Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Super FX - Conheça os jogos 3D de Super Nintendo!

Sem duvidas, o Super Nintendo foi um dos video games mais famosos que já existiram, simplesmente a bagaceira conquistou uma geração enorme de jogadores e ficou na lembrança de muita gente como algo muito bom. Mas o que muita gente não sabe é que apesar de ser um video game feito para rodar jogos 2D, em meio a  gigantesca lista de jogos de snes também tinha os seus jogos em 3D! E eu não estou falando de 2.5D como a trilogia Donkey Kong, mas 3D de verdade!

Porém o video game em si tinha suas limitações, então como fazer essa façanha? Bom, é aí que os caras tiveram a ideia genial de criar um coprocessador que nomearam de Super FX e ele vinha na placa da própria fita do jogo! Dessa forma só uma parte do jogo era processada pelo Super Nintendo enquanto o Super FX processava centenas de polígonos sem esforçar o video game, e o resultado foram jogos 3D em um console sem capacidade para fazer isso!
Também foi lançada uma versão melhorada com o nome de Super FX 2, mas como não era uma peça para atualizar o super nintendo mas sim um chip que já vinha no cartucho, não era algo que era vendido ao publico, mas sim que vinha já direto na fita. Os jogos com essa tecnologia foram:


Star Fox

Certamente o mais conhecido jogo 3D de super nintendo, muita gente acha que ele é o unico jogo que fez isso. Para quem não conhece é um jogo de naves que chamava muito a atenção por seu controle intuitivo e ação frenética, o jogo era minúsculo e podia ser zerado em menos de uma hora, mas a quantidade de elementos 3D que mostrava era absurda, acontecia coisas como torres desmoronando e inimigos gigantes que eram destruídos e caíam no chão explodindo.

Dirt Racer

Esse era um jogo de corrida na lama e que os gráficos em 3D são mais notáveis no solo totalmente irregular do jogo. Apesar dos gráficos inicialmente parecerem 2D na visão de trás dos carros, assim que você começa a jogar logo nota que realmente são modelos 3D pois a câmera acompanha o carro dependendo dos movimentos, e gira ao redor dele se ocorrer algum tipo de batida brusca, assim é possível ver todo o ambiente tridimensional, no entanto há também muitos objetos 2D no jogo, porém são aqueles tipos "rotativos" de objetos, que causam a ilusão de 3D.

Dirt Trax FX

Esse é um jogo de corrida de motos na lama e o 3D é bem notável no cenário, onde diversos objetos são feitos com polígonos, no entanto a grande maioria é sem texturas, apenas um polígono com uma única cor, deixando assim mais leve o jogo. A camera dele não é tão dinâmica quanto a do Dirt Racer, no entanto o constante 3D presente no cenário inteiro acaba surpreendendo.

Stunt Race FX

Esse é um jogo psicodélico de corrida, ele é completamente 3D com muitas luzes e efeitos e personagens muito bem trabalhados com birzarros visuais. Há diversos efeitos pelos cenários e objetos para serem pegos, além de diversos polígonos com textura, é realmente um jogo que abusou do 3D.

Vortex

Esse é um jogo que você controla um robô gigante e pode virar veículos que variam dependendo da fase, por exemplo se você estiver no espaço, pode virar uma nave, se estiver em algum planeta pode virar um tipo de tanque. O jogo conta com cenários que surgem inimigos de todos os lados e você deve eliminar geral. Ele também acompanha uma música eletrônica que combina muito com o estilo do jogo e em certos momentos fica meio pesado com tanta coisa que aparece na tela. Apesar da alta quantidade de objetos, os cenários são meio vazios e isso pode desagradar um bocado.

Winter Gold

Esse é um jogo de descida na neve que mostra de forma super veloz os gráficos 3D do cenário atravessando a tela, não existe muito foco no personagem, que é 2D, no entanto é muito bem aplicado, junto com efeitos de neve e sombra que ficaram ótimos. O jogo também conta com vídeos em 3D que surgem em algumas situações, por exemplo antes do personagem dar a largada ou quando ele cai.

Doom

A primeira versão desse jogo é mais conhecida pelo publico do PC, no entanto ele também foi lançado para Super Nintendo e na minha opinião é o mais pesado gráfico que o Super Nintendo já conseguiu rodar. Ele simplesmente cria um cenário de tiro em primeira pessoa inteiro em 3D e jogador pode sair metendo bala a vontade. Ele usou o chip Super Fx 2 já.

Bom, esses foram os jogos lançados em 3D real para Super Nintendo, mas o Super FX também foi usado para acelerar os gráficos de Yoshi's Island para que ficasse mais bonito embora fosse 2D.
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

8 Comentários

  1. sky,o jogo Grand Chase, vc classifcaria como: 2D, 3D, ou 2.5D ?

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca joguei mas pelos videos os personagens parecem ser modelados em 3D e colocados em um cenario 2D. Se for isso mesmo o jogo é 2.5D '-'

    ResponderExcluir
  3. Numca vou esquecer de VORTEX! É um game 3D muito bem feito para o SNES, até visão em primeira pessoa tinha no game e claro as musicas eu não numca vou esquecer!

    ResponderExcluir
  4. Dos citados no Post eu tinha o Star Fox, Dirt Racer (que eu odiava), e o Doom ^^.

    ResponderExcluir
  5. Nossa vortex e muito bem feito para o SNES

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente os jogos de supernes são os melhores dakela época... Eu pirava no doom um carro chefe de muitos clássicos dos games atuais....

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas o doom será ineskecícei além de ser carro chefe de jogos do mesmo gênero....

    ResponderExcluir