Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

TimeShift - Review completa do jogo

Hoje vou falar sobre um jogo que definitivamente marcou a minha vida e pode agradar muita gente, se você gosta de coisas envolvendo a grandiosidade do universo e o homem em contato direto com isso, certamente vai adorar!

História

Dr. Aiden Krone é um maléfico cientista que constrói um traje especial capaz de manipular o tempo, ele usa o traje para viajar ao passado e construir a sua própria história. Os alunos em pós graduação de Krone conseguem criar um segundo traje, intitulado como “Traje beta” que é capaz de fazer as mesmas coisas, ele é usado por Michael Swift, um coronel já aposentado, que é enviado para localizar e deter o vilão.



Controles

Timeshift é um jogo com visão em primeira pessoa e tem os comandos básicos tradicionais, ou seja controle de mira pelo mouse e movimentos pelas teclas W,A,S,D.

Armas

O jogador poderá carregar apenas três armas por vez que poderá selecionar usando os números 1,2 e 3 como atalho, essas não tem lugar fixo, ou seja você pode por a arma que quiser em qualquer um dos atalhos. As armas usadas em Timeshift vão desde algumas conhecidas como metralhadoras, escopetas, rifles até armas futurísticas como Arma laser e disparador de energia elétrica. Cada arma tem dois tipos de tiros, sendo que o secundário é mais potente que o primário, porém mais lento, e em algumas armas o tiro secundário é substituído por uma mira de longo alcance.

Manipulação do tempo

Esse é o grande atrativo do jogo, apesar de ter efeitos que já foram vistos em outros jogos como Max Payne e prince of persia, em timeshift os criadores realmente conseguiram dar ao jogador uma sensação de controle. Você realmente sente que está manipulando, pois os efeitos atingem apenas o que está a sua volta, enquanto você tem liberdade de se movimentar sem sentir os efeitos.

Voltar no tempo

Com essa habilidade você pode arrumar pequenos erros que comete durante o jogo ou resolver algum quebra cabeça que seria impossível de se resolver, isso vai salvar a sua pele quando volta no tempo, pois como foi dito antes os efeitos da manipulação do tempo não farão efeito em você, ou seja se você for metralhado até a morte não haverá retorno (afinal defunto não aperta botãozinho de voltar no tempo).

É incrível ver esse efeito e se mover livremente pelo cenário sem ser atingido por ele, você poderá ver balas voltando para dentro das armas, fumaça voltando para o seu lugar de origem, gotas de chuva se formando no chão e subindo para o céu, explosões se transformando em granadas, entre outras coisas. Quando esse efeito é ativado a tela escurece e você parece estar em dentro de um filme antigo, chega a parecer que você está dentro das lembranças de alguém.

Alguns lugares só poderão ser atravessados com esse poder, por exemplo há um túnel o qual você está atravessando porém no final dele há uma explosão, e então outra mais próxima, e outra e outra cada vez mais perto de você. Em outro jogo o normal seria você correr, mas em timeshift nem sempre se segue o que é normal, você pode correr em direção às explosões e ativar o botão de volta no tempo, e assim enquanto você corre em direção ao fogo, vê ele voltando para o seu lugar e abrindo espaço no túnel, ao atravessar você poderá desativar a volta no tempo, olhar para trás e ver novamente o túnel sendo explodido. Esse é apenas um exemplo das várias situações em que terá que usar essa habilidade.

Parar o tempo

As vezes não há tempo o suficiente para se fazer algumas coisas como ativar duas alavancas simultaneamente. Essa habilidade sem duvida será muito útil, além da ajuda que dá em quebra cabeças, será necessária para atravessar alguns lugares como fogo, eletricidade e água, pois com o tempo parado você poderá passar por dentro da eletricidade e do fogo sem levar dano, e também poderá andar sobre a água sem afundar, tanto a pé como em um veículo. É possível também usar essa habilidade contra os inimigos.

Você pode bancar um Hiro Nakamura (Do seriado Heroes), por exemplo chega um grupo de inimigos armados mandando bala contra você, mas de repente um deles vai mirar e nota que não tem mais arma alguma na mão dele, ele olha para os companheiros e nota que estão todos mortos, então corre para pegar a arma de um companheiro morto e mira pra você, mas não te vê mais, você está atrás dele e o mata. 

É possível fazer isso tudo apenas parando o tempo, e tirando as armas das mãos dos inimigos, ou simplesmente os matando. Se você para o tempo e corre para trás de um inimigo, é como se você tivesse desaparecido do nada, com certeza é uma das coisas mais divertidas de se fazer no jogo.

Câmera lenta

O efeito mais conhecido de jogos em que mexem com a velocidade do tempo, porém aqui assim como as outras duas habilidades já citadas você não simplesmente deixa tudo em câmera lenta, mas além do efeito não te afetar, você ainda tem a sua velocidade aumentada, ou seja você fica super veloz. Esse efeito é mais usado para os combates e faz o jogador se sentir extremamente poderoso pela velocidade ao ver os inimigos tentando acompanhar os seus movimentos.

As vezes você se aproxima com tanta velocidade perto de um inimigo que ele nem nota a sua presença ali, é como se tivesse apenas passado um vulto, você pode esquivar de tiros facilmente. E ter combates bem mais emocionantes, é possível ver cada detalhe, as explosões, balas, os objetos caindo, paredes sendo destruídas, e até inimigos voando pelos ares em câmera lenta, cujos quais você ainda pode aplicar uma sequência de tiros ou até mesmo explodir os seus corpos no ar.

Inimigos

Os inimigos do jogo tem uma boa variação de Skins, fazendo assim com que o jogador não enjoe de matar aquele mesmo inimigo várias vezes. A inteligência artificial é normalmente mediana, mas as vezes há umas baixas, como por exemplo ao roubar armas, as vezes você está com uma arma enorme mirada para o inimigo e mesmo assim ele corre para pegar uma arma ali perto, pode parecer inteligente pegar uma arma mas com o tempo acaba se tornando muito robótico a atitude sempre ser essa.

Em contraste a isso, se você tira a arma da mão de um inimigo e não tem outra por perto, ele se rende e fica parado, se você for para um lugar bem distante dali e depois voltar, ele ainda vai estar lá parado o que aumenta a sensação de inteligência fraca. Porém apesar disso em combate a inteligência não deixa a desejar, eles se escondem enquanto estão sendo atacados, aproximam-se por trás de paredes, e lançam granadas onde você estiver. 

Eles tem falas e expressões para cada momento, tanto falas de ataque como pedidos de piedade para que não os mate alegando estarem desarmados ou simplesmente falando para não atirar. A física do jogo ajuda muito na forma realista em que os inimigos morrem, você pode atirar em um inimigo que esteja em um andar superior e ver ele ficar pendurado ou cair lá de cima.

Os locais onde você atira também causam reações diferentes, se você atira na perna do inimigo ele reage a isso caindo, e se você o mata ou o derruba com tiros pode ser que ele caia com o dedo no gatilho atirando, também se ele está no chão baleado, ele ainda pode pegar a arma e atirar em você, e depois até se levantar. Também há outros tipos de inimigos, como robôs gigantescos, e helicópteros que você tem que derrubar lançando mísseis.

O nível de violência dos combates é alto, dependendo do ataque que você dá os inimigos podem ser despedaçados, em explosões é possível ver os órgãos internos saírem e se espalharem pelo chão, assim como dá para observar ossos em alguns pedaços dos inimigos como tronco e braço. Também enquanto você atira muito perto em um adversário, sangue pode voar na tela como se pegassem no capacete de sua roupa.

Áudio

Os efeitos sonoros do jogo são muito bem feitos, tantos dos tiros como dos ambientes. Você ouve os seus passos mudando de som dependendo do lugar onde está, assim como os tiros são diferentes dependendo do ambiente. Em uma tubulação você pode ouvir as vozes dos personagens de forma abafada e com eco.

Ao atirar, os sons dos tiros mudam dependendo do material em que você atira. As explosões são fantásticas. As vozes são espetaculares, enquanto você se esconde em algum lugar e ouve inimigos conversarem é algo que realmente dá a impressão de "estar" escondido preparando-se para atacar. Nos combates em que seus aliados te ajudam é possível ouvir os gritos de batalha, de dor, de glória, é fantástico.

Gráficos

Os gráficos de timeshift são simplesmente fantásticos. Os cenários são destrutíveis, ou seja no meio de um tiroteio uma parede pode simplesmente desmoronar com as balas, ou barris explosivos que aumentam a quantidade de explosões. Em ambiente fechado fica um ar de tensão pois lá fora robôs gigantes andam e a qualquer momento podem destruir uma parede do lugar onde você está, fazendo subir uma nuvem de poeira e modificando completamente o cenário.

Em locais abertos uma cidade totalmente destruída, nos céus é possível ver tiros lasers atirando em veículos aéreos, uma aranha robótica gigantesca, andando pela cidade destruindo tudo, no chão a rebelião tentando sobreviver, fogo em todas as partes, explosões, não é surpresa de repente cair uma bomba perto de você destruindo tudo e modificando o cenário. As sombras são lindas, as vezes você vê sombras de jatos passando por onde você está.

Com as suas habilidades é possível admirar melhor os detalhes, pausando o tempo poderá dar a volta ao redor de uma explosão vendo-a parada no ar, voltando o tempo poderá ver uma parede que acabou de ser desmoronada tendo cada pedacinho retornando ao lugar e fazendo-a se reerguer, deixando o tempo mais leve você pode ver as coisas voando lentamente e dependendo do objeto poderá atirar nele no ar fazendo-o mudar de posição, ou coisas como ver a arma de um inimigo voando, correr até ela e saltar pegando-a no ar.

Conclusão

Timeshift é um bom jogo, bons gráficos, boa jogabilidade, quebra-cabeças interessantes e o principal, garante boa diversão, com certeza a maioria das pessoas se divertem muito com eles, quando lançaram a primeira demo ele foi aguardado para ser um dos piores jogos da Sierra já lançados porque a demo era muito ruim, porém os caras conseguiram provar que com determinação dá para arrumar qualquer erro.

Infelizmente o jogo foi sufocado pelos outros lançamentos de sua época, títulos já conhecidos e também teve que lidar com a sombra do preconceito sobre ele, graças à primeira demo. Mas enfim joguem, pois não vão se arrepender. O jogo tem versões para X-Box 360, PC e PS3. Vale a pena dar uma conferida no site da G2A pra ver o preço que está lá, pois eles costumam vender keys da steam por um valor bem mais barato que na própria steam e ainda aceitam boleto bancário. Dê uma conferida no preço que tá lá, clicando aqui.

Trailer de Apresentação

Trailer de GamePlay



Trailer em Live Action


Postar um comentário

2 Comentários

  1. o jogo é realmente sensacional.
    a unica coisa q eu n curti tanto foi o som de algumas coisas, como por exemplo: quando vc sobe escadas, parece q vc ta andando na agua ou algo do tipo.

    fora isso é demais.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã desse genero mas é bem interessante esse leque de possibilidades que o jogo te dá... Também acho que nem rodaria no meu pc atual ahueahuehauha

    ResponderExcluir