muito em uma negociação porque o cara vê que você ta com boa vontade e futuramente quando você tiver mais visitas, pode pedir para atualizar a sua parceria. Mas claro, você tem que ter noção das coisas também e entender que não pode na semana seguinte já chegar dizendo "Oi as minhas visitas aumentaram, muda aí o link pra banner" é bom você esperar meses para isso.

Aceite não como resposta. Eu lembro que no inicio, quando o meu blog finalmente começou a crescer um pouco, eu entrava em desespero porque muita gente começou a pedir parceria, mas eram blogs que não valia a pena fazer parceria, no entanto eu ficava com vergonha de dizer que não aceitava, porém também me sentia constrangido em simplesmente ignorar o e-mail sem responder. Mas com o tempo eu aprendi que não vale a pena ter vergonha, seja sincero com a pessoa pois afinal é normal, parcerias são ou não aceitas e eu mesmo já fui ignorado muitas vezes em pedidos de parcerias ou falaram que não dava. Então quando você receber um não, entenda isso, principalmente se você for um blog menor, saiba que blogs grandes pretendem crescer e não vale a pena investir em blogs pequenos por muitos fatores. Lembro que teve um moleque que pediu parceria com a CJBR e não foi aceito, e o cara não ficou quieto, invés disso ele saiu em todos os parceiros da CJBR colocando nos comentários algo difamando o dono. Esse tipo de surto tem que ser evitado ao máximo, você tem que manter harmonia na blogosfera e se já estreia criando inimigos assim as coisas não serão boas pela frente. Lembre-se que você não é um rei para merecer tratamento especial, então esse carinha ficou famoso sim, mas negativamente, alguns dos fãs do dono da CJBR foram lá no blog do cara e desceram o pau, o resultado foi que ele ganhou visitas frustradas por alguns dias e depois morreu na praia e ainda ficou com pinta de invejoso e de quebra recebeu um monte de inimigos.

Não encha o saco de um blogueiro. Ninguém gosta que alguém fica no pé, eu detesto quando me pedem parceria e eu nego daí o cara volta na semana que vem falando "Olha eu já melhorei um bocado de coisa, e agora dá?" ou então pior "Não, então fica olhando meu blog ai todo dia e quando ele crescer o suficiente você aceita parceria" até parece que alguém vai fazer isso né? Esse tipo de pedido absurdo e insistência só faz com que a pessoa queime o filme dela. É por isso que falei aquilo sobre economizar munição, saiba quando você deve pedir parceria para um blog maior, tenha argumentos bons, uma proposta legal, seja educado e prepare-se para acertar de primeira, se você não acha que vai conseguir então deixa para tentar mais pra frente. Se você mandar e o cara não aceitar, só volte no ano seguinte e nunca diga "E agora já dá?" isso vai passar a impressão de que você vai ficar eternamente no pé do cara.

Quando aceitarem sua parceria, seja legal, coloque uma parceria digna pro cara, de preferência crie uma divisão de parceiros. Lembram daquilo que eu disse sobre ter milhares de parcerias? Bom, aquilo afasta parceiros grandes. Pode ter um blog fodão que queira parceria com você, mas ai ele olha a lista de parceiros que você tem e pensa "Caracas, o cara quer me por nessa lista com 137 blogs onde vou ter que rezar pra alguém ver meu link ali no meio, enquanto eu vou por ele na minha pequena lista onde ele vai ficar visível facilmente?" isso faz com que a pessoa desista de fazer parceria com você pois assim como você quer receber visitantes dele, ele também quer visitantes vindos de você. Por isso é bom dividir os seus parceiros em classes, mostrar que tem a parte dos blogs fodões e dos blogs pequenos.

Se cadastre no google analytics e coloque no seu blog para ver quantas visitas está recebendo por dia e de onde estão vindo. Assim fica bom pra distribuir seus parceiros e colocar os maiores nos devidos lugares, as vezes um blog é grande mas não envia visita alguma. Quando iniciar uma parceria lembre de fazer um acordo, fala pra pessoa "Olha dependendo da quantidade de visitas você pode aumentar ou cair na área de parceiros" assim a pessoa fica sabendo que se ela mandar muitos visitantes, ficará mais visível no seu blog e se mandar pouco vai decair.

Não fique sacaneando com outros blogueiros, lembro que teve um parceiro meu que o cara simplesmente me tirou das parcerias mas nem avisou, enquanto eu fiquei com o link dele aqui, o resultado foi que o cara ficou queimado comigo e não é bom ter inimigos na blogosfera. As pessoas cometem o erro de ver um blog pequeno e pensar "Ah eu já sou grande agora, vou tirar esse aqui que nem tá dando visita!" e então tirar o cara sem avisar, isso pode não parecer nada pra você, mas as pessoas são totalmente imprevisíveis, então mesmo que o carinha não esteja nem aí pro blog dele, pode ser que quando ele descubra, se sinta tão ofendido que infernize sua vida, saia te queimando em lugares que você realmente queria ficar bem, como por exemplo redes sociais, ou mesmo ir em um a um dos seus parceiros e contar a história, tipo aquele parceiro fodão que você ralou tanto pra conseguir conquistar. Então se você quiser tirar um parceiro porque ele está ruim, entre em contato e explique pra pessoa, espere a resposta e só então retire ele dos parceiros, mas seja educado e explique bem o motivo, fale que tá ralando pro seu blog crescer, não chega só dizendo "To tirando essa porra do meus amiguinhos e te bloqueando, tchau!". A maioria entende numa boa, outros falam "Não, espera eu vou melhorar" e pode ser que o cara melhore a visualização do seu banner no blog dele e as visitas aumentem, e é claro tem os barraqueiros mas aí você continua educado e explica que são só negócios ou você pode ser piedoso também é claro, mas aí é com você.

Saiba apostar suas fichas em blogs menores! Nem sempre um blog ser menor que o seu quer dizer que não mereça uma parceria, lembre-se que qualidade é tudo e se um blog tem qualidade bem clara, não perca tempo e aceite parceria com ele ou até mesmo peça parceria pois ele vai crescer e você estará investindo em algo que vai dar frutos.

Não seja esnobe, quando seu blog crescer continue respondendo a todos e falando com todos, as pessoas valorizam muito mais um blogueiro agradável que um que se acha. Se te mandarem um pedido de parceria responda mesmo que o blog do cara seja ridículo, e não humilhe ele, se possível dê umas dicas que o cara até vai achar legal.

Bom, é isso, não vou mais postar esse especial não, espero que tirem proveito. =)

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

22 Comentários

  1. Oi tudo bem ...? ^^
    Eu tenho um blog e queria saber a sua opinião sobre ele ,eu estou lendo este guia que você fez desdo inicio e gostei muito.
    Eu tinha visto o seu blog pela primeira vez no antigo site do gamer point .

    Meu blog :http://pso2up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caso você queira apagar estas mensagens que eu escrvi tudo bem.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk parece até brincadeira, na postagem falando sobre blogs pequenos que ficam pedindo parceria, o cara chega e faz o que tá escrito pra não fazer,kkkkkk
    Eu não visitei o blog, mas sinceramente, ficou meio cômico isso...

    Que pena que acabou esse especial, tava muito legal ele, dava uma inspiração, mas preguiçite aguda é foda!

    ResponderExcluir
  4. Manta Oyamada

    Bom, se eu fosse você colocaria uma imagem no topo do blog, isso deixa ele mais atraente. Eu também tiraria aquele contador de visitas la porque ele não serve pra nada já que quando a pessoa atualiza a página ele já se atualiza, dessa forma não se sabe quantos visitantes se teve de verdade mas sim quantas atualizadas de página tiveram, acho que é melhor você instalar o google analytics pra ter essa noção e colocara um contador de visitantes online que aí você vê quanta gente tem ao mesmo tempo e vai acompanhando o aumento. '-'

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado ^^
    Eu vou fazer o que você disse.

    (Rodrigo)se você estava falando de mim
    eu não pedi parceria alguma, eu pedi uma opinião afinal o cara sabe mais do que eu,sou humilde cara estou pedindo uma Crítica que me ajude.

    ResponderExcluir
  6. Manta 0yamada

    Tuchê!(é assim que se escreve?!?!)

    É li mal e interpretei pior ainda seu comentario...
    Mas faltou uma parte no especial, a de leitores chatos, torra linguiça (feito eu)!

    ResponderExcluir
  7. Nada, você é um dos meus leitores favoritos uahahahaha. =D

    ResponderExcluir
  8. Manta 0yamada

    Desculpar oque? Fui eu que entendi errado o seu comentario XD É nisso que da ficar dormindo nas aulas de português!

    Se eu tivesse um Twitter eu até te passava Sky, pra você poder seguir um dos seus leitores favoritos! kkkkk Vish, eu não entendo essas redes sociais a unica que eu conseguia mexer era o Orkut, mas o Face... num consigo nem jogar o Dragon Age que eu tanto queria :(

    ResponderExcluir
  9. ei sky me ajuda a ficar mias feliz ando meio triste ultimamente

    Poste algo q seja muito engraçado

    ResponderExcluir
  10. Opa Sky, to aqui para agradecer esse especial que vc postou, segui tudo e criei meu blog, teve coisas que eu não pude evitar porque ja fazia parte da ideia do blog, eu sempre quis ter um blog de noticias de jogos, então eu achei varios sites de noticias e coloco as que eu acho importantes, mas sempre escrevendo meu proprio texto, e colocando a fonte, como vc postou. Além das noticias eu vou colocar analises de jogos, ai sim o texto vai ser totalmente meu, o engraçado é que eu ja postei uma analise do gta IV e no mesmo dia ja teve 20 views, pode parecer poco, mas pra um blog que criei esse semana ta bom XD. Se vc pudesse gostaria que vc desse uma olhada no site, e na minha analise, e me dissesse o que posso melhorar no site, o nos textos. Agradeço denovo pelo especial, ajudou de verdade!

    Se puder, visite.

    http://maldegamer.blogspot.com.br/

    Vlw Sky!

    ResponderExcluir
  11. Vitor L.

    Se eu fosse você alinharia melhor os textos, vídeos e imagens para não parecer que estão jogados mas com o tempo se melhora. =)

    ResponderExcluir
  12. Nossa cara isso que é especial >< Fico triste de ter acabado, mas foi foda enquanto durou! E será que dá para você visitar o meu blog e ver se esse especial valeu ? http://dynastinae.blogspot.com.br/ Críticas, Críticas, Críticas ?

    ResponderExcluir
  13. Espero que não se importe de eu ter posto o seu blog em "site que vão roubar sua alma", é que você sempre foi uma referencia para mim, mas se você quiser que eu tire é só falar. Mas sem parceria.

    ResponderExcluir
  14. Ae Sky, ja alinhei os posts antigos e vou alinhar os próximos já. Vlw!

    ResponderExcluir
  15. Ooi, eu iniciei meu blog a pouco tempo,-ja tive alguns, mas como eu tinha época de provas na escola e não dava para entrar, a quantidade de visitas diminuía e eu ficava deprimida e desistia, mas resolvi que esse eu vou seguir até o fim.- eu estava lendo essas dicas e me parecem bem boas e corretas, de uma olhada em meu blog e me diz o que devo melhorar.
    http://nerdsdesapatos.blogspot.com
    muito obrigado, agradeço a quem me seguir.

    ResponderExcluir
  16. Bom SE fosse meu, eu mudaria a imagem do topo. Mas é você que tem que se adaptar ao seu estilo próprio, siga as dicas que eu dei e se esforce e seu blog vai longe. =) Basta gostar do que faz que outros começarão a gostar também. *-*

    ResponderExcluir
  17. cara, amei as dicas que você deu... de tanto eu procurar sobre como criar um blog, vou acabar criando um sobre isso... kkk. Muito esclarecedoras as suas dicas! Valeu!

    ResponderExcluir
  18. Oi, adorei suas dicas, mas ainda vou pesquisar muito para não cometer os erros que você fala, antes de entrar na aventura de criar um blog!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  19. aaaah acabou ;-;
    quero mais! hsuahsua \o/

    ResponderExcluir
  20. Que empolgação Sah, hahaha, fiquei surpreso de ver alguém feliz com minhas dicas três anos depois que postei hahaha. Muito obrigado por ler, fico feliz que tenha sido útil. =)

    ResponderExcluir