Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Blizzard Dota - Um jogo feito na base do medo?


Normalmente quando se sai a continuação de um jogo, ela passa a ser mais falada que o jogo anterior já que normalmente vem com mais elementos aperfeiçoados e acaba sendo mais divertido(não é uma regra é claro).  Também existe a questão dos gráficos, isso atrai muitas pessoas e acaba sendo mais atraente porque o anterior pode ter um visual bem feio e acabar sendo desagradável aguentar, é aquele típico caso de jogos difíceis de digerir.

Quando saiu World of Warcraft aconteceu algo parecido. Não é que esse MMORPG seja a continuação de Warcraft 3, mas como se passa no mesmo universo e é muito mais famoso, acabou meio que ocultando o Warcraft 3, muitas pessoas inclusive acham mesmo que é a continuação, como se World of Warcraft fosse o Warcraft 4. Mas bom, isso acabou por deixar o jogo de estratégia nas sombras de seu gigantesco irmão MMORPG, no entanto teve algo que realmente manteu Warcraft 3 vivo... O DOTA! As pessoas simplesmente não pararam de jogar DOTA online mesmo com World of Warcraft e uns até mesmo acham que DOTA é o nome do jogo. Então wacraft 3 continuou a respirar.

Foi uma grande surpresa em 2010 quando a valve anunciou DOTA 2 e mostrou que tinha comprado os direitos do nome e faria um jogo mesmo com esse nome. Eu achei demais, não é que eu goste de DOTA, sou muito mais um Naruto Ninpou, mas a Valve e a blizzard como minhas empresas favoritas de jogos só poderia sair algo bom vindo de um projeto que envolvia o nome das duas.  A blizzard não pôde fazer nada para deter a valve, afinal dota é um mapa feito fãs e não pela própria empresa, então não era algo que a blizzard era dona. Rob Pardo, designer da blizzard deu uma entrevista para a Eurogamer sobre e disse o seguinte:

"Para nós, parece que tomaram da Blizzard e da comunidade de WarCraft III, e isso não parece ser a coisa certa a se fazer"

"Ficamos um pouco confusos, para ser sincero. Certamente, DOTA veio da comunidade da Blizzard... Nos parece uma decisão realmente estranha que a Valve esteja tentando registrar exclusivamente a marca, considerando que sempre foi algo disponível gratuitamente para nós e todos na comunidade de WarCraft III até então"

Eu concordo com o cara, eles devem ter se sentido roubado mesmo, afinal imagina a surpresa que não deve ter sido? A blizzard sempre deixou o mapa la e nunca registrou para transformar em jogo mesmo e então do nada aparece uma empresa poderosa e pega os direitos do nome para ela? Acho que a blizzard deve ter sentido uma certa raiva de não ter registrado antes e também de certa forma traída pela valve por chegar pegando algo que é "da blizzard". A valve sempre foi uma empresa que valoriza muito os mods mas em geral de seus próprios jogos, e alguns ela acha tão bom que os transforma em jogos oficiais, como o caso de Dino D-Day ou o próprio Counter Strike, mas transformar uma modificação famosa em outra empresa não é algo comum, ainda mais um jogo de estratégia, que é algo bem diferente do padrão da Valve, tendo como jogo que mais se aproximava disso o Alien Swarm.


Com certeza isso ficou com cara de "Po, sacanagem né valve =/ " e sem muito o que dizer, não é que a Valve esteja errada em fazer isso, mas ao mesmo tempo fica com uma certa cara mesmo de se estar pegando propriedade do outro mesmo que não tenha sido declarado oficialmente isso. Sendo os caras da valve bem bacanas, demonstrando isso sempre no mundo dos DLC's pervertidos, por que diabos colocaram o nome então de DOTA 2 na bagaceira? Lógico que eles sabiam que ia dar confusão. Na minha opinião foi simplesmente para se declarar oficialmente que é mesmo uma continuação do mod e não um jogo que segue o mesmo padrão, como é o caso de League of Legends. O nome DOTA 2 causa o impacto de "Depois de tantos anos, finalmente uma versão com gráficos melhores!". Impacto que não teria tanto peso ao se dizer que é mais um jogo no gênero.

Na blizzcon do mesmo ano a blizzard anunciou que ia lançar "Blizzard Dota" e na Blizzcon de 2011 ela mostrou o trailer do jogo.

Bom, quanto ao jogo eu achei demais, adoro Warcraft 3, Starcraft e Diablo, então ver os três jogos juntos mesmo que seja algo genérico, acaba sendo um tanto empolgante para mim. Nessa parte de "Em breve" e depois a voz do narrador dizendo "É sério!", para quem não conhece a blizzard é uma brincadeira se referindo a demora enorme para lançar seus jogos. Mas isso de mostrar no vídeo que ela está lançando o seu próprio e será RAPIDINHO, para o estilo da empresa sai um tanto estranho levando em consideração o conflito com a valve, o trailer me fez sentir como se o jogo fosse feito de uma forma desesperada por medo de perder DOTA que fez tanto sucesso anteriormente. Claro, deve ser assustador mesmo se ter algo em suas mãos e de repente ver que você não poderá lançar DOTA 3 porque não é mais algo livre. Então apelar para personagens que já são conhecidos e juntar eles em um só jogo do mesmo estilo do que foi perdido parece uma boa ideia para se ter um "seguro anti jogo perdido" Ò_Ò. Mas lógico, isso pode ser simplesmente impressão minha, e vocês o que acham?
Twittem aí para seus amigos pessoal =D 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. É uma disputa acirrada.Por um lado Dota 2,em que os jogadores de dota já estão acostumados com os títulos e com os personagens,por outro Blizzard Dota,que possuí personagens épicos e altamente conhecidos por quem convive com esse universo da blizzard.
    Eu acho que quem joga dota vai se manter em Dota 2,e quem joga outros jogos da empresa e quiser migrar para o estilo,vai aderir ao Blizzard Dota.

    ResponderExcluir
  2. Ah cara sei lá, o Dota também não é "da Blizzard" afinal mano os caras não registraram. Quando CS fez o sucesso absurdo, a Valve tratou de ir lá e proteger, nunca outra empresa poderá ir lá e fazer um "Counter-Strike 2", pelo menos não sem os direitos haha... Então é isso os caras vacilaram geral, podiam ter deixado de graça só tomado posse dos direitos mas resolveram deixar lá, foi um certo desleixo deles mesmo. Mas claro que eticamente a Valve fez meio filha da putagem.

    ResponderExcluir
  3. eu tava vindo uns videos sobre a Blizzcon e cara o Blizzard DOTA ta muito legal você poder pegar um personagem favorito do seu jogo favorito da Blizzard e destruir os adversários no gameplay que eu vi o cara pegou a Kerrigan do Starcraft e começou a lutar contra personagens do Diablo e foi demais ! ^^

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira ao ver o trailer reação foi: Rir

    Blizzard ficou com medo de perder usuarios da Battle Net para Steam, isso é verdade, e vai lançar gratuitamente para certos usuários, assim como esta fazendo para usuarios de WoW de certos países, oferecer Diablo 3 gratuito.

    ResponderExcluir