Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Trilhas sonoras que marcam algo para sempre!

Há alguns anos atrás um amigo meu me contou algo um tanto diferente. Desde a época de colégio esse amigo sempre gostou muito de música, sempre tocou violão e foi realmente ligado e seguiu essa carreira e um dia ele me falou que música pra ele era uma coisa fascinante demais, era como se ela fosse magia só que no mundo real, isso porque sons conseguem mexer com as pessoas e dependendo das combinações afetam alguns e outros não. Apesar de não poder ser vista, pode causar efeitos variados, mas sempre depende de quem está ouvindo, portanto é como se ele estivesse usando magia verdadeira.

Na época que meu amigo me falou esse negócio de magia, sabendo que ele jogava rpg comigo, eu na hora pensei "Caraaaacaaas meu, esse cara tomou um suco de drogas! O___O ". No entanto hoje em dia eu consigo entender bem o que ele quis dizer, em como a musica tem seus efeitos mesmo sem ser vista. Existem trailers de que os caras fazem uma sincronia tão bonita ou que se encaixa tão bem com as imagens que estão aparecendo, que dá vontade de ver de novo o trailer, o espetacular trailer de Assassin's Creed Revelations que o diga!



Infelizmente parece que nem todos os produtores percebem isso, muitas vezes uma musica torna algo tão empolgante que faz com que a pessoa tenha vontade de conferir aquilo, enquanto tem trailers que sem musica simplesmente fica simplesmente seco demais e não causa impacto algum.

Existem desenvolvedores que conseguem colocar musicas empolgantes nos locais certos e ficam simplesmente perfeitos para aqueles momentos e isso muda tudo, tem jogos em que certas fases ficam muito empolgantes devido à trilha sonora que acompanha e tem séries e filmes que conseguem fazer cenas ficarem tocantes pela trilha sonora, por exemplo mesmo eu achando Smallville uma droga, é uma série que eu sempre vi que direto tinha pessoas procurando pela música do episódio, os caras realmente sabiam colocar as musicas certas no momento certo.

Tem musicas que conseguem ser tão incríveis para certos momentos de uma obra, que mesmo eu não gostando do estilo de música, posso passar a gostar muito daquela musica e querer ouvir de novo, a coisa simplesmente muda de cara, se eu tivesse ouvido na rádio ou na rua eu só acharia mais uma musica, mas pelo fato de eu ter visto ela em um momento que se encaixou tão bem, pude sentir algo diferente. Não sei nem quantas vezes em um filme eu pausei pra ir procurar uma musica na internet ou deixar anotado um trexo dela para depois pesquisar.

Mas tem musicas que vão além, simplesmente tem jogos que conseguem sobreviver através de suas musicas, alguns juntam uma trilha sonora tão boa que depois dá vontade de ouvir ela novamente e passo a sentir aquela nostalgia como se um jogo não fosse simplesmente mais uma diversão, mas um tempo distante que passou e a música faz lembrar esses velhos tempos.

Tem alguns créditos que quando começam a subir, tem uma musica tão perfeita que dá a sensação de jornada cumprida, que sinto até aquele aperto e um sentimento de perda. Já tem algumas obras que parecem que foram violadas quando a sua trilha sonora é mudada radicalmente, lógico que também é questão de opinião, por exemplo Akira Yamaoka é tão conhecido pelos jogos de Silent Hill, que parece até que ele fez o jogo inteiro sozinho e não a trilha sonora, daí quando o Korn fez uma música pro jogo, achei até normal ver muita gente descendo o cacete em cima disso.
Mas enfim, é sempre ótimo quando um jogo dá esse tratamento especial à trilha sonora, mas como diria meu amigo, é como mágica e pode ser que algumas trilhas sonoras afetem muito a uns e a outros simplesmente não causem efeitos. Felizmente no Brasil lançam trilhas sonoras variadas a preços acessíveis, então nem sempre ficamos de fora. Mas e você, tem algum jogo, filme, série etc que mesmo depois de zerado continuou ouvindo a trilha sonora como se fosse um CD de uma banda que gosta?
Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Olha realmente as musicas dão outro ar ao jogo. Akira Yamaoka é foda, sempre ouvi as musicas dele e o descobri através de Silent Hill mesmo, e apesar de eu gostar bastante de Metal, não curti muito eles terem tocado Korn em SH. Músicas como Room of Angel, You're Not Here e Alex Theme mudaram minha vida.

    ResponderExcluir
  2. A música do trailer do assassins creed revelation eu ouço até hoje,desde que eu assisti o trailer na E3!!!
    A música simplesmente empolga e se encaixa muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto muito debatido no ramo, principalmente em fóruns. Muitos jogadores têm uma ligação profunda com a trilha sonora dos jogos experimentados. Eu, por exemplo, lá por volta de 1991, quando era proprietário de um Top Game (NES), tinha o hábito de usar o microfone embutido de um toca-fitas para gravar as BGMs de certos jogos... hoje nós temos muitos sites especializados no download das Original Sound Tracks, o que é uma maravilha.
    No Japão, se não me engano, desde o início da década de 80 existe a comercialização em CDs das trilhas sonoras instrumentais de games.
    Artigo muito bom!

    ResponderExcluir
  4. huahauhauahu já eu, não dou muito valor as musicas, mas sempre é bom ouvir umas em um momento do jogo né.

    ResponderExcluir
  5. mano, essa materia era o q eu tava esperando p/ comentar o q queria *----------* esses dias eu aluguei Prince of Persia Trulogy pro PS3 9os 3 PoP do PS2), mano, aquela trilha sonora do Warrior Within eh perfeita dimaiz, qndo o Dahaa (guardião do tempo) vai te caçando pelo mapa toca um solo de guitarra mto loco, mas nem tão pesado, mas quando ele te persegue a tela fica preta e branca durante a perseguição e da aquele clima de terror ai vc tem a sensação q ele vai chhegando cada vez mais perto e q vvc N vai conseguir soh pelo solo, sem falar q o solo da um desespero tbm de escapar dele e pular nos lugares certos, outro jogo q teve uma trilha sonora foi Metal gear Solid 4, la pela ultima fase, qndo ta naquela ultima uta e vcs 2 (N vo fala qm eh, mas acho q vcs ja sabem se jogaram os MGS) tão todos fodidos e quase perdendo vai tocando aquelas musicas "tristes" (tipo aquelas coisas tocadas por sinfonias com vozes bem macias ao fundo)

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito fã de Prince of Persia, no entanto Warrior Within é realmente um jogo que posso dizer que ficou marcado, acho espetacular!

    ResponderExcluir
  7. Qualquer game que eu jogue tenho minha música favorita, mas...

    Não tem jeito... TODOS os games de Castlevania tem músicas inesquecíveis! Elas estão sempre na minha playlist, não importando se é chiptune, orquestrada, rearranged ou remix...

    ResponderExcluir
  8. aew sky,foi impressão minha ou vc erro aqui
    "Mas enfin, é sempre otimo quando um jogo dá esse tratamento especial a um jogo"

    ResponderExcluir
  9. Errei mesmo, valeu cara, arrumei já *-*

    ResponderExcluir
  10. Minhas trilhas sonoras favoritas são as de KH e de Chrono Cross. Pqp músicas muito bonitas.

    ResponderExcluir
  11. Far cry 3, na hora q o vaas morre, ate emocionei

    ResponderExcluir