Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

A polêmica das cores dos Power Rangers originais

Sabem, eu sempre notei que o primeiro Ranger Preto era um ator negro, acho que todo mundo notava isso. No entanto eu não parava pra pensar sobre o assunto, assim como nem imaginava a ligação entre a Ranger Amarela ser oriental. Na época eu ainda não sabia que japoneses eram chamados de uma forma preconceituosa de amarelos. Mas o tempo passou, o mundo mudou e as pessoas começaram a falar.


Todo mundo que foi criança nos anos 90 cresceu assistindo Power Rangers, é uma ideia que causou extrema influência na cultura pop, mesmo sendo reciclagem Tokusatsu, essa série foi a verdadeira porta de entrada para o mundo ocidental, gerando comparações em obras mais sérias como Círculo de Fogo, ou mesmo produtos nacionais como o maravilhoso Chroma Squad.

E em 1993, quando foi ao ar, Power Ranger tinha o lance do Ranger Preto. Eu nunca vi ninguém falar nada sobre, assim como eu mesmo nunca falei, mas acho que é o tipo de coisa que todo mundo acaba pensando "Colocaram o Zack como Ranger Preto porque ele é negro?". Provavelmente para os americanos, que tem mais esse lance de "Japonês é amarelo", o pensamento tenha sido constante da mesma forma para a Ranger Amarela.

Mas o tempo passou e esse tipo de coisa começou a ser cada vez mais destacado. Pessoas revoltadas passaram a surgir. Mas a coisa estourou de vez mesmo com o lançamento do primeiro trailer do filme de 2017 de Power Rangers, esse aqui:


O trailer deu uma polêmica inicialmente porque o roteirista do filme Chronicle disse que foi chamado pra fazer o roteiro, mas demitiram ele, daí contrataram alguém que fizesse uma cópia de Chronicle com Power Rangers. Isso gerou o maior barraco! Mas outra coisa que logo começou a ser falada foi o fato do Billy ser negro e o Ranger Preto ser oriental, tirando aquela ideia de associação preconceituosa a cores.

A verdade é que bem antes isso já rolou, mesmo nos anos 90 o Adam era Ranger Preto, se não me engano na segunda geração, no máximo na terceira. Sendo assim a ideia de associar cor de pele a cor do Ranger sumiu rapidinho se foi isso mesmo. Talvez por ter sido mera coincidência, talvez por grupos ativistas da época.

Sinceramente, o que penso é que a coisa estava sim associado a cor da pele, não por preconceito, até porque é notável que colocaram uma variação nos personagens, poderiam ser todos brancos e bonitões, mas colocaram o Billy, um nerd, a Trini, uma oriental, e Zack, um negro. E as roupas dos Rangers (sem uniforme) sempre tem ligação, por exemplo o Jason sempre se veste de vermelho ou com a cor vermelha tendo destaque.

Então acho que isso é mais um exemplo da bagaceira dos programas infantis dos anos 90, a Kimberly é uma patricinha, por isso até o uniforme de Ranger tem saia e é tudo rosa, Zack é negro, por isso é o Ranger Preto, Trini é oriental então é amarela. Parece que só Jason e Billy que sobraram mesmo, mas até Jason pode ser associado a cor vermelha por ser uma cor forte, sendo assim parece que só o ranger azul que sobrou e pensaram "Vamos tacar no nerd".

Em uma entrevista com Amy Jo Johnson, a atriz que interpretou a Ranger Rosa da primeira geração, o site The Mary Sue perguntou se ela notava a ironia nas cores dos personagens, a resposta dela foi:

"É claro!"

"Era uma brincadeira. Claro, nós fazíamos muitas piadas sobre isso e sobre o quanto aquilo era ridículo."

Que bagaceira ein? Mas e vocês, pensavam nesse assunto? Acham que foi coincidência? Ou acreditam que foi proposital?

Postar um comentário

2 Comentários