Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O enorme preconceito com fãs de obras adaptadas

É normal que fãs de alguma coisa sempre esculachem quando vêem a obra que tanto gostam ser adaptada para outra coisa, como por exemplo um mangá que vira anime, um jogo que vira filme, um quadrinho que vira série, entre várias outras coisas. Mas é certo desprezar também os fãs da adaptação?

Eu acho uma pena quando vejo uma pessoa falar algo do tipo "Fulano acha que entende algo da obra só porque assistiu a adaptação". Eu compreendo que a pessoa realmente pode ter perdido muita coisa, mas acho um absurdo outros quererem tirar o direito da pessoa de debater sobre o assunto ou achar que ela é inferior só porque é fã da adaptação. E também é muito comum ver pessoas que odeiam quem prefere a adaptação ao original, é como se fosse uma blasfêmia imperdoável e que simplesmente a pessoa não tem direito de fazer algo como preferir a "versão falsificada".
O grande problema é que os fãs acham que a obra original é uma lei divina imutável. Eu não estou falando que adaptações sejam melhores que as versões originais ou vice versa, mas sim que muitas vezes geram fãs diferentes e que é só uma história. A pessoa não é inferior porque não prefere a versão original, ela apenas tem um gosto diferente e pronto.

A maioria das obras não são baseadas em uma história real, a maioria é inventada e eu sei que as pessoas não param para pensar nisso, mas a ideia não vem prontinha com todos os detalhes na mente do criador da história. Elas vão sendo modificadas enquanto são escritas, as vezes o dono da obra apenas pensou no começo e não sabe como vai acabar, ele apenas vai escrevendo e com o desenrolar pensa "Po um final assim seria bom". Muitas vezes acontece da pessoa já ter o final desde o começo mas então ela decidir mudar e achar que um outro é melhor e até mesmo ideias que ela sabia que ia acontecer durante a história são abandonadas e outras adicionadas.

Ou seja, até mesmo o próprio autor não sabe de muita coisa que ele vai colocar quando começa a criar algo, as ideias vão surgindo e assim moldadas. Portanto respeito sobre os gostos de outros é realmente bom se ter.


É lógico que existem adaptações terríveis mas também existem outras incríveis, isso depende mesmo é do gosto de quem está vendo. Acho que ver uma pessoa falando de algo que viu na adaptação e é diferente no original é bem fácil de se aceitar. Creio que as pessoas poderiam ser mais pacientes e falar simplesmente "Não, mas isso foi uma história inventada para a adaptação, não tem nada a ver na versão original." mas ao invés disso já partem para a ignorancia e se sentem superiores dizendo "SEU BURRO! VAI SE FUDER! VOCÊ NÃO ENTENDE NADA DISSO! A VERSÃO REAL É ASSIM, VAI ASSISTIR A VERSÃO ORIGINAL E DEPOIS VEM CONVERSAR COMIGO BELEZA?" afinal uma história não é uma ciência, mas simplesmente algo feito para entreter. É lógico que tem uns fãs de adaptações que são bem filhos da puta e ficam se achando demais, no entanto isso de respeito também vale para eles. O mais importante de ser paciente é que hoje pode ser outra pessoa que conheceu uma obra a partir de uma adaptação, mas amanhã pode ser você, e você vai querer ser diminuido só porque não leu, jogou ou assistiu algo antes?
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

4 Comentários

  1. adaptações como crepusculo.. são... não inventaram um adjetivo para tamanho horror .-. agra, na minha opinião, obras q tem boas adaptações são os filmes da Marvel, PRINCIPALMENTE Homem De Ferro, os kras da Marvel viram q os fans do Tony Stark ficaram tão loucos pelo filme q nem ja fizeram os Vingadores, fizeram o Homem De Ferro 2 .-. adaptações para filmes q são boas tambem são dos livros de Stephen King, O Nevoeiro q o diga è.é agra, adaptações de jogos para filmes... MEU DEUS, isso eu considero uma blasfêmea, deixem Resident Evil em paz, D:

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes com o colega acima,tem varias adaptações que deram muito certo e outras que dera muito errado '-' no caso de resident evil, a historia do filme eh totalmente diferente da do jogo...ai vai de cada um gostar ou nao.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a gente não tem que desprezar as pessoas, mas tem sempre que recomendar que a pessoa ao menos veja o original. Uma coisa é a pessoa preferir a adaptação, agora preferir a adaptação sem nem ver o original, aí sim eu acho a pessoa idiota, mas claro que essas opiniões a gente guarda pra gente, não pode sair xingando assim né.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada sky,mas eh a mais pura verdade ,eu por exemplo sou fa de resident evil o filme com a alice e tudo mais,e todo mundo chinga os fas do filme falando q ficou uma merda,olha eu nunca ioguei RE por falta de oportunidade so posso jogar no pc e eu acho q RE nao pega no meu windows 7 starter.

    ResponderExcluir