Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Lista de séries que vão te ajudar a melhorar idiomas variados!

Sempre dou dicas de coisas variadas aqui no Blog Nerd Maldito, e acho que todo mundo sabe o quanto consumir conteúdo audiovisual pode ajudar na hora de melhorar em uma língua. Como é comum vez ou outra rolarem coisas como o caso do High On Life, que foi lançado sem legendas em português e muitos se surpreenderam. Mas que tal uma lista com conteúdo um pouco mais preciso, focado em melhorar certos aspectos?
 
Assistir séries de TV em línguas estrangeiras pode ser uma excelente forma de melhorar seu conhecimento de um idioma. Se você conferir a lista de lançamentos do mês na Netflix, vai achar inúmeras opções interessantes. Além de ser divertido o entretenimento, assistir séries de TV em outro idioma permite que você ouça a língua sendo usada em contextos reais e práticos. Isso pode ajudar a desenvolver sua compreensão e habilidade de conversação, bem como ajudá-lo a se familiarizar com sotaques, jargões e expressões idiomáticas.
Você vê por exemplo a quantidade de conteúdo sobre o horror das Backrooms criado pela comunidade, e percebe que pessoas dos mais variados pontos do mundo apresentam seus textos, com suas próprias expressões. E apesar de ter muitas coisas que ajudam nas mais variadas áreas, como aquelas 10 coisas incríveis que o ChatGPT pode fazer e que vão facilitar sua vida, as séries permitem um verdadeiro mundo novo de conversação.

Uma das vantagens de assistir séries de TV é que você pode fazê-lo no seu próprio ritmo. Você pode assistir a episódios quantas vezes quiser e pausá-los a qualquer momento para refletir sobre o que ouviu ou para procurar uma tradução. Além disso, muitas séries de TV estrangeiras estão disponíveis com legendas em ambos o idioma original e o seu idioma nativo, o que pode ser uma grande ajuda para quem está aprendendo um novo idioma, já que dá pra colocar a legenda no idioma nativo e forçar ainda mais o cérebro a captar.
Outra vantagem de assistir seriados de televisão em línguas estrangeiras é que elas oferecem uma ampla variedade de gêneros e estilos, o que significa que você pode encontrar uma série que seja adequada aos seus gostos e interesses. Por exemplo, se você é fã de comédias, pode procurar por séries de comédia em outro idioma, o que o ajudará a se sentir mais confortável e motivado a continuar aprendendo. Afinal de contas, convenhamos que aqueles vídeos temáticos de aprendizado podem ser tão desinteressantes que fica fácil desistir. Mas quando é um conteúdo que você ama, a coisa muda.

Dessa forma, além de ser divertido e entretenimento, assistir séries de TV em outro idioma permite que você pratique sua compreensão e habilidade de conversação, bem como se familiarize com sotaques, jargões e expressões idiomáticas. Com uma ampla variedade de gêneros e estilos disponíveis, é fácil encontrar uma série de TV que seja adequada aos seus gostos e interesses.
Sem contar os conteúdos que estão exclusivamente em outras línguas, né? O obscuro Midori Shōjo Tsubaki ficou muitos anos exclusivamente em japonês, até finalmente receber legendas em outro idioma. E a Preply é uma plataforma online focada em idiomas que reúne alunos e tutores. E frequentemente ela acaba fazendo pesquisas diferenciadas relacionadas a idiomas pelo mundo. O gerente de sucesso de alunos, Mustafa Ali Sivisoglu, comentou que:

“Ter contato com uma cultura através de séries, filmes e livros é uma ótima forma de aprender novas palavras e se manter interessado em continuar o aprendizado, pois é observando o vocabulário em ação que aprimoramos o jeito que usamos interjeições e termos de um determinado idioma”
E a empresa reuniu algumas séries de idiomas diferentes, avaliou o tipo de conteúdo delas e as listou com foco em aperfeiçoar habilidades diferentes de quem está estudando, como por exemplo expressões específicas que só são usadas em determinadas situações. Confiram:
 
Inglês - Wandinha

A série da Wandinha, da Família Addams, traz diálogos interessantes para quem quer expandir o vocabulário. Por ser uma série adolescente, a linguagem jovem permite ao espectador entender diálogos longos e também gírias da língua inglesa que fazem parte das interações.

Espanhol - Machos Alfa

Machos Alfa traz o tema de masculinidade tóxica e aborda o machismo de uma forma bem humorada. Além de aprender interjeições bastante usadas em séries de comédia, é possível aprender um vocabulário específico relacionado à cultura de empoderamento feminino em espanhol.

Francês - Lupin

Inspirado nos livros de Lupin, a série ambientada na França traz a história do gentil ladrão Assane Diop. Ao longo dos episódios, o espectador além de ter contato com interjeições e frases do dia a dia também se aproxima mais da cultura francesa, dos monumentos e principalmente da pronúncia dos nomes de lugares famosos, como o Louvre.

Italiano - Bang Bang Baby

A série italiana segue a adolescente Alice, que acaba se envolvendo no mundo do crime em Milão, nos anos 80. Apesar do vocabulário voltado para as situações de conflito em que a personagem se encontra, assistir aos episódios com legenda original vai com certeza ajudar a expandir o vocabulário e ajudar a entender a construção das frases.

Alemão - 1899

A série 1899, dos criadores de Dark, estreou no final de 2022 trazendo eventos misteriosos para os passageiros de um navio. Apesar de complicado, o vocabulário tem palavras diferentes para quem quer expandir o repertório na língua alemã. O legal da série é que ela traz 8 idiomas diferentes ao longo dos episódios (Inglês, Espanhol, Cantonês, Alemão, Francês, Português, Polonês, Dinamarquês), então sempre dá para aprender palavras das diferentes línguas em uma mesma situação.

Coreano - All of Us Are Dead

All Of Us Are Dead narra a história de um grupo de alunos do ensino médio que precisa encarar uma situação de perigo extremo. A rotina da escola Hyosan seguia normal quando um vírus zumbi começa a se espalhar rapidamente. A história é ambientada nos dias atuais, portanto a linguagem moderna e com algumas gírias é algo que pode ser vista  constantemente ao longo da série, facilitando assim o interesse pelo aprendizado do idioma.

Polonês - Do Jeito Delas

Apesar do ambiente dos anos 70, a série aborda temas que são atuais até hoje como mudanças políticas e sociais em busca de amor, liberdade e independência financeira, trazendo um vocabulário extenso para quem está aprendendo. Outro fator importante é que muitas das expressões linguísticas vistas na série são usadas até hoje.

Japonês - A Jornalista

A Jornalista é uma adaptação do filme homônimo lançado em 2019, com o retorno do diretor Michihito Fuji. A trama traz Anna Matsuda, repórter do jornal Toto, investigando um grande esquema de corrupção do governo. A trama aborda muitos jargões do mundo jornalístico e termos mais formais. Para quem está em busca de enriquecimento do vocabulário é uma ótima opção para assistir.

Árabe - Peripécias de Amor

A série de comédia/drama/romance árabe reúne curtas-metragens em cada episódio, que se passam no Dia dos Namorados. Com as cenas envolvendo situações entre casais, famílias e momentos do dia a dia, é possível aprender palavras simples do cotidiano através dos objetos e acontecimentos dos personagens.

“Dificilmente terminaremos a série sabendo falar o idioma fluentemente, mas é importante não desanimar, principalmente no começo. Aprender um novo idioma exige prática, mesmo que durante poucos minutos ao dia, mas com frequência. Afinal, ter esse contato com a língua através de séries nos faz querer continuar aprendendo”, afirma Mustafa Ali Sivisoglu. E você? Costuma aprender inglês se divertindo? Confira mais coisas interessantes no Blog Nerd Maldito.

Postar um comentário

0 Comentários