Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Tio Sam - Afinal quem diabos é esse cara?

O Tio Sam é um símbolo nacional nos Estados Unidos, mas já foi além disso e hoje em dia faz parte da cultura pop mundial. É muito normal se ver em quadrinhos, séries, filmes, propagandas e tudo quanto é lugar, referências ao Tio Sam fazendo sátiras. Um bom é exemplo é um dos posters do filme de kick ass em que o Tio Sam é substituído pelo Kick Ass convocando pessoas para se alistarem a serem super heróis. Em geral a imagem dele é usada muito em trocadilhos ou locais que queiram passar mensagens usando ironia.
Mas afinal, quem é esse cara com cartola apontando para você? Por que é tão famoso?
Bom, a verdade é que o Tio Sam não foi mesmo um homem super patriota ou algum tipo de militar louco pelos Estados Unidos. Ele é um personagem que surgiu em 1812 quando os Estados Unidos estava na guerra Anglo-Americana.  Inicialmente ele não tinha imagem, mas apenas falavam sobre, portanto não se podia apontar para a imagem e dizer "Esse é o Tio Sam". Dizem que sua criação ocorreu com os soldados que recebiam carne da companhia de um homem chamado Samuel Wilson. Os barris vinham com as letras U.S. gravadas, que era uma sigla para United States (Estados Unidos). No entanto eles decidiram brincar com as letras e diziam que ele colocava U.S. porque significava "Uncle Sam" sendo que Uncle significa "Tio" em inglês e "Sam" uma abreviação do nome Samuel Wilson, portanto era como se ele tivesse mandado a comida e gravado em cima que foi ele, "O Tio Sam" que mandou.
A primeira vez que ele foi desenhado e finalmente ganhou uma aparência que podiam dizer que era ele, foi apenas quarenta anos depois em 1852... Distante, não? O_O'. E apenas em 1917 é que ele ganhou o tão famoso poster que todos fazem trocadilhos e modificações hoje em dia. O artista James Flagg colocou a frase "Eu quero você para o exército dos EUA" que em nossa língua acaba não tendo o mesmo sentido já que a própria frase é um trocadilho... A versão em inglês é "I want you for U.S. ARMY" sendo que "army" significa exército e o U.S ao mesmo tempo que significa United States, também significa Uncle Sam, ou seja "Eu quero você para o exército do Tio Sam". No entanto a própria imagem não é original, ela é baseada no poster do Marechal britânico Horatio Herbert Kitchener que foi criada três anos antes.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Batman Arkham City, harvey dent,:D tbm tem um desses, ai tem a cara dele deformada de um lado, eu rachei de rir qndo vi no jogo

    ResponderExcluir
  2. finalmente entendi pq minha professora de geografia sempre q falava dos EUA falava "tio sam"...

    ResponderExcluir
  3. pq naum da pra copiar o conteudo do blog? queria postar essa informação numa comu no orkut .claro dando os creditos

    ResponderExcluir