Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Sexta-feira 13 Parte II - Um Jason muito mais humano

Assim como o primeiro Sexta Feira 13 acaba sendo uma surpresa por ter uma fórmula bem diferente da que marcou a franquia, o segundo também tem suas peculiaridades próprias que merecem destaque, apresentando um Jason que não voltou do inferno, mas um ser humano. Sendo assim, é um filme de psicopata e não o tão popular terror sobrenatural que conhecemos.

Uma coisa curiosa sobre esse filme e que achei um pouco desagradável de absorver, é o fato de que ele se passa cinco anos depois da história do primeiro, no entanto o filme é de 1981, ou seja apenas um ano depois do lançamento do primeiro filme. Sabendo que oito filmes foram lançados nos anos 80, foi meio desagradável pensar que aquilo já era 1985, "apertando" os outros.

A introdução da história se passa apenas dois meses depois, mostrando a última sobrevivente do ataque do primeiro filme, e aí depois pula pra cinco anos. Sendo assim é um filme com ligação direta e não aquela coisa de "Mais uma história do Jason". O ambiente dessa vez é a acampamento Packanack Lodge, que fica ao lado do acampamento Crystal Lake, que foi fechado depois da matança.
Esse é o filme onde são adicionados novos elementos que acabam sendo reutilizados por todos do resto da franquia. Além disso tem certos elementos da fotografia que foram modificados, ficando mais modernos, porém ainda assim com aquele toque de filme dos anos 80 que tanto conhecemos hoje em dia.

No primeiro filme as mortes são mostrada em um ângulo em primeira pessoa, antes do assassino ser revelado apenas uma mostra as mãos dele segurando um cara por debaixo da cama. Nesse a técnica usada em primeira pessoa é apenas em poucos momentos em que ele observa por trás de árvores ou algo assim, nos ataques a maioria é em terceira pessoa, mas ainda assim mostrando só pés e mãos no começo, até finalmente revelar.

Algo interessante desse Jason é que se trata de um verdadeiro Serial Killer, que corre, grita de dor e não parece frio, vasculhando os lugares confuso. aliás o primeiro filme tem elementos que me lembram demais Psicose, já o segundo me lembra demais O Massacre da Serra Elétrica, com um assassino usando um saco na cabeça e com roupas de caipira. Inclusive uma das personagens chega a usar uma serra elétrica como arma.

Sei que pode ser coincidência, mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que Sexta-Feira 13 é uma franquia de baixo orçamento. Apesar do imenso sucesso, é o tipo de filme que nasceu pra tentar conseguir alguma grana, mas sem esperar realmente ser um sucesso. É bem normal nesse tipo de filme ter ideias safadamente clonadas de outras obras de sucesso.

Há algumas cenas clássicas marcantes nesse filme, como uma personagem fingindo ser a mãe de Jason, algo que ficou bastante marcado na franquia, assim como a extremamente marcante morte dupla com personagens transando. No primeiro filme já aparecia uma morte de um personagem que acabou de transar, mas nesse meio que marcou a coisa.

Uma coisa bem maneira é que o cenário desse filme é um dos que aparece no jogo Friday the 13th: The Game, e achei emocionante pra caramba poder andar exatamente pelos ambientes que são apresentados, realmente é divertida a coisa. Ver onde o povo morreu e reconhecer detalhes, é muito legal!

Enfim, esse é daqueles filmes que é obrigatórios tanto para fãs de filmes de terror quanto para cinéfilos ou meros fãs de cultura pop, já que é o tipo de coisa que gera referências sempre. Se fosse lançado hoje em dia certamente seria só mais um filme tosco, mas sendo o segundo de uma franquia dessas, é inevitável não ter seu lugar na história do cinema e terror.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Acabei de assistir o primeiro filme... Mano, demorei um pouco pra assistir, mas concluí que:
    Nunca mais subestimo os clássicos de Sexta-Feira 13!!! Eles são incríveis e muito melhores que os mais recentes em termos de enredo <3

    ResponderExcluir