Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Conversando com os pais sobre a violência nos jogos

Antes de tudo quero dizer que se você acha que você não é uma pessoa capaz de diferenciar a realidade da ficção e é facilmente influenciado pelo o que vê então nem leia o que vou escrever aqui porque essa matéria não é para você, obedeça seus pais e pare de jogar video games, principalmente os violentos, também não assista filmes, novelas e séries.
Uma coisa que sem duvidas a mídia adora abusar é o sensacionalismo de que tudo é culpa dos video games e que sempre que esses loucos aparecem e matam geral é porque jogou GTA. No entanto é comum que a briga simplesmente role solta em casa sem ninguém se esforçar nem ao menos um pouco para entender o lado do outro, ou seja os pais acusam os filhos de cometer um "ato obsceno" como jogar video game e os filhos acusam os pais de serem "burros demais" para conseguer entender que não são assassinos só por jogar. Na maioria das vezes isso só termina em irritação para os dois lados e com o tempo tudo volta ao normal, ao menos até surgir uma nova reportagem. Mas por que não tentar dar um fim em tudo isso de uma vez?

É normal que nós gamers crucifiquemos a mídia por falar mal de video games, lógico afinal ela está falando mal do nosso divertimento, por que não iríamos nos incomodar? No entanto temos que também que entender o motivo disso. Nós vivemos em um mundo capitalista onde o importante é lucrar mais e mais e as emissoras transmitem o que sabem que vai gerar dinheiro para ela. Então temos que parar nos enganar achando que quando aparece uma matéria falando bem de video games significa que a emissora seja boazinha, ela segue as tendências então se a emissora percebe que há um publico interessado que gosta daquilo, vale a pena falar bem, já se o publico que prefere falar mal é mais interessante para ela, então é ele que ela vai atingir. As matérias em geral são feitas para "o povão" pois essa é a parte da população que realmente vai gerar lucro. Para o publico alvo, tudo que passa na televisão é verdade, afinal é a televisão então por que falariam uma mentira? Afinal é algo sério demais. Mas claro, isso não é verdade, como falei, a TV ta aí para lucrar e as emissoras sabem que tudo que ela falar, a maioria do publico vai engolir e tomar como verdade absoluta, principalmente por saber que a maioria será ignorante quanto ao assunto então por isso irá simplesmente acreditar, não vai fazer nenhuma pesquisa nem nada, o que passar na TV é lei. Isso não serve apenas quanto a video game, existem milhares de assuntos que não dominamos e que passam na TV. Então no caso quando se tem um video game em jogo fica mais legal para dar mais drama a matéria pois uma quantidade gigantesca de jovens jogam video games. Então falar para os pais "Vejam, o assassino matou as crianças" vai fazer os pais dizerem "Nossa, que horror" e pronto, agora se você fala "Vejam, o assassino matou as crianças SÓ PORQUE JOGOU VIDEO GAME!" já vai fazer os pais pensarem "Caramba! O video game faz isso com quem joga? E meu filho joga video game, eu não quero que isso aconteça com ele!". A matéria já toma outro rumo, já vira algo pessoal, mexe com a pessoa e faz ela querer saber mais do assunto e assistir mais daquilo, não é algo passageiro, é um verdadeiro drama familiar. É disso que as emissoras precisam, de algo que mexa com as pessoas e as faça querer mais daquilo. Não estou falando que não devamos reclamar, lógico que sim mas estou dizendo o motivo delas agirem assim para entendermos de vez que não existe realmente a emissora boazinha e a malvada, só existe uma coisa, DINHEIRO! Ò_Ò! Claro que há aquelas que às vezes surpreendem e que também existem matérias realmente imparciais, mas no mundo capistalista o negócio é lucrar mais.
Grande parte dos pais quando vêem a notícia na televisão, absorvem aquilo de forma pura, não questionam de maneira alguma, isso porque sabem que jornal é coisa séria e acreditam que todo o conteúdo que é exibido foi feito por verdadeiros especialistas na área, nem imaginam que muitas matérias só saem catando uma coisinha ou outra e no final montam algo que seja atraente. Muitas vezes até mesmo os jornalistas nem se tocam que estão sendo incompetentes e passando notícias falsas e nem ao menos ligam. Por exemplo o jornalista que escreveu que o objetivo de GTA é matar mulheres, crianças e velhos. Muito conveniente ele não citar matar homens adultos não é? Ele citou exatamente matar crianças que é algo chocante, matar mulheres que são "indefesas" e matar velhos que teoricamente são dóceis e frágeis. Mesmo em GTA não tendo crianças e nem o objetivo ser esse. O cara deve ter simplesmente assistido algum video e visto o jogador matando alguns personagens dai ele ja deduziu que entendeu todo o jogo e que o objetivo era aquele e foi correndo escrever sobre. O que poderia acontecer afinal? Só crianças jogam video game, elas iriam fazer o que? Jogar pirulito nele? Não, as crianças nem iriam ler a matéria dele, só os pais, por isso nada a temer. Ao menos deve ter sido o que o jornalista pensou e acredito que se arrependeu feio em cometer esse erro eachar que um publico gamer não existia porque foi massacarado com twittadas indignadas e com certeza o jornal deve ter recebido muitos emails reclamando da incompetência, então o "frágil publico de crianças" acabou não se mostrando ser tão infantil assim. Mas e os pais que leram aquilo? E as pessoas que não tem ligação alguma com publico gamer? Simplesmente engoliram, pegaram aquilo como verdade absoluta e pronto, acabou, ficarão com esse pensamento mesmo, às vezes por uma vida inteira. Isso é uma pena mas é a verdade e muitos pais ao verem vão direto em seus filhos e começam a reclamar que não querem que eles joguem mais, pois se tornarão lunaticos já que a TV disse isso e os filhos sem paciência já começam a xingar e falar que os pais não entendem nada, o ambiente fica pesado e os dois lados ficam irritados afinal os dois lados estão certos, os filhos sabem que aquilo não tem nada a ver, e os pais sabem que aquilo tem tudo a ver porque passou na TV.
Mas então o que fazer quanto a isso? Afinal é inevitável que a televisão passe notícias do tipo pois eles querem lucrar, é realmente difícil sair uma notícia totalmente imparcial quanto ao assunto. Bom, o negócio é não perder a paciência, muitas vezes estamos tão acostumados com uma pessoa que já conhecemos muito do jeito dela e por isso às vezes nem pensamos que podemos só conversar sobre aquilo e tentar resolver, por isso é tão comum irmãos caírem na porrada direto. No caso com os pais é a mesma coisa. O certo é não alterar a voz, que é uma coisa que coopera demais para o clima ficar pesado e começar a citar o óbvio. Fale que video game é uma forma de entretenimento tanto quanto filmes, musicas e novelas e que você está jogando simplesmente para passar o tempo. Depois explique que algumas pessoas são lunaticas mesmo e que são capazes de matar, mas que se essa pessoa é louca assim ela faria isso de qualquer forma independente se ela jogou ou não algo. Faça alguns questionamentos também, mas sempre de forma calma. Por exemplo, pergunte a seus pais se eles acham que se essa pessoa vivesse em uma época que não tivesse video game ela não seria capaz de matar só por isso. Explique que sabe que há violência em jogos mas que não é apenas isso, jogos tem histórias não é apenas um tiroteio louco. A violência está presentes também em filmes e novelas mas nem por isso significa que quem assista vá ficar louco, para ser influenciado a esse nível a pessoa já tem que ter problemas. Cite que existem milhares de jogadores e que se realmente o que causasse problema nas pessoas fosse um video game, como seria o mundo? Daí é provavel que digam "Mas aparece o tempo todo casos de gente que matou porque jogava video game". Daí você terá que explicar sobre a mídia sensacionalista, mostrar que não aparece o tempo todo, peça para ele citar os casos, você então explica que é uma quantidade pequena na verdade e não que TODO DIA APARECE UM CASO NOVO, também mostre o quanto os casos foram falados. Mostre então acidentes de trânsito e que nem por isso todos os motoristas dirigem feito loucos, loucos existem em toda parte, seja jogando um video game ou seja dirigindo um carro. A mídia vai transmitir o que mexer mais com as pessoas, se algo como acidentes passa a ser normal então não tem sensacionalismo porque acontece o tempo todo, agora quando ocorre algo diferente e que pode mexer com as donas de casa, a mídia aproveita.

Lembre-se de sempre falar calmo, não converse com seus pais enquanto estiver jogando, vá lá e sente com eles, explique, seja sensato, não fique olhando pro video game e falando sem nem olhar para eles, se você quer que eles confiem em você então você também tem que saber conversar. Pode ser que seus pais não mudem de ideia, mas com certeza ajudará a diminuir as brigas, mas você tem que ter paciencia também e maturidade, se coloque no lugar deles também, entenda que seus pais são de outra geração então pode ser chocante pra eles ver seus filhos matando em um mundo virtual, eles tem medo de seus filhos virarem lunáticos e quererem fazer igual nos video games, por isso mostre que entende a posição deles mas também saiba explicar bem que isso não é real e que você sabe muito bem disso e tem os pés no chão, isso sim vai ajudar muito a confiarem em você.

Twittem aí para seus amigos pessoal =D 

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Sky , vc assistiu o video q eu deixei o link no post da swat ? ( malditos recrutas )

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    Parabéns Sky, ótimo post.

    Orgulhe-se desse blog que você tem, é um dos poucos que me deixa ligado para saber qual vai ser o proximo conteúdo e etc...

    Abraço

    -Gabru

    ResponderExcluir
  3. haha, isso me lembrou de uma vez q eu tava jogando Mortal Kombat 9 online, eu tava quase perdendo mas consegui ganhar, ai eu apliquei fatality e começei a rir, mano, eu tava mto feliz q tinha ganhado, minha mãe tava do meu lado, ai eu mandei ela olhar pra TV pra ver o fatality do Sub Zero... hahah, ela deve ter me achado um louco >.<

    ResponderExcluir
  4. ah, mais uma coisa q eu gostaria de falar q acabei esqucendo, tipo, brasileiro eh ignorante dimaaaiz, mano, pega qualquer musika de Heavy metal ai, tipo Slipknot, na musika falam coisas do capeta e ngm ta nem ai --' (N estou ofendendo, eu amo Slipknot >.<), musika pode influenciar mais q videogame, ngm nunca disse q uma pessoa por ouvir funk ficou doida para dar e acabou pegando AIDS... eu aposto q isso acontece todo dia... ao contrario desses atentados --'

    ResponderExcluir
  5. Otima materia, mas pessoas que nao questionam não merecem nem ser ouvidas

    ResponderExcluir
  6. falou tudo no ultimo paragrafo (nao so nele em toda a materia0 mas voltando ontem minha mae chego em casa e eu estava jogando mortal kombat com meu irma de 7 anos e ela falou assim LUAN PQ SE DEIXA SEU IRMA JOGAR ESSE JOGO E MUITO VIOLENTO eu fikei na minha pq se eu falasse algo iria fikar de castigo,mas foi meu irmao q falou e ele exclamou MAE ISSO E SO UM JOGO EU NAO VOU FAZER UM GOLPE NO MEU IRMAO ISSO NAO E REAL ( tipo meu irmao e mtu maturo puxo pra mim ^^)minha mae ficou quieta quiz conversar cmg sobre isso entao pausei o video game e fui falar com ela.....

    ResponderExcluir
  7. ps quando fala irma e meu irmao so q o o falha quando flw irmao nao sei pq

    ResponderExcluir
  8. antes a culpa era da tv, do Rock, agora é do videogame. e na era medieval? a culpa era de quem? as pessoas em que parar com esse preconceito idiota, estudar melhor os assuntos para ai sim poder falar deles. as mesmas donas de casa que falam que o videogame influencia as crianças a cometer atos violentos, assistem novelas que mostram meninas agirem como vadias, homens batendo na mulher e ate mesmo cenas de trocas de tiro, NA FRENTE DOS FILHOS! entao eu acho isso uma grande hipocrisia e ignorancia, a violencia esta em todo o lugar mas nao é todo mundo que tem a mente fraca para de deixar influenciar e tambem cabe aos pais orientar os filhos a saber separar a ficçao da realidade.

    ResponderExcluir
  9. Se alguma mãe louca depois de ser questionada pelo filho matar alguém não venham botar a culpa no site, ele não se responsabiliza pelos seus atos...

    ResponderExcluir
  10. sky como seus pais reagiram quando voce começou a jogar videogame?

    ResponderExcluir
  11. Sky com todo respeito, mas voce falou,falou,falou,falou e não disse nada. Nada contra, mais...isso foi um...auto ajuda ? Meio estranho (Não é a primeira vez que voce escreve,lo sé '-') mas é estranho abrir o blog e ver um manual de ''Como lidar com os seus pais'' .------. Apenas um...comentário. De todo modo, tem sentido oque fala...

    ResponderExcluir
  12. Samuel Gamer

    Sim, bem engraçado hehehe

    Kyoshi

    Esse é um blog pessoal, não um site de noticias ou algo assim, eu escrevo sobre coisas em geral, no caso é normal filhos brigarem feio com pais em cima desse assunto video game contra TV, eu não acho que eu não tenha falado nada, realmente sei que as pessoas se cegam em cima do que a TV diz e que essa briga que se repete eternamente pode ser diminuida ou anulada por completo se o filho souber e quiser conversar sobre e convenhamos, não é qualquer filho que tem saco para conversar sério sobre o assunto, em geral se xingar é o caminho mais rapido. Eu não acho que isso seja um assunto inútil para o publico gamer.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu post, você parece ser uma pessoa muito inteligente, o que hoje em dia faz falta no mundo.

    Conheci o seu blog agora e já estou te seguindo, se puder, segue o meu também para dar uma força.

    Com toda certeza visitarei ele mais vezes, parabéns pelo conteúdo variado e inteligente do seu blog.

    Qual é o seu nome? =D

    http://ruivakawaii.blogspot.com/

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Acho admirável o post... Mas cara, a verdade é que isso não funciona. Eu que sou uma pessoa que (modéstia à parte) sabe conversar e argumentar relativamente bem, sempre aconselhava as pessoas a argumentarem com seus pais e tal. Mas a verdade é que pais não são algo feito para se argumentar. É duro dizer isso mas é isso mesmo. Muitos amigos eu ja vi tentarem argumentar CALMAMENTE qualquer coisa e o pai não ouvir, nem dar uma chance, simplesmente dizer "Sou seu pai. Falei e acabou." "Ah mas eu..." "Não responde pra mim." E isso amigos maiores de 18. Claro que pode funcionar em alguns casos, mas realmente é difícil, pois muitos pais também cresceram ouvindo isso de nossos avós.

    ResponderExcluir
  15. @Sky
    Nem disse nesse sentido de ser ''inutil'' e nem quiz dizer que esse e um blog de noticias ou algo assim. Simplesmente que e um assunto muito variavel, muito mesmo. Se torna estranho apartir do momento que voce propronhe a uma solução quando ela varia de ser e estado. Por isso disse ''Voce falou,falou,falou e não disse nada.'' Porque isso não é aplicavel em muitas familias, não é viavel um filho argumentar com um pai, sobre algo. A experiencia e tudo mais pesa. Mas dai estamos falando de pais de cabeça aberta. Por outro lado temos pais que gostam de cortar e impor limites sobre os filhos, o tirando a voz e o direito de opinião. A TV influencia de fato esse tipo de pais, sem contar os tipos de familia que bebem,fumam ou se drogam em familia. (Acha absurdo ? Voce iria se surpriender em saber o quanto acontece isso em certos lugares...) outro ponto é que simplesmente um filho não tem opinião entre pai e mãe. No maximo oque acontece é um pai levar em consideração e apenas consideração oque um filho fala, a voz predominante ainda é deles e oque manda e a ''televisão'' simplesmente porque tem uma fonte confiavel enquanto o seu filho apenas argumentos. Das outras vezes eu nem comentava e ate achei sentido em alguns postes que voce fez, como o da garota gamer e um relacionado com o espaço. É uma coisa que pode ser compartilhada e se tirar frutos dai, coisas como familia é complicado cara muito complicado mesmo. Mas como disse, é apenas um comentario, não chega nem ser uma critica e nem um elogio.

    ResponderExcluir
  16. Etinex'Nay e Kyoshi

    Eu não disse que era uma solução universal, inclusive falo na própria postagem que pode ser que os pais não mudem de ideia, falo que os filhos também tem que se colocar nos pais e entender que são de uma época diferente. Mas é inegável que se um filho tenta conversar sobre o assunto a possibilidade é maior que começar a brigar e é muito provável sim que se ele se expõe de uma forma calma e sensata as coisas podem ao menos melhorar, eu cito isso na postagem também. Eu não coloquei um título do tipo "A solução para fazer seu pai parar de brigar com você por causa dos video games" mas sim uma proposta para tentar acabar ou diminuir elas, se as pessoas ficarem com isso em mente de que "Ah não dar certo, é só na base da gritaria e palavrão que funciona com ele" é muito mais complicado, a solução não vai chegar se não se tenta conversar e evitar o assunto. Então eu não acho que tudo que escrevi seja NADA, realmente creio que conversas tranquilas podem diminuir ou evitar brigas futuras.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Sky, o post foi muito bem elaborado, e eu como sei que é difícil escrever coisas assim, o parabenizo. Quanto ao Kyoshi, cara, o post é ótimo se você acha que é uma coisa variável é por que tentou argumentar com os seus pais e eles não aceitaram a proposta pois não soube explicar, ou por que demonstrou um comportamento agressivo para convencer-los de que aquilo não iria para a sua vida real. Sabemos que muitas famílias não aceitam que seus filhos joguem video games violentos, simplesmente por que seus filhos não tem maturidade suficiente para fazer isso, ou não a demonstra. Se o problema para você foi o post, pense que para muitos outros, foi uma baita solução, então não se firme apenas a sua opinião, veja que para outros irá ajudar a conversar efetivamente com os pais.

    ResponderExcluir
  18. Aninha-Chan

    Seja bem vinda, fico feliz que tenha gostado do blog, eu sou o SKy. =)

    Lucas

    Valeu cara, mas acho que o Kyoshi não está se firmando apenas na opinião dele não, acredito que é porque ele tenha achado a postagem muito óbvia dai acho que pra ele, ela ficou com cara de inútil, não sei...
    No entanto é aquilo que falei quanto a ser tão acostumado com uma pessoa que brigar é o mais pratico e a pessoa nem pensa em conversa por isso acho que não seja óbvio assim, mas bom cada um com sua opinião né? Hahaha *-*

    ResponderExcluir
  19. e tambem tem aquelas pessoas que falam que videogame é coisa do demonio, e que é o diabo que entra na mente de quem joga e manda ela fazer coisas ruins.¬¬

    ResponderExcluir
  20. Verdade, é mais ou menos isso que acontecia comigo e a minha irmã, nós estava-mos tão acostumados em ver a nossa cara todo dia que era mais fácil brigar pelo video game, que entrar em uma acordo. '-'... Muito bom o seu blog, mas lembra-se daquele e-mail que lhe enviei, com o intuito de ser seu parceiro, (obviamente eu acho que você não se lembra), sou dono do blog perigoso para garotos, então, queria ver o quão seu blog era ruim no início, mas não tem a gaget de linha do tempo, então peço-lhe que coloque aqui nos comentários, ou me mande um e-mail com o link da página de seu primeiro post. Agradecido desde já.

    ResponderExcluir
  21. Lucas

    Uahahaha é que eu evito colocar muita coisa desnecessaria porque meu blog ja é poluido demais dai como ja tem as seções pra dividir os temas eu nem coloco outra forma de dividir. Mas a primeira postagem foi sobre alan wake =)



    E a segunda foi sobre 30 das de noite

    //www.nerdmaldito.com/2007/12/so-frios-como-o-clima.html

    O resto eu nem lembro '-'

    ResponderExcluir
  22. @Lucas
    Voce mesmo declarou uma variavel ao dizer ''Voce não soube explicar ou por que demonstrou um comportamento agressivo para convencer-los de que aquilo não iria para a sua vida real.'' então, tenso ?
    Não importa o quanto uma criança ou um adolescente xinga,bata,argumente (Por melhor que seja) ou siga um protocolo. Sempre sera falho ao ponto de vista dos pais, pois é uma coisa que voce entende com a idade, quando voce começa a se desenvolver os seus valores e o seu ideal (Por volta dos 16/17 anos). Qualquer coisa antes disso é complicado. Não tem como uma pessoa menor ter valor em suas palavras porque voce depende da mesma televisão ou de uma fonte de internet que voce condena, dai voce precisa de idade. Tendo ela voce usa as suas proprias ideias junto com oque voce aprendeu combinado com um bom argumento, dai ele se torna valido. Se voce seguir a logica de Sky, voce vai entender que ele esta passando é ''Procure e veja se oque esta na tevisão, na internet ou na revista esta dizendo para voce é realmente verdade.'' do que um ''Tenha argumentos validos contra os seus pais.''
    Entenda que varia porque é o seguinte, existe todo tipo de filho e todo tipo de pais. Eu pertenço aos pais extremamentes liberais, agradeço muito o jeito que eles me criaram e tudo mais. Mas discordo muito em sua criação, em um sentido de que ''Eu não ensinaria ao meu filho assim, porque nao tenho estrutura para isso.'' logo vem as restrições, logo vem os ideias do seu filho que é acompanhada pelas variaveis sobre o assunto. Um menor de idade, sempre vai depender de revista,televisão ou internet. Voce vai usar dados,informações e estastiticas que voce tomou como verdade e que o seus pais podem ou não tomar tambem como verdade, dai já começa uma variavel. Se voce não fizer isso, voce depende do peso de sua experiencia. Cara se voce como pai, tomar como verdade oque um muleque de 13/14/15 anos dizer para voce baseado em sua experiencia. Cara, com todo respeito. Revisa os seus conceitos. Sky criou um padrão ao destinar os pais a ''Restritos'' eu disse variavel ao simplesmente declarar ''O seu argumento se torna complicado quando estamos falando universalmente de pai e mãe.'' Porque dependemos de condição (Residencial e financeira),religião,estudo e que tipo de edução e que passado tem a pessoa de quem estamos falando. Por isso disse ''Este e um assunto muito variavel, muito mesmo.''
    Não estou dizendo que eu estou certo ou que voce esta errado, apenas estou justificando a minha forma de pensar, para voce entender oque digo de maneira mais clara.

    @Sky
    Nem cara fica tranks, tudo oque quiz dizer e que uma pessoa com um determinado tempo de vida e aprendizado chega a esse resultado. Porem ler oque voce escreveu acelera a formular os argumentos de alguem. Por isso disse ''Voce falou,falou,falou e não disse nada.'' porque é uma coisa de tempo, que cada um chega a sua propria resposta, sendo esta a sua, tendo o seu argumento um sentido como já disse.

    ResponderExcluir
  23. Ainda bem que nunca implicaram com meus jogos, por mais violentos que fossem... Sempre fui alguém, digamos, que dona do meu nariz. Rsrsrsrs.
    Faço todas as minhas obrigações, tiro notas boas na escola, se viessem me encher o saco por causa de jogo era só mandar um belo vá se ferrar e tudo resolvido. =D
    Pena que atualmente não estou podendo jogar nada, vestibular me espera né, além de que meu PC é uma merda também... =(

    ResponderExcluir
  24. No meu caso, tive que lutar para jogar Combat Arms, e Point Blank, pois moro com a minha mãe (pais divorciados), e ela não é nada liberal, por isso entendi o ponto de vista do Sky, que era ajudar pessoas como eu, mas sei que isso é tão variável quanto o tempo. Por exemplo, sentar e conversar com a minha mãe não resolve, eu tenho que sempre ligar para alguém que deixe tal coisa para ele deixar eu fazer. Então compreendi o que você disse, só não entendo por que você disse que não é uma crítica, pois falar "razoavelmente" que o post não tem utilidade não é certo. Bom então, nós temos opiniões diferentes, então não tem por que continuar esse debate.

    @Sky,nossaaa! O blog era uma bagaça msm!! Aushushusha.

    ResponderExcluir