Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Como o rapidshare nos tornou verdadeiros escravos...

Eu sempre vejo pessoas me falando que não suportam o rapidshare e sites de armazenamento do estilo dele. Mas acredito que grande parte das pessoas que reclamam não passaram pela época antes do rapidshare ou então se acomodaram tanto com esse tipo de serviço que nem perceberam o quanto é importante hoje em dia.
No começo de 2000 eu usava o programa chamado Morpheu pra baixar coisas, era maravilhoso aquilo! Bastava colocar na busca algo e já achava, então eu clicava duas vezes e o download começava, eu tinha uma lista imensa, assim como naquela época o meu PC tinha vírus que não acabava mais! Depois esse programa faliu e surgiu o Kazaa que era idêntico e por muito tempo passei a usar ele. Fora esses programas, outra forma de conseguir download era baixar de um servidor oficial de um programa por exemplo ou então achar alguém que pagasse por um serviço de hospedagem e armazenasse coisas. O Brturbo era maravilhoso! Dava 1 gb de espaço para quem assinasse e eu ficava maravilhado quando achava alguém que tinha conta e tinha sites de animes, que a propósito, algo bem interessante da época é que donos de sites pediam doações de contas e muita gente doava, afinal a maioria só queria usar o serviço para acessar a net e não para usar o espaço que ganhavam, mas aí já viram né? Se o cara parava de pagar ou cancelava o serviço, saía tudo do ar, então era fácil ficar animado e logo depois se decepcionar ao ver que não tava no ar, e aí os caras iam fazer o que? Bom, o jeito era usar algum serviço que não fosse de download via navegador, tipo o emule, que muita gente odiava porque não era só instalar e usar como o kazaa, tinha que configurar e ter paciência.
Também tinha o IRC, só que esse era mais complicado, como o visual do IRC sempre foi bem PURO, dando a impressão de que é um monte de código na tela, a grande parte das pessoas não conseguia nem abrir o programa, muito menos configurar e aprender comandos, só que ele foi realmente um grande local para downloads, não era apenas um batepapo, mas sim um lugar para baixar coisas, onde pessoas conversavam e trocavam arquivos ao mesmo tempo, haviam filas de pessoas para baixar, por exemplo, você queria um anime, só que 5 pessoas queriam também, daí você entrava na fila e se tornava o número 6, e o que estivesse atrás de você na "fila" o número 7 e quando o primeiro acabasse de baixar ou saísse, ou caísse, entrava o próximo, uma ótima vantagem era que geralmente era muito rápido e você podia pausar e continuar depois. Por muito tempo eu considerei o IRC o verdadeiro mercado negro da internet, lá era o lugar onde as pessoas falavam de pirataria, informavam e baixavam coisas, não era como hoje em dia que vemos jogos piratas para baixar em qualquer blog descaradamente, naquela época você precisava achar os lugares.
Bom, o rapidshare surgiu, acredito que ele tenha sido o primeiro pois é o mais antigo que eu lembro e mesmo com outros melhores surgindo, ele ainda sobreviveu.

As coisas ficaram mais fáceis, qualquer pessoa podia fazer upload de um arquivo sem ter que se cadastrar, tudo muito prático, enviar um e-mail tinha um limite de mb, geralmente 10 mb então ficou comum fazer upload no rapidshare e mandar o link, não há mais o problema das contas do brturbo pra sites de downloads, basta fazer upload de novo se sair do ar, além de poder fazer vários uploads em diversos sites. Se voce estiver usando um programa de acesso a msn via navegador que não transfere arquivos mas quiser mandar algo, só conectar ao rapidshare, fazer upload e mandar o link. Hoje em dia nós não precisamos mais dos servidores oficiais de algo, nem pagar por um serviço, pois temos isso de graça, basta fazer upload no rapidshare e serviços do tipo e pronto. Com a quantidade de downloads que a maioria das pessoas faz, imaginem se esses serviços sumissem? Não seria prático ter que aprender usar o IRC ou colocar um arquivo no emule e kazaa de 30 mb pra alguém pegar, as coisas que poderiam ser super rápidas como são, teriam que esperar bem mais para serem tranferidas. Não digo que não iriamos sobreviver, sim iriamos, mas com certeza todo mundo ia sentir uma "Pontada" de incômodo ao ver que não é tão fácil assim ficar sem serviços do tipo disponíveis a qualquer momento, uma hora ou outra iríamos querer baixar ou enviar algo e aí perceberíamos que o trabalho ia ser bem mais difícil... Porque hoje em dia pra achar um download, basta procurar no google e acabou, mas imagine sem serviços de download? E eu não estou nem falando de pirataria, estou falando de coisas em geral, há muitos sites oficiais que usam esses serviços como downloads alternativos pelo fato de estar muito lenta a velocidade do oficial pela quantidade de pessoas baixando.
Bom, por mais que muita gente diga odiar por ter arquivos em partes divididas ou por ter que esperar alguns segundos ou digitar uma senha, acredito que apenas não percebem o quanto esses programas tornam mais fácil, e não mais difícil, obter arquivos na internet, milhares de fãs de filmes, jogos, séries, animes e outras coisas iriam ter que ralar se não fossem esses serviços, isso sem contar com os arquivos pequenos que a pessoa apenas quer passar pra um grupo inteiro de uma vez e não um por um. Existem diversas possibilidades de se usar rapidshare se formos parar pra pensar. Mas bom, uma boa dica para quem não gosta de esperar baixar partes é usar o FreeRapid Downloader que é um programa fácil de usar, em português e que facilita demais a vida de muita gente, inclusive a minha kkkk. Leiam também Como o Google nos tornou verdadeiros escravos...

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Eu não gosto muito de usar o RapidShare por que normalmente a velocidade é reduzida,além de ter que esparar 15 mins pra poder baixar outro(se bem que é só desligar o modem esperar 10 segs e ligar de novo)

    ResponderExcluir
  2. Nisnast quando eu falo rapidshare na verdade eu só to usando ele como simbolo por ter sido o primeiro, mas eu falo a todos esses sites de colocar arquivos

    ResponderExcluir