Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dead Island - Falam mal, mas tem várias virtudes


Na primeira vez que li sobre Dead Island há alguns anos eu já fiquei louco para jogar mas na época não tinha noção do que era, havia saído apenas uma notícia de que uma produtora estava fazendo um jogo que se passaria em uma ilha e seria lotada de mortos vivos, não tinha nem imagem do jogo mesmo, apenas se não me engano três artes conceituais. Na época eu imaginei algo completamente diferente, pensei seria uma história sobre um grupo de pessoas que foi pra uma ilha deserta mas que era lotada de mortos vivos ou algo do tipo, no entanto por ter sido anunciada só mostrando artes conceituais eu pensei que era mais um daqueles projetos com ideias que me atrairam muito mas que nunca seria terminado, a produtora ia falir ou algo assim.


A minha surpresa aconteceu junto com todo mundo anos depois quando surgiu o espetacular trailer de Dead Island, era algo totalmente diferente do que eu imaginava mas não importava porque fiquei tão impressionado que nem ligava se a ilha não fosse tão sombria assim.

Eu gostei muito da ideia de ser paradisíaco o cenário do lugar, realmente isso de hotel de luxo em uma ilha linda acaba sendo bem atrativo, toda essa mistura de beleza com horror dá um contraste que acaba se tornando agradável pois fica aquela sensação de "Caracas é tão lindo mas é tão perigoso".

Quando comecei a jogar eu fiquei surpreendido de forma desagradável pois acho que todo fã de Left 4 Dead que vá jogar desavisado já imagina que vai ser um left 4 dead na praia, mas é realmente bem diferente e como eu não estava preparado para isso naquela hora acabei achando um tanto ruim a surpresa.

O que me incomodou de primeira foi a velocidade do personagem, o padrão dele é andar em velocidade normal e não andar um pouco rápido como é o normal em jogos em primeira pessoa, mas existe o botão para correr no entanto gasta stamina(barra de cansaço) tão rápido que me fez sentir que eu era muito limitado no jogo e achava desagradável andar, no entanto mais tarde descobri o motivo...
Você começa o jogo acordando no hotel e ta tudo destruído, isso deixou o clima muito tenso pois enquanto eu andava já ficava pensando em zumbis que poderiam aparecer e tentar me lanchar, então fiquei muito atento e gostei bastante disso, essa tensão toda de algum inimigo aparecer caiu muito bem para o jogo.

Quando passei os primeiros minutos de jogo logo percebi que Dead Island tinha uma mecânica de jogo  muito parecida com a de Diablo e isso me agradou demais já que foi algo realmente inesperado, eu não pensei que iria jogar algo com elementos de RPG. Nele você tem as missões principais e submissões para fazer sendo que você pode ou não aceitar a maioria, existe uma tela de habilidades que cada um dos quatro personagens tem as próprias, você pode comprar novas dependendo do quanto de experiência ganha você tenha, sendo que pode conseguir experiência matando zumbis ou fazendo missões.

Existe dinheiro no jogo então você pode ficar vasculhando bolsas, baús e outras coisas que estejam pelo mundo em busca de dinheiro e itens que você pode também negociar em alguns pontos com alguns personagens que ficam vendendo e comprando coisas.


Existem armas variadas tanto de fogo quanto armas brancas, sendo que existe muita coisa espalhada pelo jogo que pode ser usada como arma, como cabides e remos por exemplo. As armas tem limite de durabilidade então quanto mais você usa, mais elas se despedaçam, no entanto você pode arrumar elas ou simplesmente jogar fora e pegar outra coisa para bater nos monstrengos, mas cada uma tem suas características próprias, ou seja você pode achar duas armas com aparências iguais mas uma dá mais dano que a outra, é algo bem RPG mesmo.

As armas brancas também podem ser arremessadas, em algumas situações cai muito bem fazer isso, por exemplo se um zumbi estiver vindo mas você está lutando com outro, você pode lançar uma arma nele para derrubá-lo ou ao menos fazer dar alguns passos para trás e já sacar outra arma pra continuar lutando, assim você ganha tempo.

Além de poder arrumar armas, você também pode pagar para atualizar elas e torná-las mais letais e ainda se quiser pode juntar itens e montar sua própria arma, existem diversos projetos de armas espalhados pelo mundo e você pode usar eles para construir coisas. Por exemplo eu tinha uma katana e tinha baterias e umas peças que achei em equipamentos eletrônicos, daí existia um projeto que permitia deixar armas brancas metálicas elétricas, daí fiz uma katana que tinha chance de eletrificar inimigos que estivessem atacando.

Existem vários tipos de inimigos, os dois tipos padrões que são os zumbis que andam lentamente e os que correm, e também há vários zumbis especiais com habilidades únicas. No entanto zumbis não são o único perigo da ilha, existem grupos de pessoas que para sobreviver se uniram e usam armas então o tiroteio rola solto em algumas situações.

Dead Island é lotado de referências à cultura pop e isso me agradou pra caramba, acredito que muito provavelmente eu não tenha conseguido pegar todas mas por exemplo existe uma habilidade que a descrição dela é "You need guns... Lot of guns!" que é claramente referência a uma das frases do Neo em Matrix, ou também tem uma habilidade chamada Gun Kata que é o nome da arte marcial praticada no filme Equilibrium. Mas há realmente várias outras referências espalhadas pelo jogo que são muito legais. =D

O jogo é praticamente um simulador de historias clássicas de mortos vivos e isso me atraiu pra caramba. Sabem aqueles filmes que os zumbis andam lentamente e mesmo assim todo mundo morre? E você fica falando "Fala sério, que caras burros! Eu nunca morreria!" pois é, os caras que criaram Dead Island fizeram muito bem em colocar stamina no jogo pois essa exaustão faz com que você realmente sinta que está controlando mesmo um sobrevivente e não uma pessoa que corre sem parar o tempo todo.

Principalmente nos combates você sente isso pois os zumbis não são fracos iguais ao de left 4 dead que explodem, eles tem que tomar muita porrada pra morrer, além de que não aparecem armas de fogo na ilha toda só porque ocorreu um apocalipse zumbi, tanto que chegou um momento do jogo que eu pensava que nem teria arma de fogo, mas depois que comecei a achar. Portanto a maioria do tempo você vai ter que ir com armas brancas e cada golpe de arma branca faz com que a barra de stamina diminua e a câmera acompanha você descendo o cacete no zumbi por isso os combates ficaram realmente muito bom e de forma realista.

Por exemplo você pega um martelo e bate na cabeça do zumbi, com isso você vê a câmera indo pro lado pra acompanhar o movimento do corpo do personagem, daí você vai levantar o martelo de volta e a câmera volta um pouco mais lento, dando aquela impressão de que você está colocando força pra levantar, nesse meio tempo já pode vir outro zumbi e saltar em você pra te devorar Ò_Ò.

Os sons do jogo também as vezes perturbam e fazem ficar olhando para os lados o tempo todo pra ver se não ta vindo nenhum zumbi, isso porque as vezes você passa e nem vê um ali sentado como se tivesse morto e quando está de costa ele vai se levantando e você lá fazendo algo e quando menos espera ouve um gemido e ao olhar pra trás ele já tá pulando em cima de você, te fazendo gritar feito uma menininha inglesa perdida na favela. Eu lembro que no começo do jogo eu mal conseguia encarar três zumbis de uma vez, então o negócio às vezes é ter estratégia, atrair alguns zumbis, matar, depois atrair outros e as vezes se amontoam mesmo, isso acaba lembrando muito The Walking Dead e isso eu achei foda demais!!!

Existem carros no jogo então para você que sempre quis curtir uma versão 3D de Road of the Dead, às vezes o jogo fica muito parecido hehehe, é muito legal a sensação de sair atropelando aquele monte de mortos, ver alguns correndo e ficando para trás, fazer missões do tipo ir pegar combustivel, colocar no carro e sair fora é muito legal! *-*

A física do jogo eu achei uma droga quanto a chutar objetos no chão como uma bola ou arremessar armas em algum lugar que não seja um inimigo, isso porque você não sente a coisa voando, você joga e ela logo cai no chão, fica muito falso... No entanto a física aplicada nos inimigos em si ficou linda, quando você empurra um, ele bate no que está atrás e esse também sente sofre o impacto, você vê a falta de equilíbrio dos zumbis enquanto andam e as vezes eles perdem todo o equilíbrio e caem, é muito legal mesmo.

A força do impacto pode ser vista claramente quando você chuta um zumbi pra trás e ele dá passos, ai você chuta mais até cair, e as vezes ele já cai de uma vez, dar uma voadora também causa um efeito de impacto já bem mais forte, é muito massa principalmente se você estiver na beira de uma escada e dar uma voadora e ver o zumbi rolando escada a baixo, e algumas vezes até mesmo voando direto pro fim da escada e tomando um belo dano de impacto.

É notável também que os zumbis tem velocidades diferentes, alguns caem no chão e ficam um bom tempo até se levantar de novo, e quando levantam é beeem lentinho, já outros se levantam bem nervosos e partem pra cima. Uma coisa que adorei nesse jogo e não vi em outros é o afogamento de zumbis, então se você derruba um em uma piscina por exemplo, aparecem os números de danos que ele está recebendo, você pode ficar la chutando ele pra continuar submerso até ele morrer Ò_Ò. Tem também os danos causados por elementos, é muito legal eletrificar um inimigo ou atear fogo nele. *-*

Os cenários são incríveis, não existe apenas a ilha onde tem o hotel e tal, existem vários Atos no jogo e em cada ato você vê um cenário diferente e também com enormes mapas de mundo aberto! Você consegue sentir bem a diferença e se sente mesmo em um filme, por exemplo em um ato que você fica em uma cidadezinha que parece aquelas cidades tradicionais do México, ou então algum lugar de Cuba, com carros antigos e tal.

Bom nesse lugar existe uma área de quarentena que os zumbis lá de dentro são tão nervosos, correndo e subindo nas coisas, que eu não consegui atravessar o lugar pelo chão, fui por cima das casas pulando entre elas e atravessando madeiras que ligam algumas, mesmo assim alguns desses zumbis mais furiosos ainda conseguiam subir as vezes e eu só pulando pra outras casas, daí chegou a um ponto que não tinha pra onde ir e eu ainda tinha que continuar, daí olhei pra baixo e vi um caminhão, depois olhei mais a frente pra achar um lugar alto e vi uns 100 metros a frente uma lixeira grande, daí subi em cima do caminhão e fiquei só me preparando, depois desci e sai correndo pra onde tava a lixeira, nossa isso realmente me fez sentir em um filme de zumbi, o medo de vir um ou mais correndo naquela hora foi muito foda! *-*
Enfim

Quando zerei Dead Island eu queria jogar mais! E eu realmente recomeçaria com outro personagem se não tivesse tão pouco tempo e meu HD fosse tão pequeno. É realmente difícil eu gostar de um jogo a ponto de querer começar tudo de novo assim que zerar. Apesar do impacto inicial que pode desagradar muito a alguns pela lentidão do personagem, é um jogo que vale a pena receber uma chance.Se você é do tipo que lê O Guia de Sobrevivência Zumbi, porque é muito fã da coisa, certamente vai amar a experiência!

E ainda dá para jogar em modo cooperativo, imaginem quatro pessoas indo juntas do começo ao fim se aventurando por um mundo de zumbis? Perfeito! Recomendo sempre dar uma olhadinha no preço dele na Greenman Gaming antes de comprar na loja direta, algumas vezes os preços deles estão bem abaixo do normal, e sempre lembre de olhar os cupons de desconto que eles espalham pelo site, que deixa a coisa mais barata ainda, dê uma conferida aqui.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Sly seu HD é de quantos GB ou é 1 TB

    ResponderExcluir
  2. Sky veja esse curta se puder,é de 12 minutos,é muito foda,não vai se arrepender: http://videobb.com/watch_video.php?v=TFjku7646Pqx

    ResponderExcluir
  3. Sky manolo, Eu to doidinho para compra dead island.... mas antes...
    ME CONTA DA ONDE VEIO OS ZOMBIES???


    *________________________________*

    ResponderExcluir
  4. quando eu vi o trailer do dead island pela primeira vez eu nao via a hora de lançar o jogo, mas depois vi alguns videos mostrando a gameplay, e me descepcionei um pouco, nao imaginava que o jogo seria dessa forma. e essa coisa de personagens com habilidades diferentes nao faz muito o meu estilo. ai eu decidi nem comprar...

    ResponderExcluir
  5. Levei 38h pra fechar o jogo.

    Pra mim ficou meio confuso mas vai lá o SPOILER:

    Aparentemente um experimento (talvez uma arma biológica) mas então apareceram os nativos da ilha que possuem uma espécie de ritual envolvendo canibalismo. A "doença zumbi" existe entre eles, os mortos-vivos são adorados, como disse o shaman: "eles estão nos dois mundos" - no mundo dos mortos e dos vivos.

    ResponderExcluir
  6. sky tá animado pro novo assassins creed?

    ResponderExcluir
  7. E eu que achava meu HD de 180gb pequeno kkkkkk
    E olha que eu nem tenho muito jogo nele direito...

    ResponderExcluir
  8. Jean Farias, animado estou mas não é também aquela coisa de desespero hehehe.

    ResponderExcluir
  9. menininha inglesa na favela
    shuahsuahsua boa analise como sempre

    ResponderExcluir
  10. Nada contra quem goste, mas para mim não vale a pena a compra, quando vi os vídeos pensei que seria um suvivor, na qual seria algo mais puxado ao extremo da "realidade", como hidratação, fome, sono, etc.

    Mas ao jogar em senti em um jogo simples, o beta parecia bem mais violento, alem de não haver crianças zumbis, algo que eu realmente estava esperando.

    ResponderExcluir
  11. manooo, to viciado nesse jogo...confesso q eu comecei jogar, achei o jogo um saco no começo tava ate desistindo d continuar....mas qdo li o post aqui, pensei, nossa acho q ele merece uma segunda chance, pois se o sky, um cara super conhecedor de zumbis ta dizendo q o jogo é espetacular, vale a pena conferir...agora fudeu, viciei, o jogo é mto foda mesmo, relamente, mto bem feito!!! parabens pelas resenhas!!

    ResponderExcluir