Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Cisne Negro - Um filme psicológico bizarro

Hoje vou falar sobre um daqueles filmes psicológicos badalados que é fácil se perder. Porém se assistido da maneira certa, consegue encantar os fãs de obras mais profundas. Um verdadeiro prato cheio para fãs de psicologia e pessoas que curtem "Cinema Arte".

Uma bailarina é escolhida para interpretar em uma grande apresentação dois papéis completamente diferentes em uma trágica história de amor envolvendo uma cisne branco apaixonado por um príncipe e sua uma irmã maligna, um cisne negro que rouba o seu lugar fazendo-a cometer suicídio. Porém logo a bailarina percebe que cada vez mais a história parece se confundir com a realidade.

Cisne negro é daqueles filmes que você tem que mergulhar fundo e viajar junto com a história, não é um filme que eu considero fácil de digerir e por isso não estranhei muita gente odiar com força afinal quando você assiste, começa a sentir seu cérebro chiando pra conseguir acompanhar o sentido de muitas coisas que vão acontecendo.
 
Eu acho que dei sorte de ter assistido esse filme em um momento calmo porque se eu estivesse no nervosismo de ver algo legal e sem ser muito complicado eu tava ferrado. O filme começa normal parecendo uma historinha de bailarinas mas vai ficando cada vez mais bizarro e mais e mais e mais até o momento que você pensa "Mas que porra é essa?!"

Esse é um filme filosófico, e portanto é preciso ser assistido com outros olhos. O que você está vendo não é a história real, mas sim uma metáfora. Dessa maneira, se você tentar ver  a coisa de maneira literal, pode achar uma bela de uma porcaria. Isso porque a trama mostrada não busca apresentar um sentido montado perfeitamente e o que você verá são uma sequência de bizarrices.

A  trama fixa é de uma personagem tentando se destacar como bailarina na apresentação de sua vida, onde consegue o papel principal. Mas à partir daí começa a ver coisas, como ela mesma andando pela rua ou mesmo alterações em seu corpo. Coisas que parecem pesadelos lúcidos e não existe uma explicação ou pessoas que mudam completamente a sua forma de agir de uma cena pra outra.

A jornada da personagem é algo semelhante a obras como Alucinações do Passado, onde também vemos o protagonista apenas tentando viver sua vida de maneira normal, mas sendo infernizado por visões bizarras. Algumas de coisas apenas estranhas, outras de verdadeiras coisas impossíveis que parecem ter saído de pesadelos.

Mas se você mergulhar já ciente de que aquilo não é literal e sim o tipo de coisa para ser sentida. Tudo irá mudar. É preciso se colocar no papel da protagonista como alguém que está lutando para chegar aos seus sonhos e o tipo de sentimento que está tendo. Se você pensar no tipo de coisa que já sentiu enquanto tentava chegar a algo que queria muito, ficará mais fácil de compreender.
 
O mais engraçado é que quando assisti Cisne Negro pela primeira vez, eu simplesmente não entendi porcaria nenhuma. Sabia que tinha algo a mais, notei que mexeu comigo de alguma maneira, mas não tinha rumo algum sobre o que significava ou como assistir de forma adequada algo assim. Porém na segunda vez, já fui muito melhor preparado e peguei de verdade a experiência da coisa.
 
Enfim, esse é um filme que eu não recomendo pra todo mundo, pois pode ser uma experiência cansativa e até frustrante pra muita gente, mas se você quiser ver algo que não tem as respostas com uma clareza total, mas que passa um significado subentendido, talvez consiga se apaixonar, assim como muita gente mergulhou na obra. 

Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

5 Comentários

  1. A diferença de uma obra de arte e de algo feito somente para o entretenimento, é que a obra de arte preza pelas sensações não só proporcionadas por meio do visual (cenas de ação: explosões, cabeças sendo degoladas, tiroteio...), mas também as proporcionadas no subconsciente.
    E é justamente isso que Cisne Negro faz: A princípio um filme confuso, mas que traduz a ânsia de todos nós seres humanos, a busca pela perfeição em todos os aspectos da vida; no trabalho, financeiramente, nas relações sociais. O lance da personagem realizar um desejo de todos nós, (que por muitas vezes uma covardia medíocre e de praxe nos impede) viver intensamente nem que a consequência seja a morte.

    Enfim, um filme que não precisa de explicação, pois o propósito não é entende-lo, mas senti-lo.
    Na minha opinião, o melhor filme de 2010. Pra quem gosta de um bom filme, é obrigatório!

    ResponderExcluir
  2. Não achei o filme confuso, achei bem simples aliás. É um filme bom. '-' Só '-'

    ResponderExcluir
  3. Bem como o Rafael disse, a historia é para ser sentida e nao entendida. Por que se for tentar entender a historia, ela fica extremamente confusa...
    Òtimo filme, gostei de ver analise dele aki. Boa Sky!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu pensei em ver esses dias, tinha até me esquecido, até ver essa postagem... Baixando agora mesmo! ^^ Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muuito desse filme, aliás as produtoras, diretores e todos envolvidos na produção de um filme deviam fazer mais filmes desse gênero, não consegui desgrudar um minuto da Tv enquanto não terminou.
    Senti agonia, êxtase, tristeza, alívio assistindo ele.

    Palmas para Natalie Portman que é linda e está ótima na atuação.

    Além de ter a linda Mila Kunis.

    Muito bom!

    ResponderExcluir