Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

O motivo da série Black Mirror se chamar assim

Não sei vocês, mas assim que comecei a assistir a série Black Mirror, algo que logo pensei foi o motivo desse título (Espelho Negro em português). Como todos os episódios não tem ligação direta (apesar de alguns terem conexões sutis), imaginei que tivesse algum elemento em todos. Fiquei procurando por um espelho negro ou sei lá, quando finalmente descobri o motivo, foi uma surpresa a profundidade.


Inicialmente fiquei pensando que era só um nome macabro, como é uma série no estilo Além da Imaginação, mas com foco na tecnologia, logo pensei que poderia ser um nome meramente poético. Mas no fim acabei achando que tinha esse elemento, fiquei olhando pra superfícies negras, como uma mesa que aparece no início de um episódio.

Quero dizer, até Frango Robô, tem uma explicação para o nome da série, então como algo que é uma crítica social poderia não ter? Pois bem, como vocês sabem, cada episódio tem foco em tecnologias que nós conhecemos, porém usadas de uma maneira mais avançada, elementos como dar likes, históricos de conversas, reality shows, inteligência artificial e mais.

E onde é que podemos acessar essas tecnologias? Em smartphones, televisões, monitores, smartwatches e outras coisas. Mas somos acostumados a imaginar essas coisas ligadas. Agora pegue todos esses eletrônicos, os desligue e o que você vê? É isso aí! Um espelho negro! Com um reflexo fosco em que você consegue ver apenas uma versão sombria de você mesmo ou um mero vulto.

O espelho negro é algo que está cercando todos nós diariamente e está por toda parte. Não importa one vamos, veremos em casas, lojas, veículos, as vezes até mesmo no meio da rua estão lá exibindo informações e alimentando o nosso vício em tecnologia. Cada vez mais estamos conectados e precisamos deles.

Um baita significado profundo, não acham? Essa ideia de que toda noite nós acabamos olhando no espelho negro uma última vez ao desligar o aparelho que usamos, e toda manhã nós olhamos uma primeira vez antes de ligá-lo. Essa ideia de versão obscura nossa também é fantástica, fico pensando no tempo que não deve ter levado pra bolar um título fodão assim.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Putz muito foda o significado, estava procurando o por que e achei aqui

    ResponderExcluir
  2. Amei o primeiro episódio da primeira temporada, mas depois estou boiando. Na verdade, para mim, não tem nem pe, nem cabeça 😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir