Ofertas do dia no link de afiliado Amazon!

Descubra o filme da Marvel favorito de Stan Lee

Para quem não sabe, Stan Lee é uma lenda dos quadrinhos, o próprio criador de Game of Thrones já era fã do cara quando criança e inclusive chegou a mandar uma carta pra ele. O que o fez se tornar esse ícone tão destaque nas HQ's é o fato de que ele criou boa parte dos heróis conhecidos desse universo, incluindo o Hulk, Quarteto Fantástico, Demolidor, Thor, os X-Men e muito mais, ou seja o cara criou meio mundo, a maioria dos heróis populares da marvel vieram dele.

E naturalmente vocês sabem que a marvel adaptou um monte de obras para o cinema, cada pessoa tem um gosto pessoal em relação a eles, mas e quanto ao próprio Stan Lee? Qual é o favorito dele? Pois é, em sua conta do facebook o roteirista fez um comentário sobre seu filme favorito

"Eu acho que meu filme inspirado em HQs preferido seria o primeiro que de fato fez muito sucesso, que foi o primeiro Homem-Aranha. Depois dele tudo pareceu ser bem mais fácil."

Isso me fez lembrar de um comentário que certa vez vi no facebook sobre um garoto dizendo que não entendia o motivo do primeiro Homem Aranha ser tão aclamado pois achava o filme um baita de um lixo. Daí expliquei pra ele o motivo daquele ser um filme fodão mesmo tendo um padrão super normal em filmes de heróis.

Pra quem visita o blog há tempos já viu algumas vezes eu descendo o cacete em filme de super herói, em como acho que são todos o mesmo filme e só muda o personagem. Um cara que acontece algo com ele e o faz ganhar poderes! Então tem a cena dele como pessoa normal andando por aí e fazendo testes, mas aí tem a cena profunda que o faz perceber que precisa usar aquilo para ajudar as pessoas. Mas para o seu azar simultaneamente um cara com muitos poderes decide fazer maldades, no fim o cara é vencido e fim.

Essa formula me cansa demais, explosões, piadinhas, por um tempo isso foi legal mas depois de uma década com a coisa sendo usada e abusada, comecei a olhar feio pra coisa e não me empolgar nem um pouco. O negócio virou um verdadeiro gênero de Exploitation Movie, cansativo pra cacete. Então o que diabos o primeiro Homem Aranha tem demais?

Bom, o negócio é, 2002 era uma época onde não tínhamos filmes de heróis, aliás os filmes com muitos efeitos especiais se destacavam demais, eram super produções. Hoje em dia qualquer youtuber faz efeitos especiais, mas naquela época os que saiam eram realmente coisa de empresa grande e lotada de dinheiro.

Atualmente você vê por aí toneladas de filmes cheios de efeitos e que são horrorosos, e filme ruim também existia em 2002, mas só o fato de ter algo diferente já era atraente. Hollywood pode fazer o que bem entender visualmente, filmes no espaço, dentro da água, monstros gigantes. É algo que um computador consegue criar tranquilo. Mas nem sempre foi assim, naquela época isso era diferente.

Então imagina um filme de um herói que se balança por teias em prédios? Tenta imaginar isso em uma época em que efeitos eram limitados. A tendência era a sair algo trash, era difícil fazer um bagulho desses, mas o investimento foi pesadíssimo e fizeram uma baita de uma experiência visual única.

Outra coisa, o Homem Aranha sempre foi um herói amado pra caramba, e de repente você o vê ali como filme! Fazendo todas aquelas coisas mirabolantes dos quadrinhos e desenhos animados. Lembrando que nós não víamos filmes de heróis frequentemente e quando aparecia era algo bem meia boca, exceto o filme do Spawn de 1997 que também era lotado de efeitos especiais, mas era um herói bem desconhecido (ainda é né?) e acabou não empolgando.

Mas aquele era o Homem Aranha e em carne e osso, não era uma coisa trash, era uma coisa linda de se ver, detalhada, realmente empolgante. O padrão filme de herói que vemos hoje em dia não se via, foi Homem Aranha que popularizou a coisa, então era algo único. No entanto não pensem que o público era ignorante e tudo foi flores não, por exemplo desciam o cacete na roupa do Duende Verde que parecia muito Power Rangers.

Então acho bem plausível que Stan Lee ache esse filme o melhor de todos, embora eu não compartilhe com ele o mesmo gosto. Lee é uma figura bem inspiradora e inclusive já lançou obras passando seus conhecimentos, por exemplo o livro Como Desenha Quadrinhos no Estilo Marvel, em que ele ensina suas técnicas. Mas o cara é tanto amado quanto odiado e tem pessoas que ficam nervosas só de ouvir o nome do velhinho hehehe.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Iscai qual é o seu filme de super herói favorito então?

    ResponderExcluir
  2. Iscai tem como vc colocar aqui no blog a opção de compartilhar a matéria por whatsapp?

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito fã de filmes de heróis da Marvel, parecem ser meio felizinhos demais... Não sei bem dizer o meu favorito, Homem Aranha é realmente é um filme que gostei, o segundo da trilogia cavaleiro das trevas também achei legal. Quanto ao whatsapp, antes eu tinha plugins de compartilhar a matéria em tudo quanto é lugar, mas na minha última limpeza no blog tirei um monte de plugins pra ficar mais leve, talvez eu coloque de novo mais pra frente.

    ResponderExcluir