Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Dead Space - Quase um filme de terror dos anos 80

Esse jogo eu joguei quando foi lançado, só que como minha placa de video era só a bagaceira na época, decidi desinstalar e deixar para jogar quando eu tivesse uma placa mais legal, daí depois de muito tempo, finalmente tive a oportunidade de jogar de forma digna e zerei essa maravilha, e agora vou dar minha opinião sobre *-*


A nave de mineração espacial USG Ishimura por algum motivo perde o contato com a terra, e então uma equipe de resgate é enviada para ver o que está acontecendo, porém ao chegar lá, acham a nave vagando apagada pelo espaço e após um acidente, eles acabam tendo que fazer um pouso forçado dentro da Ishimura e não demora muito para descobrirem os horrores que se encontram dentro da nave.

Dead Space é um jogo carregado de clichês e com quase nada original. Há poucos elementos no jogo que são realmente novidades, podendo chegar inclusive a parecer com uma típica história de zumbis, porém no espaço. Mas mesmo assim ele consegue prender do começo ao fim.

O jogo tem gráficos bem sombrios e sombras extremamente bem trabalhadas, além de efeitos de iluminação ótimos e bem posicionados, graças a isso o visual fica bem mais assustador pois muitos sustos são baseados nas sombras dos objetos e criaturas, além da sua própria sombra, que dependendo do lugar onde você está, pode acabar confundindo ela, achando que é alguma criatura próxima.

Eu acho que o áudio do jogo é o ponto mais alto dele, você ouve aqueles sons de metal rangendo, gotas caindo, sussurros, passos, além disso, o som foi programado para ser "inteligente" e mudar o ritmo na hora certa.

Por exemplo se você estiver em uma sala e então um monstro arromba uma tubulação de ar e entra naquele lugar, e você tá ali parado de costas pra ele, você pode ouvir os sons dos passos, ouvir os grunhidos, mas só quando você virar a câmera pra ele, é que vai surgir o som de susto e aí o ritmo da música fica turbulenta, ou seja, isso garante que exatamente quando você ver a criatura, você ainda vai ouvir um som de susto na hora, o que vai dar aquele incentivo ao susto ser maior ainda, e aí aquela música turbulenta tocando e você metendo bala, ou correndo.

Outro elemento inovador do jogo, é o fato de que ao invés de ter menus que você acessa, tudo é exibido na hora em forma de hologramas, ou seja, se você vai ver o mapa, você ativa um holograma e vê ele ali na sua frente, o mesmo pra inventario e objetivos, a vida é mostrada na armadura do personagem, como se fosse uma coluna na parte de trás, as balas são mostradas nas armas, além de que outras coisas como por exemplo os pontos de salvar, a câmera se aproxima e aparece um holograma onde você pode escolher o slot que quer salvar a partida.

Além disso você só vê uma tela de carregando, que é a da fase, depois é direto até o fim, mesmo as fases sendo enormes e você andando por várias partes da nave. Como não há interrupções, a cenas acontecem na hora, então ao invés de mudar pra um CG ou algo assim, você vê aquilo acontecendo e como a câmera é aquela ao estilo Resident Evil 5, isso facilita bastante para visualizar criaturas enormes, grandes explosões, entre outras coisas. Quando você se comunica com outros personagens, pode ver eles através de um holograma, então há também cenas de tensão em que você vê coisas ocorrendo do outro lado.

O sistema de inventário é bem legal, você vai guardando o que vai conseguindo e em certos pontos pode vender ou comprar itens, além de ter também as atualizações que você pode fazer tanto na roupa, quanto nas armas e habilidades e esse sistema de atualizar tem um visual interessante, é como se fosse um circuito e você fosse ligando eles, ou seja, não dá pra ligar direto um ponto lá na frente, você tem que ir fazendo um caminho até chegar naquele ponto e finalmente poder atualizar ele.

As armas são muito legais, na verdade são itens usados pra extração de minério, só que você usa pra atacar as criaturas, e cada uma tem dois tipos de tiro. Os combates não são tradicionais também, em qualquer jogo o alvo é a cabeça para que o monstro morra, já nesse, o objetivo é despedaçar braços e pernas para que ele não possa prosseguir em sua direção, então não adianta meter tiro na cabeça que os Necromorphs realmente são criaturas do inferno e continuarão indo te lanchar.

Existem partes do jogo em que há a gravidade zero e com isso você pode ver pedaços de corpo voando, sangue, e às vezes surgem criaturas, você pode saltar para o teto ou paredes e andar normalmente, o combate nesse tipo de ambiente é muito legal pois você atira e as criaturas são jogadas e saem voando.

Há também lugares em que você precisa de ar e tem que ir rápido, ou usar algum item para reabastecer a reserva, e nessas partes o jogo fica com um som super abafado, o que dá agonia porque se aparece uma criatura, você fica naquela tensão e nem os próprios gritos pode ouvir, o que faz parecer que tá sufocando de verdade.

Os caras se concentraram muito em colocar sustos nos jogos, por exemplo nas tubulações de ar, você sempre fica olhando e pensando se não vai sair uma criatura dali a qualquer momento e ir te matar, às vezes você ta lá abrindo uma porta aí vê uma sombra passando atrás de você e ao ir até o corredor e procurar, não acha nada, daí isso faz com que você fique meio traumatizado e sempre esteja olhando pra trás na hora de abrir alto kkkkk.

Os corpos que estão no chão, às vezes se levantam do nada com aquele som de susto e te atacam, então você tem que pensar se deve ou não atirar em tubulações e corpos, isso gasta bala mas te deixa menos tenso porque ao menos você confere se tinha algo prestes a pular em você.

Você também tem duas habilidades usadas para quebra cabeças no jogo, a de deixar algo em câmera lenta, que pode ser usado pra por exemplo diminuir a velocidade de uma ponte que está caindo, para passar algo por baixo dela a tempo, e também tem a habilidade de levitar coisas para assim poder puxar itens pesados e passar de quebra cabeças.

O jogo também tem seus defeitos, os personagens no chão parecem verdadeiros bonecões tosco, a história não é nada original embora de prenda, vários elementos do jogo são reaproveitados, inclusive o jogo pode lembrar Half Life 2, afinal o personagem é um engenheiro mudo que sai pra matar criaturas e ainda tem uma arma de levitar itens...

Esse jogo é muito assustador, para quem gosta do gênero, provavelmente irá se divertir muito, e também é um jogo imenso. são 12 fases muito grandes e fazia tempo que eu não via um jogo assim que não seja pequeno. Joguem! E uma coisa que recomendo, é assistir o filme Dead Space: Downfall depois de jogar o jogo, pois apesar de ser um prólogo, estragou muitas surpresas que eu gostaria de ter mas não pude porque tinha assistido o filme.

Mas se você não liga pra isso e quer ver a história na ordem certa, ver o filme e jogar depois pode ser melhor pois aparecem cenas do filme no jogo, é bem legal. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois muitas vezes eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.


Twittem aí para seus amigos pessoal =D

Postar um comentário

4 Comentários

  1. LOL
    Jogo ótimo, recomendo. Estou à espera de Dead Space 2.
    VLW Nerd Maldito

    ResponderExcluir
  2. To jogando ele, graças a você e meu amigo HAUHAUHA Muito massa o jogo, só to esperando eu comprar meu fone novo ou ter uma madrugada livre, pra dar continuidade, porque a barulheira que fazem aqui em casa impede que se jogue um jogo de terror AHUAUHAUH

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo parece ser muito bom mesmo mas por algum motivo eu não consigo jogar ele, quando eu to na escola eu penso "agora vou chegar em casa e zerar Dead Space!" aí eu chego em casa, ligo o pc, olho pro ícone do jogo e digo "Meh...", ou seja, perco totalmente a vontade de jogar.

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores jogos do genero, sem duvida nenhuma, logo nos primeiros 30 minutos se nao tiver culhoes grandes ;-) voce desiste de jogar, pois e um susto atras do outro hahaha, pior que quando joguei era efeito castata, pois do nada tava mo tenso, eu pulava da cadeira e minha esposa se assustava junto com isso hahaha, jogao, muito foda, ta chegando o segundo yyyyyyeeeeeeesssssssss.

    ResponderExcluir