Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Barreira Invisível - A desgraça dos video games!

Às vezes você está lá em um jogo tranquilamente passeando pelo cenário, quando de repente decide ir até um lugar e lá vai você andando sem preocupações, no entanto chega um momento que... TCHANRAN! Simplesmente você não pode mais passar! Isso porque está presente ali uma dos elementos mais desagradáveis que há em jogos, que é a maldita parede invisível! è__é

Antigamente tudo bem, era normal, quando estávamos entrando na era 3D muitos produtores ainda estavam começando a ter ideias para certas situações, e a parede invisível era algo bem aceitável, afinal além do 3D em video games ser algo novo, ainda tinha as limitações dos consoles que não podiam criar mundos abertos de cara.

Com o tempo os caras foram ficando mais espertos e aprendendo a invés de colocar a parede invisível, disfarçar ela, colocando pedras no caminho, lixo, um carro virado, ou seja lá o que for, o que importa é que eles aprenderam que isso tornava mais natural, não havia essa quebra de clima brusca e algo tão ilógico como uma parede infernal ali impedindo e logicamente os jogadores também começaram a ficar mais exigentes e querer jogos com esse tratamento especial.



Logo passaram a surgir técnicas mais sofisticadas também pois aquela pedrinha no caminho já não convencia mais, afinal um cara super poderoso ser detido por uma pedra? E a vadia perseguida por mortos vivos? Ela ia mesmo ser deixada lanchada só por que o diabo da pedrinha tava ali na frente ao invés de subir na bagaça? Por isso muitos começaram a fazer cenários bem elaborados com verdadeiros motivos para a pessoa não passar e também tiveram os que fizeram algo ainda maior, colocando um lugar aparentemente aberto mas se a pessoa chega até o limite, o personagem fala "Não, eu não posso ir por aqui, tenho que ir salvar a princesa e o caminho é pelo outro lado!". Isso não apenas resolve o problema da parede como também coloca uma lógica de você não ir por tal caminho.

Então com as técnicas que os caras desenvolveram para disfarçar durante os anos e a capacidade atual de fazerem muitos abertos, ver jogos que ainda usam paredes invisíveis é totalmente vergonhoso! Eu fico impressionado em como os caras simplesmente tacam mesmo a paredezinha e pronto. Com a facilidade atual de qualquer pessoa fazer um jogo sai mais feio ainda pra empresas famosas, pois se até indies evitam isso, qual a desculpa de poderosas?

Isso deixa óbvio que foi desleixo da equipe em bolar um cenário que não tivesse aquele problema, os jogos atuais deveriam ser em geral bem elaborados e esse tipo de elemento só faz parecer algumas obras parecerem amadoras. Até mesmo o mais antigo tipo de disfarce já iria fazer um enorme diferencial na fase, mas agora poder ver algo e não poder ir lá só porque a equipe tava com preguiça de fazer uma parede ou qualquer outro tipo de bloqueio lógico ali é ridículo pra caramba.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Eu também acho ridículo esse tipo de recurso. Acho uma falta de criatividade da equipe fazer algo assim. Não precisa nem colocar um obstáculo físico, como você falou uma frase dita pelo personagem já resolvia o problema.

    ResponderExcluir
  2. no GTA IV qndo vc vai indo por alto mar aparece uma mensagem: - Retorne a ação ou sofra as consequencias. aid epois de uns 2 minutos vc explode, eu fiz isso cm meus amigos no modo online, a mensagem não aparece p/ eles né, eu disse q tinha um segredo la no final, ai a gente foi indo, então um deles perguntou: - Aonde a gente está indo. alguns segundos depois dessa frase nós explodimos, ai começamos a rir

    ResponderExcluir
  3. Acho que uma das coisas mais assustadoras, em relação de parede invisivel, é a grande demonio em Risen. '-' Quando você tentar navegar (por uns 2 minutos em direção do mar) um demonio peixe aparece e faz uns grunidos assustadores e isola o seu personagem para a praia de novo .-.

    ResponderExcluir
  4. isso é ridiculo msmo, isso tem muito no fallout new vegas. ja me irritei demais por isso.

    ResponderExcluir
  5. Kyoshi

    Cruzes O________O nunca que eu vou pro mar nessa porra se eu jogar um dia O___O'

    ResponderExcluir
  6. Sky, sinto que isso foi uma indireta pra algum jogo que você se decepcionou. Tô errado? XD

    ResponderExcluir
  7. É joguei algo atualmente e tinha uma barreira, fui escrever uma matéria sobre ele e citei a barreira na matéria mas ai decidi fazer uma completa sobre o tema e postar antes. '-'

    ResponderExcluir
  8. É sky, é foda. HUDAEHUDEHAUHDSA
    Quase ninguem sabe disso, mas quem sabe, pode perguntar. Garanto que ele tomou um susto. É impossivel, não se assustar com aquela merda .-.

    ResponderExcluir
  9. Eu que o diga, estou jogando Kingdoms of Amalur Reckoning e ave maria é um inferno essa questão de barreira invisível. E o pior é que nesse jogo a barreira invisível não é só no final do cenário, é em todo lugar. Por exemplo, tem um caminhozinho, ai em outro lugar tem uma descidinha, uma parte alta e uma baixa, o personagem não pula 1 cm de altura, ele só pula em partes específicas, então se você tentar descer não dá, tem uma barreira invisível te impedindo, ai você tem que rodear e ir pelo caminho determinado. Odeio isso.

    ResponderExcluir